Estudo diz que arquiteturas belas nos deixam mais felizes e saudáveis

Estudo diz que arquiteturas belas nos deixam mais felizes e saudáveis, © Michel Denance
© Michel Denance

Todos sabemos que realizar atividades físicas e manter o contato com a natureza nos deixa mais felizes e saudáveis. No entanto, no que se refere à saúde, o impacto da "estética ambiental" de nossas cidades nunca fora foco de atenção... até agora.

Uma recente pesquisa sugere que uma arquitetura bela é considerada tão "cênica" e benéfica para nossa saúde física e mental quanto a presença de vegetação.

Segundo o The Telegraph , foi pedido a alguns habitantes de Londres que elencassem o "nível cênico" de mais de 212 mil fotografias da Grã-Bretanha, resultando em mais de 1,5 milhões de avaliações. Os resultados confirmaram que a arquitetura e o design têm um impacto positivo no bem estar geral dos participantes. 

"Só porque um lugar é verde não significa que nos sentiremos melhores nele. Parece que a beleza do ambiente, medida através de suas qualidades cênicas, é de importância crucial", comentou Chanuki Seresinhe, estudante de PhD da Warwick Business School, ao The Telegraph. 

Leia a matéria no The Telegraph e a pesquisa completa no Scientific Reports

Cita: Rosenfield, Karissa. "Estudo diz que arquiteturas belas nos deixam mais felizes e saudáveis" [Science Says Beautiful Architecture Makes Us Happy and Healthy] 10 Jan 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <http://www.archdaily.com.br/br/779939/estudo-diz-que-arquiteturas-belas-nos-deixam-mais-felizes-e-saudaveis>