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A utopia das cidades compactas e sem separação de classes / Ângelo Marcos Arruda

A utopia das cidades compactas e sem separação de classes / Ângelo Marcos Arruda
A utopia das cidades compactas e sem separação de classes / Ângelo Marcos Arruda, Vista aérea atual da cidade de Campo Grande / MS. Em primeiro a Avenida Afonso Pena. Image © Observatório de Arquitetura e Urbanismo/UFMS
Vista aérea atual da cidade de Campo Grande / MS. Em primeiro a Avenida Afonso Pena. Image © Observatório de Arquitetura e Urbanismo/UFMS

Lendo o artigo “Cidades: densidade e diversidade”[1], pude perceber que há algo de novo no Reino da Dinamarca na questão urbana: cidades dispersas e ricos e pobres morando distantes um do outro é tema que está na ordem do dia.

No começo pensei: teremos que mudar uns 5.000 anos de história das cidades. Será que esse assunto desperta debates? Lá pelo meio do artigo, os articulistas afirmam: “Aumentar a densidade urbana contribui não apenas para reduzir custos do transporte e impactos ambientais, mas pode amplificar as oportunidades para economias de aglomeração... O aumento da densidade frequentemente está associado ao aumento da diversidade.” E ainda confirmam que o compartilhamento da área urbana entre pessoas de diferentes níveis sociais – ricos e pobres -, significa não apenas o ideal utópico de uma democracia espacial e territorial, mas também um motor de eficiência econômica. Territórios plurais são mais eficientes do ponto de vista produtivo e é uma pauta que pode aproximar as correntes da esquerda com a direita e as agendas urbanas das pessoas, sociedades, entidades, empresas e governos, por uma nova agenda social urbana.

A história das civilizações vem nos mostrando sempre o contrário. Desde os tempos mais longínquos, a sociedade humana vem ocupando seu território de maneira dispersa e com enorme separação dos locais onde habitam os mais ricos e poderosos politicamente e os mais pobres. Especialmente no período do Império Egípcio, atravessando a Idade Média, o Renascimento, a Revolução Industrial e o mundo moderno e contemporâneo, não temos uma sociedade compacta em termos urbanísticos e sem separação de classes no habitat. Basta olhar para os lados, qualquer lado que seja da Terra e vermos como moram os mais ricos e onde, e como moram os mais pobres, e onde. Sempre separados, às vezes por muros ou por recursos naturais.

Então com tantos séculos de convivência, porque agora, essa tese começa a vingar, ao menos em documentos acadêmicos de discussão? O que de fato é novo, o que de fato é renovação, o que de fato é invenção?

Em primeiro lugar vamos colocar no eixo da discussão as palavras mágicas desse texto: densidade e diversidade. Essas são, para mim, as duas palavras essenciais na discussão da cidade real x cidade ideal, sem utopia, nos dias de hoje. Não basta apenas falar em sustentabilidade sem dizer o que se tem e o que se quer mas o que se tem é pouco e ruim e o futuro precisa resolver o hoje, em primeiro lugar.

A densidade urbana é a chave de todos os problemas de uma cidade. Se ela é equilibrada, a cidade flui, seus serviços são mais baratos para todos e mais próximos. Se a densidade é pouca, rala e o sítio urbano esparsos há problemas de toda ordem. Mobilidade ruim e cara, serviços essenciais inexistem para todos, pois custa muito caro dispor de uma universalidade.

Agora se a densidade é acompanhada de uma compacidade onde todos os lotes estão ocupados e os serviços essenciais estão por perto da moradia e há condições de sair de casa e caminhar para usar a cidade, eu diria que esta é cidade ideal, com custos muito baixos. O que custa uma cidade compacta? Combater os vazios urbanos, promover incentivos para localização de serviços essenciais e uma política de mobilidade que retire o automóvel das ruas. Uma cidade compacta, com uns 250 a 300 habitantes por hectare, é perfeita em todo lugar do mundo.

Vantagens e problemas da alta e baixa densidade urbana. Image © ACIOLY e DAVDSON, 1998
Vantagens e problemas da alta e baixa densidade urbana. Image © ACIOLY e DAVDSON, 1998

No entanto, o contrário, as cidades dispersas com imensos vazios – caso de Campo Grande – são mais caras, mais distantes, mais desiguais e geram enormes despesas para todos por conta do perímetro a ser mantido.

Relatório das atividades de densidade urbana - economias por hectare. Image © Secretaria de Planejamento de Porto Alegre, 1995
Relatório das atividades de densidade urbana - economias por hectare. Image © Secretaria de Planejamento de Porto Alegre, 1995

Ricos podem morar ao lado de pobres e se beneficiarem dessa condição. Em Campo Grande já temos exemplos dessa convivência lado a lado, que beneficia a todos, que gera uma matriz econômica mais pulsante e dinâmica e que a cidade lucra enormemente com um barateamento de seus custos essenciais.

Pesquisa recente que coordenamos sobre densidade urbana, verticalidade e sustentabilidade em Campo Grande (MS) mostra a realidade nessa cidade. Conseguimos, finalmente, estudar a cidade pelo lado da densidade bruta e da densidade líquida, graças aos softwares e aos novos bancos de dados de Cadastro Técnico da cidade e com esses dados, temos todas as condições de provocar uma nova discussão sobre o tema das cidades compactas, da diversidade urbana e da não separação de classes sociais.

Análise de Campo Grande. Image © Observatório de Arquitetura e Urbanismo/UFMS
Análise de Campo Grande. Image © Observatório de Arquitetura e Urbanismo/UFMS

NOTAS:

[1] Jornal Valor Econômico, de 23 de março de 2016, de autoria de Philip Yang e Danilo Igliori

Ângelo Marcos Arruda, arquiteto e urbanista, é professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e coordenador do Observatório de Arquitetura e Urbanismo.

Este artigo foi enviado por um de nossos leitores. Envie o seu para colabore@archdaily.com

Cita: Ângelo Marcos Arruda. "A utopia das cidades compactas e sem separação de classes / Ângelo Marcos Arruda" 18 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <http://www.archdaily.com.br/br/869355/a-utopia-das-cidades-compactas-e-sem-separacao-de-classes-angelo-marcos-arruda>
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