Pesquisa sobre conforto ambiental em favela brasileira vence a "LafargeHolcim Forum Student Poster Competition"

Um trabalho de mestrado realizado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), com estágio na Architectural Association Graduate School, em Londres, Reino Unido, ficou em primeiro lugar na LafargeHolcim Forum Student Poster Competition, realizada em abril, nos Estados Unidos, por desenvolver estratégias que podem melhorar o conforto ambiental emedificações e espaços públicos da favela de Paraisópolis, em São Paulo (SP).

Entre 2013 e 2014, o arquiteto Eduardo Pimentel Pizarro fez visitas à comunidade, na Zona Sul da capital paulista, enquanto desenvolvia a pesquisa "A qualidade socioambiental dos espaços livres de favelas: estudo e proposição com referência na Cidade de São Paulo", realizada com apoio da FAPESP e orientada por Joana Carla Soares Gonçalves, professora da FAU-USP.

No trabalho de campo foram feitas medições de temperatura, umidade e velocidade do vento em casas e pontos externos que, com a ajuda de softwares, possibilitaram a realização de simulações de medidas para ventilar e resfriar os locais e trazer maior conforto ambiental.

Corte de quadra de Paraisópolis, com destaque para o redesenho dos interstícios urbanos.. Image Cortesia de Eduardo Pimentel Pizarro

Entre as estratégias apresentadas pelo trabalho está uma que se baseia na forma de assentar tijolos e blocos de modo que a construção proporcione mais ventilação ao ambiente e o proteja da incidência direta do sol, melhorando o conforto ambiental no espaço interno das residências. O arquiteto se baseou em materiais já utilizados pelos moradores, como tijolo maciço, bloco cerâmico vazado e blocos de concreto.

O trabalho também propõe a abertura de vãos livres em alguns pavimentos das edificações que possuem três ou quatro andares para a passagem de ventilação, acesso ao sol e criação de espaços públicos.

Perspectiva da requalificação proposta para viela de Paraisópolis. Image Cortesia de Eduardo Pimentel Pizarro

Para o arquiteto, “é preciso olhar para a favela buscando lições que poderiam ser aplicadas na cidade como um todo”. Com esse objetivo, Pizarro deu prosseguimento ao trabalho de doutorado "Uma São Paulo para o futuro: interstícios urbanos como infraestrutura ambiental, ergonômica e urbana", também com o apoio da FAPESP.

“Uma cidade como São Paulo é vista sob a ótica dos ‘cheios’, desconsiderando-se os vazios, volumetricamente, que acabam existindo de forma isolada, mas que constituem uma série de oportunidades latentes. Isso pode ser observado de forma mais agravada em bairros que vêm sofrendo adensamento e verticalização desde as últimas décadas. A ideia do doutorado é promover uma ressignificação e requalificação desses interstícios pautada por requisitos ambientais e urbanos, de modo a constituir uma efetiva infraestrutura para a cidade e seus habitantes”, explica.

Perspectiva da requalificação das fachadas em Paraisópolis. Image Cortesia de Eduardo Pimentel Pizarro

O trabalho também é realizado na FAU-USP, com orientação de Gonçalves. Durante o mestrado, Pizarro publicou em um jornal da comunidade um guia para que os moradores apliquem algumas das estratégias propostas. O arquiteto planeja produzir uma cartilha com mais orientações.

Parte de estudo que determinou respostas propositivas para a qualificação dos interstícios urbanos de Paraisópolis. Image Cortesia de Eduardo Pimentel Pizarro

A dissertação com os resultados da pesquisa em Paraisópolis pode ser acessada em www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-19122014-155950/pt-br.php.

Via Revista Ecológico

De interstícios a infraestruturas / Eduardo Pimentel Pizarro

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Pesquisa sobre conforto ambiental em favela brasileira vence a "LafargeHolcim Forum Student Poster Competition"" 27 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794063/pesquisa-sobre-conforto-ambiental-em-favela-brasileira-vence-a-lafargeholcim-forum-student-poster-competition> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.