Intervenção Urbana: Coletivo Boa Mistura invade com cores a Colonia Las Américas

O Projeto Las Américas a cargo do coletivo espanhol de arte urbana Boa Mistura, foi uma experiência piloto se um projeto ainda mais amplo em que a arte é o pretexto e o motor de um processo de transformação positiva de uma comunidade. Esta primeira fase, desenvolvida em novembro do ano passado, envolveu duas semanas de intenso trabalho para dar cor, forma e imagem a mais de 30 residências de Colonia Las Américas, na cidade de Santiago de Querétaro, México. Este projeto de cunho estético e social tem como objetivo futuro pintar mais de mil casas da comunidade, visando embelezar o bairro e potencializar sua paisagem e identidade.

Mais detalhes a seguir.

Intervenção Urbana: Coletivo Boa Mistura invade com cores a Colonia Las Américas - Mais Imagens+ 13

Tudo começou com a intenção de mostrar que é possível a transformação social através da arte, um dos pilares da Fundación Proart. Através do Instituto de Creatividad, Cultura, Arte y Desarrollo ( ICCAD), juntamente com o Boa Mistura, foi desenvolvido este projeto de arte urbana participativa. Os moradores desempenharam um papel fundamental ao se converteram em coautores da obra, melhorando seu próprio espaço cotidiano.

Cortesia de Boa Mistura

O coletivo, formado por cinco espanhóis, busca de despertar a imaginação dos moradores para pintar a região inteira. O projeto pretende transformar totalmente a personalidade da comunidade através da arte urbana , colocando seus moradores na posição de agentes de mudança.

O importante não é tanto a dimensão, mas potencializar as relações e a comunicação entre os moradores. Participação, trabalho em rede, sentimento de comunidade e fortalecimento são conceitos chaves. Através desta primeira intervenção comunitária o coletivo pretendo gerar um espaço propício que fomente novos processos de desenvolvimento cultural e social dentro da comunidade. 

Cortesia de Boa Mistura

A razão por que foi escolhida a Colonia Las Américas para esta primeira fase do projeto tem a ver com o fato desta ser uma região que apresenta um sentimento de insegurança. No futuro, pretende-se trabalhar sobre esta proposta e diversificar o projeto em outras comunidades de Querétaro que apresentam problemas similares. 

Cortesia de Boa Mistura

Descrição dos arquitetos.
Colonia de Las Américas (Santiago de Querétaro, México)
A Colonia de las Américas se localiza na periferia de Querétaro. É uma comunidade humilde, de pessoas trabalhadores, com carências, mas com uma força especial em seu povo. Conta com infraestrutura básica e com uma agitada vida interna gerada por pequenos comércios.

Cortesia de Boa Mistura

História do lugar e estudos anteriores
O projeto pretende criar uma intervenção paisagística que reforce o conceito de identidade da colônia. Os Otomíes foram a principal fonte de inspiração. É o povo indígena que tem suas raízes ali e sentíamos que se escavássemos um pouco encontraríamos alguns e seus maravilhosos tecidos. A cor aplicada às casas tem suas origens no artesanato desse antigo povo. 

Cortesia de Boa Mistura

Um processo participativo
Na primeira fase pudemos intervir em 30 residências de Las Américas graças aos moradores e a incrível ajudadas dezenas de voluntários de toda a cidade. O sonho sereia poder intervir nas 1074 casas da casas da comunidade.

Cortesia de Boa Mistura

"Em novembro intervimos em Las Américas. Vivemos na Colonia durante 3 semanas para realizar esta experiência piloto. Ali convivemos com os moradores, compartilhando com eles nosso momentos maravilhoso, assim como com os voluntários. Conhecemos as particularidades de Las Américas, aprendemos muito e tudo serviu para estudar uma estratégia de abordar o grande desafio: Pintar toda a Colonia!" comenta o coletivo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Yávar, Javiera. "Intervenção Urbana: Coletivo Boa Mistura invade com cores a Colonia Las Américas" [Intervención Urbana: una nueva personalidad para la Colonia Las Américas por Boa Mistura] 08 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/620384/intervencao-urbana-coletivo-boa-mistura-invade-com-cores-a-colonia-las-americas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.