Arte e Arquitetura: oito pinturas urbanas que fortalecem a comunidade por Boa Mistura

Os madrilenses do Boa Mistura são uma equipe multidisciplinar com raízes no grafite, que intervem no espaço público através da arte como uma ferramenta de mudança. A participação, o trabalho em rede, o sentimento de comunidade e o fortalecimento são os conceitos chave cultivados durante cada um dos projetos que realizaram. O resultado é uma comunidade mais coesa e resistente e uma melhor percepção do bairro como lugar habitável.

Transpassando fronteiras e intervindo em diferentes cidades do mundo - como Madri, São Paulo, Cidade do Panamá, Mallorca, Barcelona, Paris, Santiago de Queretaro, entre outras - este coletivo urbano pretende melhorar os espaços e por sua vez inspirar as pessoas que os habitam.

Conheça uma seleção de 8 dos seus recentes projetos, a seguir.

Arte e Arquitetura: oito pinturas urbanas que fortalecem a comunidade por Boa Mistura - Mais Imagens+ 50

AS AMÉRICAS
Colonia de las Américas, Santiago de Querétaro. México 2013. Etapa Crossroads

Para conhecer mais sobre este projeto, veja o seguinte artigo já publicado no nosso site.
Intervenção Urbana: uma nova personalidade para a Colonia Las Américas por Boa Mistura

SOMOS LUZ
El Chorrillo, Cidade do Panamá. Etapa crossroads.

Somos Luz é a mensagem com a qual interviram, ajudados pelos próprios vizinhos, as 50 moradias do edifício Begonia I no bairro de El Chorrillo. A escala da obra (mais de 2000 m² pintados) permite que seja habitável, mudando a cada instante pela interação com ela. Não se trata somente da fachada, os corredores e núcleos de escadas também sofreram intervenções, tornando-se assim abstratas composições de cor que criam vida através das roupas estendidas ou quando alguém se aproxima da varanda.

Cortesia de Boa Mistura

A história do bairro. Situado junto ao Caso Histórico, nas encostas do Cerro Ancon e de frente para a baía do Panamá. Na sua origem, a princípios do século XX, El Chorrillo era um bairro de pescadores e casinhas de madeira. No dia 20 de dezembro de 1989, mudou sua história quando o bairro foi arrasado durante os bombardeios estadunidenses. Em 1991, como compensação, foram construídos os edifícios atuais do bairro: blocos de concreto de dimensões muito questionáveis que eram lotados de famílias. No dia de hoje, El Chorrillo está associado ao crime dos 14 grupos que operam no bairro e que o converteram em uma das áreas mais perigosas da cidade. Por baixo desta camada de violência, o fato é que se trata de um lugar onde o coletivo Boa Mistura encontrou pessoas maravilhosas que abriram suas casas de par em par.

Cortesia de Boa Mistura

Leitura do lugar e uso da mensagem. Detectou-se um padrão que se repetia na maior parte dos edifícios: o patchwork de cores que se cria de forma espontânea ao cada vizinhopintar a sacada da sua casa. Modificando esta retícula, ao introduzir a tipografia, conseguimos fazer com que a unidade fosse perdida para ganhar no conceito de comunidade. A mensagem procura inspirar diariamente não somente os vizinhos, mas também o resto das pessoas que passam próximas ao edifício e relembrá-las que cada pessoa possui um valor incalculável, independentemente da realidade do lugar em que vivem.

Cortesia de Boa Mistura

Situação: Edifício de 70m de largura x 15m de altura, que abriga 50 moradias.
Localização: El Chorrillo, Panamá.
Ano do Projeto: Março 2013
Patrocinador: BIENAL DO SUL NO PANAMÁ e LUZ BOTERO FINE ART GALLERY.
Agradecimentos: Colegio-Parroquia Virgen de Fátima del Chorrillo
Participantes: Ação conjunta entre os vizinhos do edifício e o coletivo BOA MISTURA
Fotografias: Boa Mistura

UM TAPETE GEOMÉTRICO DE 2400m2
Espaço de Feira IFEMA, Madri. 2013

© Chris N. Yee e Boa Mistura

Ifema é um espaço de feiras em Madri. Provavelmente um dos lugares que mais altera suas atividades na cidade. Por isso, o coletivo urbano criou uma tapeçaria geométrica capaz de servir como fundo de qualquer uma dessas atividades. O tapete está entre os pavilhões 12 e 14 e é descoberto recorrendo seus mais de 300 m de largura.

Cortesia de Boa Mistura

Estudos geométricos. Ter um lenço de 300 m de comprimento por 8 de largura resulta uma ocasião perfeita para experimentar com a geometria e suas metamorfoses. Criou-se portanto, uma sequência que pouco a pouco mudou de escala, cor e forma.

© Chris N. Yee e Boa Mistura

Ano do Projeto: Junho 2013
Área Intervenção: 2400m2
Dimensões: 300m x 8m (comprimento x largura)
Trabalho Pintura: MULAFEST
Colaboradores: Sebastián Cano e César Romero
Fotografias: Chris N. Yee e Boa Mistura

AZUL SOBRE BRANCO
El Carpio e Maruanas, Córdoba. Espanha. 2013

Cortesia de Boa Mistura

O resultado de 4 dias de oficina do Boa Mistura nas Jornadas da criação Scarpia. Através de um percurso de intervenções sintetizaram a vida das duas comunidades cordobenses que acolhem as jornadas, El Carpio e Maruanas e os conceitos que melhor as definem: SOSSEGO, SERENIDADE, CALMA, CLARIDADE e LUZ.

Cortesia de Boa Mistura

Nas margens do Guadalquivir, El Carpio e Maruanas resguardam o encanto andaluz: casinhas brancas, telha e o céu emoldurado em cada rua. De aqui veio o azul, uma cor que está presente em todo o percurso, reinventando sua paisagem interna com palavras anamórficas que se descompõem a medida que se caminha.

Cortesia de Boa Mistura

Total intervenções: 6 em Anamorfose.
Ano do Projeto: Julho 2013
Contexto: Jornadas de criação SCARPIA junto com os 40 alunos que participaram da oficina
Lugar: SOSSEGO e SERENIDADE no El Carpio, CALMA, LUZ e CLARIDADE no Maruanas
Fotografias: Boa Mistura

ENCHE A VIDA DE COR
Mercado da cevada, Madri. Espanha. 2013

O mercado da Cevada está no coração da La Latina, epicentro de Madri. É um símbolo para os vizinhos, mas hoje em dia necessitava rejuvenescer. J&B foi um grande impulsor de um projeto que busca transformar o mercado, conferindo-o mais visibilidade. A intervenção atinge as seis cúpulas, 4.800 m², e as duas fachadas principais, 650 m². Buscando injetar otimismo em uma sociedade rodeada de negatividade, utilizamos a palavra como uma arma para investir nesse processo, escrevendo a frase "Enche a Vida de Cor". Nas cúpulas, Boa Mistura se aproveitou da complexidade do suporte para arrematar a intervenção com a palavra COR, escrita com uma anamorfose.

© Martín Méndez e Boa Mistura

O mercado. La Latina é um dos bairros mais emblemáticos da cidade pela beleza do seu traçado, século XVI-XVII, e pela vida que adquire no fim de semana.

© Martín Méndez e Boa Mistura

O edifício atual foi construído em 1958. Ele se apresenta como um edifício isento, com um espaço comercial e as fachadas exteriores de tijolo. O elemento mais singular é a cobertura, formada por 6 grandes cúpulas de concreto. Na última década entrou em um processo de deterioramento importante até parecer quase abandonado. Nos últimos anos se especulou muito a possibilidade de derrubá-lo e construir no seu lugar um centro comercial. Hoje necessitava uma mudança. Rejuvenescer. Algo que o fizesse sentir-se vivo novamente, o tornasse visível.

© Martín Méndez e Boa Mistura

As cúpulas. Foi alterada a cor de cada uma das cúpulas modificando a paisagem da área de uma forma contundente. As cores nos falam do otimismo, e de alguma maneira, exteriorizam o que passa dentro do Mercado. Do alto de uma delas, a azul, em um ponto concreto, é possível ler a palavra COR escrita em branco sobre outras cúpulas. Para a equipe, parecia bonito deixar uma surpresa na cobertura. A técnica que foi utilizada, o anamorfismo, modifica a perspectiva "achatando"o espaço.

© Martín Méndez e Boa Mistura

Ano do projeto: Setembro 2013
Intervenção total: 5.450 m2. Dividida entre as cúpulas 4.800 m2 e a fachada 650 m2.
Materiais: foram utilizados quase 3.000 kg de material, entre pintura, isolante anti-goteiras na cúpulas e látex protetor na fachada de tijolo.
Patrocinadores: J&B
Apoio: Mercado da Cevada
Colaborador: Communicate Pr.
Equipe de escaladores: Hugo, Jaime, Arne, Charlie, Vito e Mike.
Fotografias: Martín Méndez e Boa Mistura

PARATGES DE PAU
Mallorca. 2014

"Paratges de Pau", em português: "Paisagens da Paz" é uma intervenção realizada nas prais de Sa Rápida e Es Trenc para o Evento ART NIT CAMPOS.

Cortesia de Boa Mistura

A Intervenção. Foi trabalhada em branco, a cor da arquitetura mediterrânea, para tratar de ser sensíveis com a identidade do lugar. A partir do poema "Cala Gentil" do autor malhorquino Miquel Costa i Llobera, foram selecionados alguns dos seus versos que puderam funcionar de forma independente para "escrevê-los" sobre o concreto desgastado de cada ninho.

© Boa Mistura, Pablo G. Mena, Tolo

Busca-se uma continuidade na intervenção em seus oitos pontos. Utilizou-se uma tipografia META, da família sans serif humanista, já que apesar de não ter arremates, conversa os traços de uma tipografia mais tradicional da que é associada a poesia. O vazio do branco através dos fragmentos do poema emolduram o concreto e sua história.

© Boa Mistura, Pablo G. Mena, Tolo

Dimensões do Espaço: 8 espaços divididos ao longo de 4km, de aproximadamente 4x4m.
Ano do projeto: Julho de 2014
Evento: comissariado e emoldurado no Evento Art Nit.
Patrocinado por: Air Europa, Pinturas Juno
Colaboração: Prefeitura de Campos, Club Nautic Sa Rápita, Can Ros.
Fotografias: Boa Mistura, Pablo G. Mena, Tolo.

TE COMERIA A VERSOS
Madri e Barcelona. 2014

Este projeto é um ato de amor de artistas e poetas para humanizar nossas cidades. Teve lugar em duas cidades, Madri e Barcelona e foi realizado nas margens de Instituições e empresas. Todas as pessoas implicadas nele, ofereceram seu talento, seu trabalho e seu esforço de forma sincera e altruísta para tornar um pouco mais humanas estas cidades.

Cortesia de Boa Mistura

Madri.
Versos de Rayden, extraídos das canções "A mi yo de ayer", "Matemática de la carne", "Magia blanca" e "Viviendo en gerundio", do disco "En alma y hueso".

Cortesia de Boa Mistura

Versos de Leiva, extraídos das canções "Francesita", "Tu respiración", "Vis a vis" e "Nunca nadie", dos discos "Diciembre", "Aviones" e "Pólvora". E o tema inédito "La ciudad pintada"

Versos de Ajo, extraídos dos livros, "Micropoemas", "Micropoemas 2" e "Micropoemas 4".

Cortesia de Boa Mistura

Barcelona.
Versos de Montse Aroca.

Cortesia de Boa Mistura

Versos de Amaia Crespo.

Versos de María Leach.

Versos de Estel Solé.

Cortesia de Boa Mistura

PALAVRA BONITA...
Belgrado. 2014

Cortesia de Boa Mistura

De uma esquina da antiga Casa de Espanha, lemos "PALAVRA BONITA". da esquina oposta, "ABRE PORTA DE FERRO". Um bonito refrão sérvio para complementar este mágico espaço em ruínas desde que foi bombardeado durante a Primeira Guerra Mundial.

Cortesia de Boa Mistura

O Lugar. Belgrado, apesar de sua convulsionada historia bélica que foi bombardeada 3 vezes, mostra-se na atualidade como um foco de contemporaneidade e cultura como bairros tão interessantes e vivos como Savamala. É em Savamala onde está o que se conhece como a Casa de Espanha. Uma construção da qual só restam suas quatro fachadas de tijolo e uma retícula de pilares de concreto que apontam até o céu. Nem sinal de coberturas ou forros. Na atualidade, toda esta margem do Rio Sava está sendo ativada com a aparição de estudos de desenho, espaços de coworking e intervenções tais como hortas urbanas. Seu epicentro é a Mikser House, sede do Mikser Festival.

Cortesia de Boa Mistura

A Intervenção. Utilizando a tipografia DIN Pro na sua versão cirílica, decidimos intervir no complexo espaço da Casa de Espanha através da técnica da anamorfose. Escolheu-se um refrão popular carregado de significado: "PALAVRA BONITA ABRE PORTA DE FERRO". Dedicou-se separá-lo para forçar o espectador à percorrer todo o espaço para completar a obra. Da porta de acesso ao espaço, é possível ler a primeira parte: "PALAVRA BONITA". Da esquina oposta, se completa: "ABRE PORTA DE FERRO". Porque com uma boa atitude, um pouco de amabilidade e um sorriso, é possível conseguir tudo na vida. 

Cortesia de Boa Mistura

Dimensões aproximadas do espaço: 20 m de comprimento, por 15 m de largura.
Ano do projeto: Junho de 2014.
Contexto: projeto emoldurado no Mikser Festival
Organização: Mikser House.
Fotografias: Boa Mistura

RÉALITÉ, NUIT BLANCHE
Paris. 2014

Cortesia de Boa Mistura

Boa Mistura teve a honra de participar em um dos eventos culturais mais importantes da Europa, a "Nuit Blanche" de Paris, que foi celebrada na noite do dia 4 e 5 de Outubro. Sua localização, incluída dentro do percurso de Arte Urbana, encontra-se abaixo das vias elevadas da linha do metrô, entre as estações de Chevaleret e Quai de la Gare.

Cortesia de Boa Mistura

Conceito. Aproveitando os grandes pilares de pedra e aço, o coletivo escreveu a palavra RÉALITÉ (realidade) utilizando a técnica da anamorfose. Brincando com seu significado, somente ao colocar-se em um lugar determinado se poderia ler. Desta maneira, tratou-se de refletir a mesma realidade que vivem as pessoas que diariamente dormem abaixo desta ponte, ou almoçam no refeitório social localizado no mesmo lugar. Uma realidade que muitas vezes não vemos, mas sabemos que existe.

Cortesia de Boa Mistura

Dimensões aproximadas do espaço: 9 m de altura, x 130 m de comprimento.
Ano do Projeto: Outubro de 2014
Colaboração: Nuit Blanche.
Produção: Eva Albarran and Co.
Fotografias: Boa Mistura

Sobre este autor
Cita: Yávar, Javiera. "Arte e Arquitetura: oito pinturas urbanas que fortalecem a comunidade por Boa Mistura" [Arte y Arquitectura: ocho pinturas urbanas que fortalecen la comunidad por Boa Mistura] 15 Mar 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763491/arte-e-arquitetura-oito-pinturas-urbanas-que-fortalecem-a-comunidade-por-boa-mistura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.