Mobiliários para crianças: camas, cadeiras e mesas em miniatura para ambientes saudáveis e seguros

Mobiliários para crianças:  camas, cadeiras e mesas em miniatura para ambientes saudáveis e seguros - Imagem 1 de 19
Stool S/M DBV-505-FD-01-01 / De Breuyn. Image Courtesy of De Breuyn

Relembrando sua infância, Peter Zumthor disse uma vez: “Memórias como essa contêm a experiência arquitetônica mais profunda que eu conheço. São os reservatórios das atmosferas e imagens arquitetônicas que exploro em meu trabalho como arquiteto. ”Essas palavras aludem a um conceito fundamental por trás do design para crianças: tudo o que encontramos nos primeiros anos de nossas vidas, incluindo a arquitetura, pode ter um grande impacto em nossa perspectiva futura do mundo. Quando os espaços são projetados de acordo com as necessidades específicas das crianças, elas estimulam seu bem-estar físico e mental, além de aumentar as habilidades de autonomia, auto-estima e socialização. Arquitetos têm a responsabilidade de garantir que as crianças vivam, brinquem e aprendam em ambientes que contribuam para o seu desenvolvimento saudável de longo prazo.

Mobiliários para crianças:  camas, cadeiras e mesas em miniatura para ambientes saudáveis e seguros - Imagem 2 de 19Mobiliários para crianças:  camas, cadeiras e mesas em miniatura para ambientes saudáveis e seguros - Imagem 3 de 19Mobiliários para crianças:  camas, cadeiras e mesas em miniatura para ambientes saudáveis e seguros - Imagem 4 de 19Mobiliários para crianças:  camas, cadeiras e mesas em miniatura para ambientes saudáveis e seguros - Imagem 5 de 19Mobiliários para crianças:  camas, cadeiras e mesas em miniatura para ambientes saudáveis e seguros - Mais Imagens+ 14

Então, de que forma projetar espaços para crianças? Do planejamento urbano à arquitetura, existem muitas soluções possíveis. Mas quando se trata de abordar a menor escala - onde as crianças interagem mais -, é crucial combinar esses espaços com os móveis certos. Isso inclui peças projetadas e fabricadas especificamente de acordo com as diretrizes ergonômicas e as dimensões anatômicas das crianças. Essencialmente, há dois tipos de móveis para crianças: aqueles que facilitam o relacionamento com o cuidador, adaptando-se às suas necessidades ergonômicas e aquelas que permitem que a criança as use de forma independente, respondendo ao seu tamanho, movimentos e requisitos de segurança. Neste artigo, exploramos este último por meio de uma seleção de exemplos em miniatura que podem ser encontrados na seção "Mobiliários para crianças" no Architonic.

Mobiliários para crianças:  camas, cadeiras e mesas em miniatura para ambientes saudáveis e seguros - Imagem 2 de 19
Elevated Bed / Minimöbl. Image Courtesy of Minimöbl

Alguns fatores a serem considerados: materiais, formas e superfícies

Crianças pequenas são brincalhonas e têm uma imaginação brilhante. Também podem ser inquietas, desajeitadas e cheias de energia. Como resultado, seus mobiliários devem responder de acordo e atender a uma longa lista de requisitos: incentivar as brincadeiras, atividades físicas, criatividades, habilidades de exploração e funcionamento cognitivo aprimorado, além de cumprir os rigorosos padrões de saúde e segurança. E como as crianças crescem muito rapidamente, idealmente devem ser flexíveis, multifuncionais e extensíveis para se adaptarem a diversas configurações. Para conseguir tudo isso, é crucial que os designers selecionem conscientemente materiais para crianças.

Mobiliários para crianças:  camas, cadeiras e mesas em miniatura para ambientes saudáveis e seguros - Imagem 6 de 19
Chair Charlie | Ocean / ecoBirdy. Image Courtesy of ecoBirdy

Madeira e plástico moldado de alta qualidade, por exemplo, são alternativas boas e confiáveis. Enquanto o primeiro é quente, versátil e durável, o segundo é leve, flexível e tem uma chance menor de arranhar superfícies. Também é recomendável usar materiais macios e maleáveis que podem ser curvados para evitar bordas afiadas, como espuma de polipropileno expandida. Para integrar superfícies livres suaves e lisas que são simples de limpar, é possível usar produtos brilhantes ou semi-brilhosos, microfibra ou vinil.

Além das qualidades funcionais, alcançar uma estética atraente é fundamental. Isso explica por que os móveis de crianças tendem a se parecer com figuras que são facilmente reconhecíveis - como formas ou animais geométricos - e geralmente vêm em cores vibrantes. De acordo com o método Montessori, no entanto, muitas cores e texturas podem ter um efeito estonteante e estimulante demais, recomendando selecionar opções limitadas.

Mobiliários para crianças:  camas, cadeiras e mesas em miniatura para ambientes saudáveis e seguros - Imagem 5 de 19
Youth bedrooms 08 / JJP Muebles. Image Courtesy of JJP Muebles

Com todos esses critérios em mente, abaixo apresentamos uma seleção de pequenas camas, cadeiras e mesas com características fortes e únicas. Estes produtos são seguros, divertidos e mostram uma ampla gama de possibilidades funcionais e criativas, mas também são adequados para uma estética contemporânea.

Camas para dormir e brincar

Bunky / Magis

Esse conceito modular oferece um local em que as crianças possam se divertir escalando e se escondendo, mas também onde se sentem seguras e têm sua privacidade. Feita de polietileno rotomoldado macio, durável e fácil de limpar, a cama pode ser montada a partir de quatro peças simples.

Mobiliários para crianças:  camas, cadeiras e mesas em miniatura para ambientes saudáveis e seguros - Imagem 7 de 19
Bunky / Magis. Image Courtesy of Magis

Train bunk bed 14 / JJP Muebles

Este beliche é caracterizado por uma aparência minimalista, mas evidenciando algumas cores ousadas. Ao fornecer infinitas possibilidades em termos de tons e combinações, pode se adaptar a vários estilos de quartos.

Mobiliários para crianças:  camas, cadeiras e mesas em miniatura para ambientes saudáveis e seguros - Imagem 8 de 19
Train bunk bed 14 / JJP Muebles. Image Courtesy of JJP Muebles

LagoLinea Weightless Bed / LAGO

Estimulando a exploração sem sacrificar a segurança, a cama incorpora um forte sistema de fixação de parede que permite que as crianças brinquem em paz. O design aumenta o espaço disponível e pode ser configurado em diferentes alturas com três opções de escadas.

Mobiliários para crianças:  camas, cadeiras e mesas em miniatura para ambientes saudáveis e seguros - Imagem 9 de 19
LagoLinea Weightless Bed / LAGO. Image Courtesy of LAGO

Z327 / Zalf

Ideal para quartos pequenos, a cama organiza o espaço em níveis, incluindo opções de cama e mesa. Também incorpora proteção fixa ou reclinável com segurança anti-quedas.

Mobiliários para crianças:  camas, cadeiras e mesas em miniatura para ambientes saudáveis e seguros - Imagem 10 de 19
Z327 / Zalf. Image Courtesy of Zalf

Bunk Bed / Minimöbl

Composto por uma escada, duas estantes de livros e uma superfície opcional do quadro-negro, a cama elevada aprimora as habilidades de aprendizado, fornecendo um espaço seguro, confortável e imersivo para brincar.

Mobiliários para crianças:  camas, cadeiras e mesas em miniatura para ambientes saudáveis e seguros - Imagem 11 de 19
Bunk Bed / Minimöbl. Image Courtesy of Minimöbl

Para mais exemplos, visite a categoria "Camas infantis" em Architonic.

Cadeiras para incentivar o conforto e o movimento

Chair Charlie | Ocean / ecoBirdy

Amigável, macio, leve e com bordas arredondadas. Isso faz com que a cadeira seja confortável e simples de se movimentar. O segredo de suas qualidades, textura e aparência exclusivas está em seu material: ecothylene® rotomoldado 100% reciclado.

Mobiliários para crianças:  camas, cadeiras e mesas em miniatura para ambientes saudáveis e seguros - Imagem 3 de 19
Chair Charlie | Ocean / ecoBirdy. Image Courtesy of ecoBirdy

Bambi / EO

Esta cadeira semelhante a uma escultura é feita com materiais que fazem referência às corças. Enquanto o encosto é formado como pequenos chifres de madeira, o assento é estofado com pelo falso, formando um banquinho amigável ideal para sentar e brincar.

Mobiliários para crianças:  camas, cadeiras e mesas em miniatura para ambientes saudáveis e seguros - Imagem 12 de 19
Bambi / EO. Image Courtesy of EO

CH410 / Carl Hansen & Søn

Resistente e segura, a cadeira é feita de quatro pedaços de madeira que podem ser montados e desmontados sem a necessidade de ferramentas, tornando-a extremamente funcional e um ótimo brinquedo.

Mobiliários para crianças:  camas, cadeiras e mesas em miniatura para ambientes saudáveis e seguros - Imagem 13 de 19
CH410 / Carl Hansen & Søn. Image Courtesy of Carl Hansen & Søn

Little Big chair / Magis

Esse design combina uma concha de plástico leve e confortável com pés de madeira resistentes, sendo fácil de agarrar e se movimentar. Graças a um sistema simples, a cadeira pode ser adaptada a diferentes alturas que acompanham uma criança em crescimento.

Mobiliários para crianças:  camas, cadeiras e mesas em miniatura para ambientes saudáveis e seguros - Imagem 14 de 19
Little Big chair / Magis. Image Courtesy of Magis

Stool S/M DBV-505-FD-01-01 / De Breuyn

Feitas de madeira de abeto, essas minúsculas cadeiras retangulares são práticas, empilháveis e mostram o calor da madeira. Convidam as crianças a sentar e também são ideais para jogos criativos e ao design de interiores.

Mobiliários para crianças:  camas, cadeiras e mesas em miniatura para ambientes saudáveis e seguros - Imagem 15 de 19
Stool S/M DBV-505-FD-01-01 / De Breuyn. Image Courtesy of De Breuyn

Para mais exemplos, visite a categoria "Cadeiras infantis" no Architonic.

Mesas para estimular a criatividade e o aprendizado

Famille Garage table and bench / Richard Lampert

Como em um workshop, este sistema de móveis fornece ferramentas que podem ser reconfiguradas de acordo com diferentes necessidades. Por exemplo, a superfície superior da mesa se torna uma mesa de artesanato infantil, assim como a seção inferior da unidade de armazenamento se converte rapidamente nas pernas de um banco.

Mobiliários para crianças:  camas, cadeiras e mesas em miniatura para ambientes saudáveis e seguros - Imagem 16 de 19
Famille Garage table and bench / Richard Lampert. Image Courtesy of Richard Lampert

Pukka’s ark table / JJP Muebles

A mesa combina 2,3 ou 4 elementos, funcionando como uma peça em si ou como partes individuais. Pintada em diferentes tons pastel, existem praticamente infinitas configurações.

Mobiliários para crianças:  camas, cadeiras e mesas em miniatura para ambientes saudáveis e seguros - Imagem 17 de 19
Pukka’s ark table / JJP Muebles. Image Courtesy of JJP Muebles

kids table | Noel / form.bar

Com um design minimalista, esta cadeira pode se adaptar ao tamanho de uma criança até o centímetro. É feito de madeira compensada de bétula e um revestimento de resina de melamina de alta qualidade que a torna insensível a arranhões e fácil de limpar.

Mobiliários para crianças:  camas, cadeiras e mesas em miniatura para ambientes saudáveis e seguros - Imagem 18 de 19
kids table | Noel / form.bar. Image Courtesy of form.bar

Table S DBV-501-FD-01-01 / De Breuyn

Esta mesa de madeira é extremamente versátil, durável e bonita em sua simplicidade. Ela fornece uma superfície ideal para todos os tipos de atividades, incentivando o aprendizado e brincadeiras.

Mobiliários para crianças:  camas, cadeiras e mesas em miniatura para ambientes saudáveis e seguros - Imagem 4 de 19
Table S DBV-501-FD-01-01 / De Breuyn. Image Courtesy of De Breuyn

Riva kids set / conmoto

Impermeável, resistente a arranhões, a choques e simples de manter, esta mesa se destaca por suas excelentes qualidades físicas - bem como por sua estética limpa e elegante.

Mobiliários para crianças:  camas, cadeiras e mesas em miniatura para ambientes saudáveis e seguros - Imagem 19 de 19
Riva kids set / conmoto. Image Courtesy of conmoto

Para mais exemplos, visite a categoria "Mesas infantis" no Architonic.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Montjoy, Valeria. "Mobiliários para crianças: camas, cadeiras e mesas em miniatura para ambientes saudáveis e seguros" [Children's Furniture for Healthy and Safe Environments: Miniature Beds, Chairs and Tables] 20 Ago 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984664/mobiliarios-para-criancas-camas-cadeiras-e-mesas-em-miniatura-para-ambientes-saudaveis-e-seguros> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.