Casa Altabrisa 24 / Grupo Arquidecture

Casa Altabrisa 24 / Grupo Arquidecture - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Grupo Arquidecture; Grupo Arquidecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  711
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  GRAPHISOFT
© David Cervera Castro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em um lugar de franco crescimento da cidade, este projeto surge com a finalidade de oferecer espaços mais adequados a uma família cujas crianças se tornaram em jovens adultos com atividades e interesses diversos e que participaram ativamente na evolução do projeto.

© David Cervera Castro

Orientação, considerações climáticas e áreas funcionais diferenciadas, foram as premissas de projeto nesta casa, na qual foi dispensado o uso da sala de estar como como um espaço próprio de uma residência familiar, deixando somente uma área comum - varanda e lounge bar - para que cada membro, com suas amizades ou em família, desfrutem com plenitude, dando festas e reuniões com independência funcional do resto da casa.

© David Cervera Castro

Foram consideradas especialmente a adequação dos espaços para as atividades cotidianas de seus habitantes e a resposta ao entorno cultural e ambiental de Yucatán, no qual o exterior e as varandas são elementos recorrentes na vida local, refletindo no desenvolvimento histórico de sua arquitetura mediante pátios e jardins integrados aos espaços construídos.

© David Cervera Castro

As diferentes condições de atividades entre os filhos e os pais requereram um projeto que permite ter na mesma residência espaços perfeitamente delimitados para cada uma de suas necessidades mas ao mesmo tempo, espaços que promovam a convivência e atividades familiares, o anterior é feito através de um zoneamento claro em dois blocos principais, a área social e a área familiar. Ingressando pelo acesso principal, se descobre um jardim contemplativo para se ter acesso para a varanda, a piscina e o lounge bar, espaços que integram a área social.

© David Cervera Castro

A área familiar é gerada a partir de um muro de pedra que se estende para a varanda e marca o acesso a esta zona formada por dois níveis que incluem a sala familiar e o quarto principal na planta baixa do pavimento térreo e três quartos no segundo andar. ambos blocos se articulam entre si mediante a cozinha, convertendo-a no centro neurágico da distribuicão dos espaços, e além disso conta com um acesso a partir da garagem que permite à família um caminho direto, sem ter que circular pela área social.

Implantação

Todas as áreas contam com isolamento térmico, com paredes duplas tratadas com poliestireno interior e placas de poliestireno no telhados e um teto falso, o qual gera níveis de consumo energético significativamente baixos; juntamente ao que, na área família - dividida em planta baixa e planta do segundo pavimento - se conta com um sistema de ar condicionado central de alta eficiência que permite que esta zona se mantenha com uma temperatura permanentemente controlada. Nas áreas sociais e de serviços permite evitar o ganho térmico e aproveitar ao máximo a orientação e o projeto, mantendo os espaços sombreados e abertos para os ventos dominantes atingindo níveis de temperatura e conforto que muitas poucas vezes necessitam do apoio de sistemas de climatização artificial.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Altabrisa 24 / Grupo Arquidecture" [Casa Altabrisa 24 / Grupo Arquidecture] 08 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-151808/casa-altabrisa-24-slash-grupo-arquidecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.