Grimshaw, HWKN, Farshid Moussavi e WHY criam hubs sociais no metaverso inspirados na Rota da Seda

A nova plataforma do metaverso pax.world, com lançamento previsto para o início de 2023, anunciou sua colaboração com os escritórios internacionais de arquitetura Grimshaw, HWKN, Farshid Moussavi, e WHY para criar o "Metaserai", um amplo centro social e cultural concebido como o núcleo da nova comunidade virtual. Os centros são projetados para sediar eventos culturais, sociais e educacionais virtuais, tais como concertos, espetáculos de teatro, galerias de arte digital, mercados, palestras e festivais.

A plataforma pax.world visa evoluir para uma sociedade plenamente funcional governada por uma Organização Autônoma Descentralizada, também conhecida como DAO. O espaço virtual será dividido em lotes de propriedade privada pontuados por centros comunitários Metaserai. Estes se inspiram nos Caravanserai da antiga Rota da Seda, que se tornou um centro de comércio e intercâmbio cultural. Cada um dos arquitetos está projetando sua própria interpretação do Metaserai.

Grimshaw, HWKN, Farshid Moussavi e WHY criam hubs sociais no metaverso inspirados na Rota da Seda - Imagem 2 de 13Grimshaw, HWKN, Farshid Moussavi e WHY criam hubs sociais no metaverso inspirados na Rota da Seda - Imagem 3 de 13Grimshaw, HWKN, Farshid Moussavi e WHY criam hubs sociais no metaverso inspirados na Rota da Seda - Imagem 4 de 13Grimshaw, HWKN, Farshid Moussavi e WHY criam hubs sociais no metaverso inspirados na Rota da Seda - Imagem 5 de 13Grimshaw, HWKN, Farshid Moussavi e WHY criam hubs sociais no metaverso inspirados na Rota da Seda - Mais Imagens+ 8

Continue lendo para descobrir os detalhes sobre os projetos dos arquitetos para os novos espaços sociais virtuais.

Grimshaw

A estrutura se baseia nas características arquitetônicas do caravanserai, uma estrutura simples que envolve um pátio central e uma fonte de água. A forma de cubo parece levitar em sua localização. Por não ter conexões físicas com o solo, os visitantes podem entrar por pórticos ou portões esféricos. As interações entre os usuários desencadearão um fluxo de dados que, por sua vez, influenciará os espaços sob medida, todos gerados a partir de um kit de peças. Esta arquitetura em constante mudança visa refletir a interação humana em uma escala, velocidade e escala impossíveis em um ambiente físico.

O metaverso é uma evolução de nossos atuais processos de comunicação de projeto no mundo virtual, onde levamos conceitos do físico para o digital e nos desafiamos, em tempo real, para entender melhor a percepção humana do espaço na arquitetura. - Keith Brewis, sócio da Grimshaw

HWKN

Grimshaw, HWKN, Farshid Moussavi e WHY criam hubs sociais no metaverso inspirados na Rota da Seda - Imagem 2 de 13
Cortesia de HWKN

O projeto da HWKN, Paxton, é uma forma hexagonal aberta de vários níveis derivada do mundo físico, mas transformada pela liberdade digital do metaverso. Localizado em um deserto surreal, Paxton oferece uma variedade de experiências, desde concertos no vasto anfiteatro até galerias sem paredes, salas de reunião abertas ao céu e instalações para exercícios em um jardim esculpido na cobertura. Sua imagem familiar, porém futurista, pretende criar um local de encontro confortável, convidativo, mas também excitante.

Farshid Moussavi Architecture

Grimshaw, HWKN, Farshid Moussavi e WHY criam hubs sociais no metaverso inspirados na Rota da Seda - Imagem 5 de 13
Cortesia de Farshid Moussavi

O projeto virtual visa explorar ainda mais o interesse da empresa em promover valores sociais como inclusão, multiplicidade e diversidade. A estrutura é criada para se tornar um recinto e um ponto focal de encontro. Os espaços para eventos estão dispostos em torno de três grandes pátios circulares, que se conectam visualmente com os grandes salões comunitários. Este layout central transforma os pátios em espaços de serendipidade. O exterior do Metaserai é revestido com espelhos, refletindo perpetuamente o contexto externo e mudando o ponto de vista dos visitantes que se aproximam do edifício.

WHY

Grimshaw, HWKN, Farshid Moussavi e WHY criam hubs sociais no metaverso inspirados na Rota da Seda - Imagem 4 de 13
Cortesia de WHY

WHY propõe uma sinfonia de pontos de contato animada pelo coro da conversa e do comércio. Reminiscente do caravanserai, o espaço gira em torno de uma praça pública aberta, um espaço harmonioso que celebra a materialidade natural com cachoeiras, claraboias e vegetação espalhada pela paisagem. O objetivo é criar uma experiência de aterramento para gerar uma resposta emocional e até fisiológica positiva para os visitantes. O pátio central se abre para salas subterrâneas, ilhas levitantes, grandes salões ou salas de relaxamento meditativo. A extensa programação foi pensada para receber todos os tipos de eventos.

Grimshaw, HWKN, Farshid Moussavi e WHY criam hubs sociais no metaverso inspirados na Rota da Seda - Imagem 13 de 13
Cortesia de WHY

Durante os últimos anos, o conceito do metaverso acendeu a imaginação de muitos arquitetos e artistas que estão tentando entender seu potencial e limitações. Uma dessas explorações é o projeto SOLIDS, que usa um processo generativo para projetar edifícios únicos e compatíveis com o metaverso. Felipe Escudero também revelou a "torre multiuso mais alta do metaverso", enquanto outros arquitetos preservam edifícios históricos recriando-os neste novo meio.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Grimshaw, HWKN, Farshid Moussavi e WHY criam hubs sociais no metaverso inspirados na Rota da Seda" [Grimshaw, HWKN, Farshid Moussavi, and WHY Create Metaverse Social Hubs Inspired by the Silk Road] 23 Jan 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995263/grimshaw-hwkn-farshid-moussavi-e-why-criam-hubs-sociais-no-metaverso-inspirados-na-rota-da-seda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.