Edifício de Arquivo de Saint Denis / Antonini + Darmon Architectes

Edifício de Arquivo de Saint Denis / Antonini + Darmon Architectes - Imagem 2 de 21Edifício de Arquivo de Saint Denis / Antonini + Darmon Architectes - Imagem 3 de 21Edifício de Arquivo de Saint Denis / Antonini + Darmon Architectes - Imagem 4 de 21Edifício de Arquivo de Saint Denis / Antonini + Darmon Architectes - Imagem 5 de 21Edifício de Arquivo de Saint Denis / Antonini + Darmon Architectes - Mais Imagens+ 16

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em uma zona urbana controlada BIA "Landy-Pleyel."

Edifício de Arquivo de Saint Denis / Antonini + Darmon Architectes - Imagem 7 de 21
Cortesia de Antonini + Darmon Architectes

Aproveita uma localização excepcional com vistas desobstruídas: o lado oeste para o parque, o lado leste para os caminhos, e o sul para a Academia Fratellini.

Edifício de Arquivo de Saint Denis / Antonini + Darmon Architectes - Imagem 8 de 21
Cortesia de Antonini + Darmon Architectes

Nosso projeto é parte de uma visão atual de cidade contemporânea, com duas fortes aspirações: a implantação de um ambiente moderno e a e da qualidade de vida de uma tomada funcional em conta as exigências do desenvolvimento sustentável.

Edifício de Arquivo de Saint Denis / Antonini + Darmon Architectes - Imagem 9 de 21
Cortesia de Antonini + Darmon Architectes

A edificação tem a função de "instalações de arquivos" `sendo o coração e memória da rede de bibliotecas Plaine Commune. Projetamos como uma memória física, um “disco rígido” e sua arquitetura é pensada como contemporânea e ambiciosa. Objetiva ser um ícone, um sinal na cidade.

Edifício de Arquivo de Saint Denis / Antonini + Darmon Architectes - Imagem 10 de 21
Cortesia de Antonini + Darmon Architectes

O ponto de partida da discussão foca na importância da funcionalidade do programa para interagir com a arquitetura da BIA, assim como os usuários e visitantes.

Edifício de Arquivo de Saint Denis / Antonini + Darmon Architectes - Imagem 21 de 21
Axonométrica Explodida

Ecoando a atmosfera atípica e divertida oferecida pelos ocupantes da Academia Fratellini (respeito pelo entorno, edificação de madeira, o desejo de preservar e criar um ecossistema,...) projetamos uma intervenção respeitosa e simples.

Isso induz a expressão da arquitetura contemporânea, dinâmica e unificando a vizinhança. O edifício é enorme, inerte na forma, que resguarda o projeto, tendo uma leitura ambiental significativa (fachadas de madeira).

Edifício de Arquivo de Saint Denis / Antonini + Darmon Architectes - Imagem 13 de 21
Cortesia de Antonini + Darmon Architectes

Pela sua altura de três pavimentos, o projeto é visível de todas as edificações vizinhas. Ele deve ser visualmente atraente e deve agregar valor ao bairro. Um trabalho gráfico limpo será feito na sinalização dentro do edifício, sua fachada e seu acesso. A cor laranja é disponível em referência comum simples.

Edifício de Arquivo de Saint Denis / Antonini + Darmon Architectes - Imagem 14 de 21
Cortesia de Antonini + Darmon Architectes

No térreo, o saguão dá acesso direto a todas as funções do programa através de um núcleo de circulação vertical eficiente e compacto. Neste nível, organizam-se as áreas de logística, depósitos, garagem das unidades móveis e ônibus. Há também a área de recepção de disposição dos resíduos. No primeiro pavimento, numa posição privilegiada, estão o espaço de computadores e o acervo.

Edifício de Arquivo de Saint Denis / Antonini + Darmon Architectes - Imagem 17 de 21
Planta Baixa - Térreo

No segundo piso, os espaços foram enroladas e gerenciados de forma que procurávamos vista panorâmicas e uma boa quantidade de luz natural. A gerência e a administração ficam entre os escritórios e as zonas de treinamento. Um pátio central confere a imagem de um "claustro",  iluminando e degradando naturalmente as partes,  sob a criação de um espaço de sociabilização e encontros. Este dispositivo combina fortes preocupações ambientais, juntamente com boas condições de trabalho e vida. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Saint Denis, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício de Arquivo de Saint Denis / Antonini + Darmon Architectes" [Saint Denis Archives Building / Antonini + Darmon Architectes] 18 Mar 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-103383/edificio-de-arquivo-de-saint-denis-slash-antonini-plus-darmon-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.