Ciclo Arq. Futuro de Economia Urbana

ARQ.FUTURO, POR QUÊ? E INSPER RECEBEM EDWARD GLAESER (UNIVERSIDADE DE HARVARD) E DANILO IGLIORI (DATAZAP E FEA-USP) PARA PALESTRA

- Evento gratuito e aberto ao público dá início ao Ciclo Arq.Futuro de Economia Urbana –

São Paulo, junho de 2017 – Arq.Futuro, Por Quê? e Insper realizam, no próximo dia 29/6, um encontro aberto ao público entre os economistas Edward Glaeser, PhD pela Universidade de Chicago, professor de economia da Universidade de Harvard e autor do livro “O Triunfo da Cidade”, e Danilo Igliori, PhD pela Universidade de Cambridge, professor de economia da FEA/ USP e chairman da DataZAP. Com a Economia Urbana como tema de discussão – ambos estão na linha de frente em pesquisas com o uso do Big Data para o direcionamento de políticas públicas e em tendências do desenvolvimento urbano.

A mediação será feita por Priscila Borin Claro, Doutora em Administração com foco em Organização, Ambiente e Sociedade pela Universidade Federal de Lavras e professora da Cátedra Economia e Meio Ambiente no Insper – e o evento acontecerá das 15h às 17h, no Insper.

Esta é a terceira vez que Edward Glaeser participa de um evento do Arq.Futuro. O professor está, atualmente, desenvolvendo um curso sobre cidades para a plataforma de ensino online HarvardX, que será lançado com legendas em português em parceria com o Arq.Futuro em janeiro de 2018. Em São Paulo, Glaeser pretende estudar e gravar entrevistas sobre soluções para as moradias precárias das favelas; para isso, entrevistará o arquiteto Roberto Loeb, presidente do instituto Anchieta Grajaú, e Tomas Alvim e Marisa Moreira Salles, fundadores do Arq.Futuro.

Danilo Igliori é chairman do DataZap, iniciativa de análise da extensa base de dados de que dispõe o site de imóveis Zap. A base é composta dos dados dos imóveis cadastrados no site e daqueles gerados pelas buscas. Os dados de localização, valores e infraestrutura, entre outros, permitem que se conheçam as tendências do mercado imobiliário e da cidade.

Após a palestra, haverá a venda do livro “O Triunfo da Cidade” com sessão de autógrafos do autor Edward Glaeser. O evento dará início a um ciclo de debates que o Arq.Futuro promoverá ao longo do segundo semestre sobre Economia Urbana. Os temas dos encontros seguintes serão: (1) Águas urbanas; (2) Moradia em centros urbanos; (3) Big Data e governança cidadã, (4) Parques, praças e espaços públicos e (5) Patrimônio histórico e mercado.

Inscrição gratuita: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdiDRWz4l3jMs7pSY1QdM4PTS9duyiFYJc1yjey4qgzzLvGkw/viewform

SERVIÇO
Ciclo Arq.Futuro de Economia Urbana – Edward Glaeser e Danilo Igliori
Data: 29/6 – quinta-feira
Horário: 15h às 17h
Local: Insper
Endereço: Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia - São Paulo/SP
Mais informações: www.facebook.com.br/arqfuturo

Sobre o Arq.Futuro – www.arqfuturo.com.br
O Arq.Futuro - plataforma de discussão sobre o futuro das cidades - traz ao público brasileiro as mais importantes personalidades, inovações e projetos de arquitetura e urbanismo da atualidade, com o objetivo de contribuir para a melhoria do ambiente construído e da qualidade de vida nas cidades do Brasil. O conteúdo é produzido em diversos meios: palestras, debates, vídeos, artigos e livros. A equipe também atua diretamente em consultorias para empresas, associações de bairro e organizações sem fins lucrativos em projetos de regeneração territorial e urbana. Essa discussão é particularmente importante porque grande parte da população brasileira não dispõe de meios para participar efetivamente das decisões de planejamento urbano. Alguns dos temas debatidos são: habitação, transporte e infraestrutura; educação em arquitetura e urbanismo; engajamento do público no desenvolvimento urbano; impacto de novas tecnologias nas formas de viver nas cidades; e caminhos para promover a construção do novo e a preservação do patrimônio cultural. Para 2017, tem como temas principais as águas urbanas, a mobilidade urbana e os espaços públicos.

Sobre o Por quê? - www.porque.uol.com.br
O Por quê? produz conteúdos explicativos sobre economia em vídeo (filmagem e animações gráficas), áudio e texto. Traduzimos o economês em diferentes meios para sermos tão versáteis quanto o público brasileiro, tão heterogêneo em vários aspectos. Nossa proposta é tirar as dúvidas de qualquer um, independentemente do nível de conhecimento. Com bom humor e fugindo dos jargões acadêmicos, mas sem perder a precisão, mostramos que raciocinar economicamente é bem mais fácil do que parece. Promovemos palestras e debates que podem ser acompanhados presencialmente ou, ao vivo, em nossos canais. Os eventos também estão arquivados para acesso permanente em nossa plataforma. Participam economistas de nossa equipe e convidados. Entre eles, outros especialistas da área econômica e representantes de outros setores relacionados – como política, saúde, educação e direitos humanos.

Sobre o Insper - www.insper.edu.br
O Insper é uma instituição independente e sem fins lucrativos, dedicada ao ensino e à pesquisa nas áreas de Administração, Economia, Direito e Engenharia. Tem como missão ser um centro de referência, explorando as complementariedades dessas áreas e contribuir para o debate público qualificado. Suas atividades de ensino abrangem cursos para várias etapas de uma trajetória profissional: graduação (Administração, Economia e Engenharias), pós-graduação lato e stricto sensu (Certificates, MBAs, programas da área de Direito, Mestrados Profissionais e Doutorado) e Educação para Executivos (programas de curta e média duração, e customizados de acordo com as necessidades das empresas). No âmbito da produção de conhecimento, a instituição atua por meio de centros de pesquisa que reúnem acadêmicos em estudos e projetos dirigidos a políticas públicas (CPP), finanças (CeFi) e negócios, além de centros que promovem o empreendedorismo (CEMP) e a liderança e inovação (CLI). Por meio de Cátedras, o Insper também promove parcerias com instituições para a realização de pesquisas, eventos e atividades acadêmicas em áreas específicas do conhecimento. Agora em 2017, o Insper recebeu a acreditação EQUIS e passou a pertencer ao seleto grupo de menos de 1% das escolas de negócios do mundo que possui a chamada Triple Crown (EQUIS, AACSB e AMBA.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Ciclo Arq. Futuro de Economia Urbana" 25 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874423/ciclo-arq-futuro-de-economia-urbana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.