Perkins & Will inicia a construção de edifício de madeira maciça na Universidade da Colúmbia Britânica

A Perkins & Will acaba de iniciar a construção do Projeto Gateway para a Universidade da Colúmbia Britânica. O projeto será o principal ponto de entrada para o campus e também o novo centro para enfermagem, cinesiologia, ciências da linguagem e clínicas de saúde da universidade. Este projeto é inspirado na paisagem local e no povo Musqueam, que há séculos ocupa esse território.

Perkins & Will inicia a construção de edifício de madeira maciça na Universidade da Colúmbia Britânica - Imagem 2 de 7Perkins & Will inicia a construção de edifício de madeira maciça na Universidade da Colúmbia Britânica - Imagem 4 de 7Perkins & Will inicia a construção de edifício de madeira maciça na Universidade da Colúmbia Britânica - Imagem 1 de 7Perkins & Will inicia a construção de edifício de madeira maciça na Universidade da Colúmbia Britânica - Imagem 5 de 7Perkins & Will inicia a construção de edifício de madeira maciça na Universidade da Colúmbia Britânica - Mais Imagens+ 2

Fundamentalmente, o projeto tenta puxar a paisagem circundante para dentro, tendo todo o térreo do projeto tratado como uma extensão porosa da floresta circundante. O design foi inspirado no espírito convidativo do povo Musqueam e traz essa energia acolhedora no ponto de entrada do campus da UBC. Imitando a sensação de andar pela floresta, o projeto utiliza madeira local no revestimento interno, bem como na estrutura do edifício como um todo. O exterior de todo o piso térreo será em terracota, enfatizando ainda mais esta inspiração permanente e a ligação com o contexto.

Perkins & Will inicia a construção de edifício de madeira maciça na Universidade da Colúmbia Britânica - Imagem 2 de 7
Cortesia de Perkins & Will

No centro do projeto, um átrio de seis andares confirma a abordagem “primeiro a floresta”, enquadrando a vista da floresta envolvente. A integração do corpo humano a esses sistemas naturais maciços também contribui para o tema geral de bem-estar e saúde. O edifício está planejado para ser afastado da estrada, enfatizando ainda mais a paisagem indígena do local.

Como os departamentos alocados no espaço são focados em saúde e bem-estar, isso foi integrado ao design thinking. Uma escada aberta envolve todo o átrio como um centro de comunidade e pausa. O recurso enfatiza a importância do movimento e do design ativo. O projeto também incorpora centros de bem-estar sem gênero, quartos familiares em todo o edifício, bem como banheiros e chuveiros acessíveis, incentivando comunidades inclusivas.

Perkins & Will inicia a construção de edifício de madeira maciça na Universidade da Colúmbia Britânica - Imagem 3 de 7
Cortesia de Perkins & Will

O projeto é um reflexo dos valores da universidade: tradição, respeito, conhecimento, inclusão e sustentabilidade. Através do trabalho com os povos Musqueam e técnicas vernáculas, cada valor foi abordado e tratado de forma colaborativa. O edifício incorpora tais valores por meio de decisões de design cuidadosamente selecionadas. Por exemplo, a escala do corpo humano é fortemente considerada: como um corpo chega, circula, participa de atividades e vivencia o espaço.

O Projeto Gateway está se preparando para obter a Certificação Gold no LEED V4. Também é esperado que o projeto consiga a Certificação Gold Circulation do programa de Certificação de Acessibilidade da Rick Hansen Foundation (RHFAC) para design inclusivo e acessível. Por fim, o projeto buscará uma certificação de carbono zero líquido do Canadian Green Building Council’s Program.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Perkins & Will inicia a construção de edifício de madeira maciça na Universidade da Colúmbia Britânica" [Perkins & Will Begins Construction on Mass Timber Gateway to University of British Columbia Campus] 06 Fev 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995788/perkins-and-will-inicia-a-construcao-de-edificio-de-madeira-macica-na-universidade-da-columbia-britanica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.