Sistema de coberturas côncavas coleta a água da chuva em climas áridos

O escritório iraniano BMDesign Studios divulgou o projeto Concave Roof, um sistema de coberturas inclinadas que lembram a forma de tigelas e que servem para coletar a água da chuva em climas áridos, como o do Irã, onde a escassez de água poderá ocasionar grandes fluxos migratórios no futuro.

Como a precipitação nesta área é inferior a um terço da média mundial e a evaporação é três vezes maior, o sistema de cobertura côncava foi projetado para coletar mesmo as menores quantidades de água da chuva, que são armazenadas "antes que evaporem", comentaram os arquitetos. 

Sistema de coberturas côncavas coleta a água da chuva em climas áridos - Mais Imagens+ 24

Courtesy of BMDesign Studios
Courtesy of BMDesign Studios

A casca externa do sistema de cobertura não apenas recolhe a água da chuva, mas também oferece sombreamento e permite que o ar se mova livremente entre o telhado e o espaço interno.

Courtesy of BMDesign Studios

Em uma escola com 923 metros quadrados de cobertura côncava, espera-se que 28 metros cúbicos de água sejam coletados, com uma eficiência de cerca de 60 por cento.

Courtesy of BMDesign Studios

Os reservatórios que se ligam aos sistemas de coleta serão colocados entre as paredes do edifício, permitindo um maior controle da variação da temperatura dos espaços interiores devido à inércia térmica da água, o que "diminuirá a pegada de carbono do tão necessário ar condicionado neste ambiente hostil".

Courtesy of BMDesign Studios
Courtesy of BMDesign Studios

Arquitetos: BMDesign Studios
Localização: Jiroft, Kerman province, Irã
Arquiteto responsável: Babak Mostofi Sadri
Desenvolvimento de projeto: Dena Bakhtiari
Equipe de projeto: Babak M Sadri, Dena Bakhtiari, Nazanin Esfahanian, Negar Naghibsadat
Engenharia estrutural: Sina Rostami

Via: BMDesign Studios.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Santos, Sabrina. "Sistema de coberturas côncavas coleta a água da chuva em climas áridos" [This Concave Roof System Collects Rainwater in Arid Climates] 05 Jan 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802664/sistema-de-coberturas-concavas-coleta-a-agua-da-chuva-em-climas-aridos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.