Oregon aprova lei que permite a construção de arranha-céus de madeira

O Oregon se tornou o primeiro estado dos EUA a permitir que construções de madeira tenham mais de seis pavimentos sem necessitar considerações especiais. O adendo recente ao código de construção do estado é o resultado do método alternativo estadual (SAM) do Oregon, um programa que permite que técnicas construtivas alternativas sejam usadas depois que um conselho consultivo tenha aprovado os “fatos técnicos e científicos do método alternativo proposto”. A decisão é um precedente para futuras construções nos Estados Unidos.

Oregon aprova lei que permite a construção de arranha-céus de madeira - Mais Imagens

Framework. Cortesia de LEVER Architecture

Em abril deste ano, um comitê especial do Conselho de Código Internacional apresentou suas conclusões sobre a construção de arranha-céus de madeira para a Divisão de Códigos de Oregon. O comitê foi criado em 2015 para explorar os benefícios e desafios do uso de madeira em edifícios em altura. Todas as 14 sugestões do comitê foram adotadas, incluindo padrões e melhores práticas para o potencial de carga de madeira laminada colada e madeira maciça, proteção contra incêndio, resistência sísmica, entre outros.

Framework. Cortesia de LEVER Architecture

Três novas classificações construtivas foram introduzidas: Tipo IV A, construções de madeira de até 18 andares e 81 metros de altura, Tipo IV B, construções de madeira com altura máxima de 12 andares e 54 metros, e Tipo IV C, que permite nove andares e 27 metros de altura. O tipo A, que permite estruturas mais altas, exige que todas as superfícies de madeira sejam revestidas, além de 3 horas de resistência ao fogo para os elementos estruturais. A tipologia mais baixa permite o uso de elementos estruturais de madeira sem revestimento nas áreas internas. 

À medida que aumenta o interesse pela construção em madeira, a decisão do Oregon de permitir estruturas em altura poderá influenciar os códigos construtivos de outros estados dos EUA e até mesmo de outros países americanos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Oregon aprova lei que permite a construção de arranha-céus de madeira" [Oregon Becomes the First State to Legalize Mass Timber High Rises] 26 Ago 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900576/oregon-aprova-lei-que-permite-a-construcao-de-arranha-ceus-de-madeira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.