Complexo Habitacional do OMA e Ole Scheeren vence o prêmio "World Building of the Year 2015"

A cidade vertical projetada pelos escritórios OMA e Buro Ole Scheeren em Singapura, conhecida como The Interlace, foi eleita o Edifício do Ano 2015 ao fim do World Architecture Festival (WAF). Elogiada por ser “um exemplo de pensamento arquitetônico ousado e contemporâneo”, segundo o diretor do WAF, Paul Finch, o projeto é o oitavo a receber a honraria e é considerado pelo júri uma “abordagem nova e radical em relação ao habitat contemporâneo em um ambiente tropical.”

Além do edifício do ano, também foram anunciados os vencedores das categorias Projeto Futuro, Paisagem, Projeto de Pequena Escala e o Color Prize. Conheça os vencedores, a seguir.

Edifício do Ano: The Interlace (Singapura) / OMA e Ole Scheeren

Edifício do Ano: The Interlace (Singapura) / OMA e Ole Scheeren. Imagem © Iwan Baan

The Interlace é um dos empreendimentos residenciais mais ambiciosos da história de Singapura, criando uma intrincada rede de habitações e espaços sociais entrelaçados com o ambiente natural. Em vez de seguir a tipologia comum de habitação da região – conjuntos de torres isoladas – o que é vertical torna-se horizontal, e o conjunto é composto por 31 blocos de apartamentos de seis pavimentos de altura e 70 metros e comprimento cada. Com os blocos empilhados em arranjos hexagonais em torno de oito grandes pátios abertos, a proposta cria uma rede de ambientes internos e externos que conformam uma variedade de espaços compartilhados e privativos em diversos níveis. 

Projeto Futuro do Ano: Vancouver House (Canadá) / BIG

Projeto futuro: Vancouver House (Canadá) / BIG. Imagem © BIG

Este é um impressionante projeto que cria uma nova tipologia urbana que mitiga o impacto destrutivo da rodovia expressa e gera uma oportunidade a partir de um espaço público abandonado. O edifício terá um impacto positivo em muitas agendas municipais e imobiliárias de todo o mundo. 

Paisagem do Ano: Yanweizhou Park (China) / Turenscape International

Paisagem do Ano: Yanweizhou Park (China) / Turenscape International . Cortesia de WAF

Yanweizhou Park apresenta uma solução ecológica replicável e resiliente para a gestão de grandes inundações. Localizado no encontro de três rios, cada um com aproximadamente 100 metros de largura, o projeto faz uso de uma estratégia inovadora para criar uma margem escalonada para os rios coberta com vegetação nativa adaptada a inundações. Os pavilhões e caminhos de pedestre do parque são integrados aos níveis da margem e se adaptam às inundações sazonais. 

O projeto foi elogiado por seu “impacto significativo na mitigação das inundações e uso de pontes para conectar as localidades de maneira lúdica, criando comunidades em ambas as margens do rio.”

Projeto de Pequena Escala: Lidingövallen Small Football Stadium (Suécia) / DinellJohansson

Projeto de Pequena Escala: Lidingövallen Small Football Stadium (Suécia) / DinellJohansson. Imagem © Mikael Olsson

O prêmio Projeto de Pequena Escala do Ano foi concedido à proposta Lidingövallen, um estádio de futebol em miniatura na Suécia, projetado por Dinell Johansson. Elogiado por sua resposta imaginativa e grande impacto, apesar da pequena escala, os jurados chamaram o edifício de “um resultado heroico”.

Prêmio AkzoNobel para o uso de cores da arquitetura: ONS INCEK Showroom & Sales Office (Turquia) / Yazgan Design Architecture

Prêmio AkzoNobel para o uso de cores da arquitetura: ONS INCEK Showroom & Sales Office (Turquia) / Yazgan Design Architecture. Imagem © Yunus Özkazanç

Recognized as the best use of color across the year’s 338 shortlisted entries, the judges felt that the use of color contributed to a strong piece of architecture that saw form and color integrate seamlessly.

Todos os comentários foram feitos pelo júri do WAF

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Complexo Habitacional do OMA e Ole Scheeren vence o prêmio "World Building of the Year 2015" " [OMA and Ole Scheeren's Interlace Named World Building of the Year 2015] 10 Nov 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776938/oma-e-ole-scheeren-vencem-o-premio-edificio-do-ano-2015-com-the-interlace> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.