Exposição sobre Basquiat projetada por Adjaye Associates vai além do mito sobre o artista

A imensa fama, especialmente quando deixada para trás por um artista falecido, pode levar a uma compreensão hierárquica de seu legado – fazendo com que um aspecto ofusque outras dimensões cruciais de sua vida e obra. O reconhecimento meteórico de Jean-Michel Basquiat, nascido no Brooklyn, como artista e influência cultural ao longo da década de 1980, fez com que suas pinturas enérgicas semelhantes a mapas mentais fossem adquiridas amplamente por museus e coleções particulares, além de serem comercializadas em massa em uma variedade de produtos, como roupas de moda rápida e itens de souvenir relacionados a Nova York. Basquiat: King Pleasure, uma nova exposição organizada pelas irmãs de Jean-Michel, Lisane Basquiat e Jeanine Heriveaux, rompe o mito em torno da ascensão lendária do falecido artista das ruas sombrias de Nova York dos anos 1980 para um sucesso artístico raramente alcançado.

Exposição sobre Basquiat projetada por Adjaye Associates vai além do mito sobre o artista - Imagem 2 de 12Exposição sobre Basquiat projetada por Adjaye Associates vai além do mito sobre o artista - Imagem 3 de 12Exposição sobre Basquiat projetada por Adjaye Associates vai além do mito sobre o artista - Imagem 4 de 12Exposição sobre Basquiat projetada por Adjaye Associates vai além do mito sobre o artista - Imagem 5 de 12Exposição sobre Basquiat projetada por Adjaye Associates vai além do mito sobre o artista - Mais Imagens+ 7

O texto de abertura da mostra de Heriveaux explica que a exposição surgiu de suas conversas sobre a “necessidade” de expor a coleção da família para contar sua própria versão do irmão. Além de mais de 200 pinturas raramente exibidas, desenhos e objetos efêmeros nunca exibidos pelo próprio artista (todos fornecidos pelo espólio de Jean-Michel Basquiat), a mostra inclui peças feitas por um amigo próximo, Andy Warhol.

Exposição sobre Basquiat projetada por Adjaye Associates vai além do mito sobre o artista - Imagem 9 de 12
© Ivane Katamashvili

O que é excepcional na mostra não são apenas as obras em exibição, mas o design da exposição do Adjaye Associates. No Starrett-Lehigh Building do Chelsea, a empresa recria – com grande efeito – a casa de infância do artista, seu estúdio na Great Jones Street, as ruas do centro em que ele pisou e a sala VIP Michael Todd da lendária boate Palladium. “Usando a arquitetura como um dispositivo para contar histórias”, explica o fundador e diretor Sir David Adjaye sobre sua intenção de retratar Basquiat de uma maneira inexplorada, “uma história que transcende a compreensão popular de Basquiat como um artista de rua urbano desonesto cuja ascensão ao estrelato foi sem precedentes no mundo da arte”.

O principal objetivo do arquiteto britânico-ganês era “contextualizar as referências e influências que moldaram sua prática”, em vez de apresentá-lo como uma estrela da arte de alta demanda, “como troféus por causa de seu valor”. Então, construir uma galeria de cubos brancos tipicamente estéril estava fora de cogitação. Em vez disso, a intenção do estúdio era orquestrar “uma sequência de quadros temáticos e contextuais através da materialidade, tonalidade e forma que dialogam com os distintos estágios da vida de Basquiat”.

Exposição sobre Basquiat projetada por Adjaye Associates vai além do mito sobre o artista - Imagem 4 de 12
© Ivane Katamashvili

A tinta acrílica e a tinta a óleo em bastão do artista nas pinturas em madeira estão penduradas nas paredes feitas de madeira laminada com pregos e cantos arredondados da galeria. O tom escuro das paredes harmoniza inesperadamente com a paleta de cores e temas específicos da época do artista que retratam a cidade de Nova York com toda a sua beleza, brutalidade e caos. Ao contrário das ruas da cidade naquela época, a mostra promove uma experiência regulamentada com arte e artefatos colocados em um formato de exposição elegante – desenhos pendurados em estilo de salão; pinturas iluminadas como um desfile de moda profissional - entretanto, as exibições da casa e estúdio de Basquait e as paredes de madeira em oposição ao concreto branco criam uma experiência de imersão.

A exposição fornece uma “narrativa íntima e interpessoal de um jovem negro nascido em uma família imigrante no Brooklyn que foi fortemente influenciado por seu contexto”, observa Adjaye. Antes de entrar na cena elitista das galerias do SoHo, era importante transmitir a criação haitiana e porto-riquenha de Basquiat por meio de uma recriação de sua casa de classe média. “Uma sensação em primeira mão dos artefatos que fornecem uma memória tangível dele”, segundo o arquiteto. Além de heranças de família, como brinquedos e esboços antigos sem data, Adjaye incorporou objetos íntimos, como a bicicleta do artista, além de esculturas e elementos que o arquiteto trouxe da África.

Adjaye Associates convidou o fabricante de móveis italiano, Arper, para dirigir a recriação da famosa e exclusiva Michael Todd VIP Room do Palladium, onde as pinturas encomendadas de Basquiat serviram de pano de fundo para figuras como Grace Jones, Bianca Jagger ou Warhol. Uma tela de 30 canais exibe imagens do auge do clube, enquanto uma trilha sonora específica da época preenche a grande sala mobiliada com peças das coleções Mixu, Steeve, Pix, Wim e Ply de Arper. Para combinar com o tema noturno da sala, o fabricante aqui trocou seus habituais tons brilhantes de laranja, vermelho ou verde por tons mais escuros de preto acinzentado e bordô que, de acordo com a CEO da Arper das Américas, Amy Storek “presta homenagem à estética do anos oitenta em um ambiente de boate.” Dois grandes sofás Steeve e pufes Pix são convidativos para aqueles que precisam terminar o ambicioso passeio com um pouco de descanso. Enquanto a escala massiva do espaço e o acabamento limpo se afastam da intimidade de um recanto atmosférico de boate, a exibição de móveis junto com a música e a enorme pintura de Basquiat para Palladium saúdam a antiga energia criada na interseção entre a vida noturna e a arte contemporânea.

Exposição sobre Basquiat projetada por Adjaye Associates vai além do mito sobre o artista - Imagem 6 de 12
© Ivane Katamashvili

A sustentabilidade prática é outro elemento por trás da exposição, que deverá viajar após sua exibição em Nova York. “A reutilização de paredes de madeira não apenas mitiga a necessidade de novos materiais e diminui na geração de resíduos, mas também sequestra carbono em madeira florestal sustentável”, explica Adjaye. Além de uma estética cotidiana, a estrutura de painéis permite uma rápida reinstalação da exposição em outro lugar. “O design circular elimina a necessidade de qualquer tipo de remanufatura e simplesmente requer desconstrução, transporte e reconstrução.”

Como o texto de abertura da mostra deixa claro desde o início, King Pleasure não é uma exposição acadêmica ou institucional sobre um dos artistas mais conhecidos do século XX, mas sim, uma experiência imersiva que completa o já conhecido sobre Basquiat, ícone cultural com anedotas íntimas. A identidade de Adjaye e a abordagem narrativa em primeiro lugar - desde seu projeto para o Museu Nacional Smithsonian de História Afro-Americana até o futuro Studio Museum no Harlem - torna sua empresa adequada para uma exposição focada em contar histórias. A singularidade arquitetônica, que se mantém teatral em dosagem perfeita, faz com que essa distinção se destaque, tendo como pano de fundo a versão familiar de uma história que muitos acreditam ser conhecida.

Este artigo foi publicado originalmente na Metropolis Magazine.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Can Yerebakan, Osman . "Exposição sobre Basquiat projetada por Adjaye Associates vai além do mito sobre o artista" [The Adjaye Associates–Designed Basquiat Exhibition Looks Beyond the Myth of the Icon] 10 Jun 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983242/exposicao-sobre-basquiat-projetada-por-adjaye-associates-vai-alem-do-mito-sobre-o-artista> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.