Resultado do concurso Casa RIFA 2014 em Montevidéu, Uruguai

Foram divulgados os vencedores do Concurso de Habitação 2013, tradicionalmente organizado pela Universidade da República em Montevidéu, Uruguai.

"A casa construída anualmente é o resultado de uma experiência singular que diferencia nossa Faculdade de todo o mundo: o Concurso de Arquitetura Rifa, atividade que vem se repetindo e redefinindo anualmente há décadas. Nele, todos os estudantes de arquitetura da Faculdade são convocados a propor anteprojetos para uma habitação. A casa ganhadora do concurso é construída e se constitui no prêmio final de Arquitetura Rifa. Contudo, além disso, ela é a cristalização do pensamento projetual da Academia, expressado na pluralidade de projetos apresentados."

Este ano o júri foi composto pelos arquitetos Federico Gastambide, Laura Domingo e Fernanda Goyos. Veja todos os projetos vencedores a seguir.

PRIMEIRO LUGAR

Equipe: Martín Mitropulos, Facundo Alvarez. Colaborador: Mauro Castellanos

A casa se apresenta como um bloco definido e delimitado. Aproveita o recuo como um espaço de transição entre a casa e a residência. A fachada principal se coloca como um limite entre o urbano e o residencial. Barreira criadora de intimidade e segurança. Cruzando-a, o espaço se mostra fluido, contínuo e flexível.

Cortesia de Primeiro Lugar

O nível de acesso serve como articulação entre o público e o privado. O estar se eleva, ganha luz, ar, fluidez espacial. Ao mesmo tempo os quartos se "enterram", buscando privacidade. Espaços exteriores tratados estabelecem um diálogo com o interior da casa e enriquecem o habitar diário.

SEGUNDO LUGAR

Equipe Katia Sei Fong, Ken Sei Fong

Cortesia deSegundo Lugar

Do ponto de vista urbano, a casa se encontra vinculada a atratores da cidade, permitindo desenvolver uma residência que se conecta ao entorno existente. A ideia de manter as alturas com os prédios adjacentes busca não causar impacto negativo no bairro.

Cortesia deSegundo Lugar

A residência cria um nó, permitindo que os percursos da casa não sejam os diretos e mais curtos, mas que motivem o usuário a fazer trajetos que contenham o próprio programa da casa, reduzindo ao mínimo os espaços de circulação.

TERCEIRO LUGAR

Equipe: Martín Robaina, Alberto Da Silva, Verónica Espinosa, Santiago Hernández

Cortesia deTerceiro Lugar

Um objeto único que define espaços e tempos intermediários, que busca resolver todo o programa. O próprio artefato e sua projeção no entorno imediato se apropria do exterior, buscando uma fonte de relação entre os espaços interiores, onde a residência contém atividades extravasam para o exterior, possibilitando uma maior e relação com o resto do terreno. 

Cortesia deTerceiro Lugar

PRIMEIRA MENÇÃO

Equipe: Ignacio Correa, Mariano García, Ignacio Percovich, Manuel Zapata

Cortesia de Primeira Menção

SEGUNDA MENÇÃO

Equipe: Marcos Guiponi, Rodrigo Maestro, Rafael Solano. Colaboradora: Elena Parrilla

Cortesia de Segunda Menção

TERCEIRA MENÇÃO

Equipe: Juan Pablo Arana, José García Gioia, Leandro Reimundi, Santiago Valetta

Cortesia deTerceira Menção

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Cabezas, Constanza. "Resultado do concurso Casa RIFA 2014 em Montevidéu, Uruguai" [Ya se sabe cuál será la Casa de RIFA Arquitectura 2014 en Montevideo, Uruguay] 19 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-153578/resultado-do-concurso-casa-rifa-2014-em-montevideu-uruguai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.