PITCHAfrica cria um centro de coleta de água pluvial para comunidades africanas

Em muitos países africanos, água potável ainda é um luxo. Guerras são declaradas, famílias deslocadas e comunidades inteiras perecem por falta dela. A escassez de água limpa flagela nações na África e de todo o mundo há séculos. Com isso em mente, o grupo sem fins lucrativos PITCHAfrica está buscando uma solução para o problema através de uma nova combinação de esporte e projeto. Parte do Waterbank Campus, composto por 7 edifícios que servem a coleta de água da chuva, o estádio de futebol é capaz de receber 1.500 pessoas, reunindo as comunidades que mais precisam de apoio.

PITCHAfrica descreve sua abordagem do seguinte modo:

No Quênia, chove sete vezes mais que o necessário para sua população. A chuva é um recurso surpreendentemente mal aproveitado que clama para que mudemos nossa relação insustentável com a água para uma mais equilibrada. Edifícios de reserva de água são construídos para transformar nossa relação com esse bem natural. Algumas iniciativas extraem água de aquíferos subterrâneos não renováveis e não se importam com a água da chuva. Nós revertemos isso, levando água para centros de ensino para mostrar como esse recurso pode fortalecer comunidades inteiras, levando a uma mudança sistêmica. Todos podem ter acesso à água potável.

Protótipo, créditos da fotografia: Annenberg Foundation. Cortesia de PITCHAfrica

Esses estádios e estações de coleta de água pluvial são multifuncionais em seus projetos. As arquibancadas incorporam reservatórios para até 3 milhões de galões, e, além disso, oferecem espaços para salas de aula, postos de saúde e instalações voltadas para a agricultura.

Plano conceitual. Cortesia de PITCHAfrica

Jane Harrison, fundador do PITCHAfrica, comentou: “Integrar a extração, o armazenamento e a filtragem da água da chuva a edifícios comunitários ajuda as populações a se tornarem cada vez mais autossuficientes em relação ás suas necessidades de água."

Vista aérea, créditos da fotografia: E.Darling. Cortesia de PITCHAfrica

Para concretizar esse projeto, PITCHAfrica está trabalhando juntamente com a Zeitz Foundation, uma organização local. Seu fundador, Jochen Zeitz, descreve a iniciativa de PITCHAfrica como "uma abordagem inovadora para lidar com um dos maiores problemas da África - o acesso à água potável -, ao passo que proporciona instalações esportivas para as comunidades."

Dormitório feminino, créditos da fotografia: A.Maganga. Cortesia de PITCHAfrica

O Campus Laikipia recebeu financiamento de diversas fontes, incluindo o famoso jogador de futebol, Samuel Eto’o. O estádio do campus será oficialmente chamado de Samuel Eto'o Laikipia Unity Football Academy, School and Environmental Education Centre.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walker, Connor. "PITCHAfrica cria um centro de coleta de água pluvial para comunidades africanas" [PITCHAfrica Creates Water-Harvesting Campus and Stadium for Communities In Need] 22 Abr 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765625/pitchafrica-cria-um-centro-de-coleta-de-agua-pluvial-para-comunidades-africanas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.