Zaha Hadid apresenta seu primeiro arranha-céu em Melbourne

O escritório Zaha Hadid Architects se uniu ao Plus Architecture para projetar sua primeira torre em Melbourne, Austrália. O arranha-céu de 53 pavimentos de uso misto foi projetado como uma série de "vasos empilhados" apoiados por uma "elegante colunata de pilares escultóricos e curvados" que "incorporam e emulam os melhores exemplos da arquitetura histórica" da região.

Dos arquitetos: Uma delicada filigrana gentilmente envolve o edifício, incluindo as áreas de serviço voltadas para a Francis Street, para garantir que não haja a ideia  de "fundos". Projetada para usar 50 por cento menos energia que uma torre  convencionar, a fachada contribui para a redução do ganho de energia solar e emissões do edifício. 

Derivação do distinto tecido urbano da cidade, o arranjo da torre tem inspiração em seu programa de uso misto, fazendo do volume geral do edifício uma série de pequenos "vasos" empilhados. 

Além de receber diferentes elementos programáticos, cada "vaso" apresenta um suave afunilamento, o que cria um espaço aberto nem torno de sua base. A proposta dedica uma porção significativa de sua área ao público, e as áreas externas constituem praças abertas 24 horas por dia. 

O objetivo do projeto é abrir o plano do térreo para potencializar o fluxo de pedestres e melhorar  a conectividade com a infraestrutura de transporte existente, que inclui a estação Southern Cross e uma rede de bondes que passa próximo ao terreno. 

O projeto também propõe a criação de uma nova rota de pedestres que conectaria as ruas Collins e Francis, aliviando o movimento nessa esquina. 

A conexão entre cada "vaso" convida a interação fomentada no nível da rua a continuar dentro da torre, onde uma rica mistura de comércios e espaços coletivos promove o envolvimento do público. 

Via Landream, Urban Melbourne

Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Zaha Hadid apresenta seu primeiro arranha-céu em Melbourne" [Zaha Hadid's First Tower in Melbourne Described as a Series of "Stacked Vases"] 28 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779496/zaha-hadid-apresenta-seu-primeiro-arranha-ceu-em-melbourne> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.