UrbanGems: Uma plataforma para escolher os melhores percursos a pé em Londres

Quando temos que ir de um lugar a outro, é muito provável que, sem pensar ou quase automaticamente, optemos pelo percurso mais rápido e não consideremos o que há no caminho e que podemos desfrutar a experiência de caminhar pela cidade. 

Por este motivo, um grupo de pesquisadores da Universidade de Cambridge decidiu mapear os percursos que as pessoas fazem em Londres e classificá-los em três categorias, “Beleza”, “Felicidade” e “Tranquilidade”.

Estas rotas podem ser conhecidas na plataforma UrbanGems, onde as pessoas podem propor novos percursos com a finalidade de que caminhar pela cidade seja algo mais agradável do que funcional, do que ir de um ponto a outro.

Mais informação a seguir. 

UrbanGems: Um convite para percorrer Londres 

© clry2, via Flickr. Used under Creative Commons

Inicialmente, a plataforma entregava os melhores caminhos para se andar utilizando dados do Google Street View, Geograph e incluía imagens georreferenciadas do Flickr. Ter uma experiência agradável pode estar ligado às três qualidades - Beleza, Felicidade e Tranquilidade -, porém, os pesquisadores determinaram que, em certos casos, alguns percursos apresentam apenas uma delas. 

Foi assim que decidiram que a plataforma seria um convite a caminhar pela cidade e, assim, permitir que sejam os cidadãos que proponham novas rotas e compartilhem suas opiniões sobre os lugares e, por fim, suas percepções dos bairros. 

É necessário esclarecer que os pesquisadores sabem que seu estudo apresenta certas limitações, por exemplo, a percepção de quem vive em um bairro não é a mesma de quem caminha por ele e que o que se percebe não necessariamente e o que existe. 

Novas rotas, novas percepções dos espaços públicos

A plataforma UrbanGems foi projetada como um jogo. Por isto, quem participa deve responder inicialmente uma série de perguntas sobre certos lugares indicando se lhes parecem bonitos, felizes ou tranquilos. Assim, sua opinião pode ser comparada a de outros usuários e demonstrar que, muitas vezes estas percepções são diferentes entre quem conhece um lugar, quem não conhece e quem se deixa levar por dicas visuais que se relacionam com as qualidades das categorias.

Desta forma, os pesquisadores buscam que as pessoas se motivem a caminhar por lugares onde nem sempre passam o que poderia mudar sua percepção espacial, ajudando, assim, no conhecimento de novos bairros e rompendo com preconceitos que pode haver a respeito de alguns. 

Até agora os pesquisadores puderam concluir que, em comparação com as rotas mais curtas, as pessoas podem optar por desfrutar de melhores experiências a pé e que isto lhes toma apenas alguns minutos a mais. 

Na imagem a seguir pode-se ver quatro rotas propostas para um mesmo caminho dependendo do tipo de percurso que as pessoas podem fazer, sendo - na ordem das imagens - o mais curto, o mais bonito, o mais tranquilo e o mais feliz. 

Percursos propostos pelo UrbanGems para Londres

Via Plataforma Urbana. Tradução Arthur Stofella, ArchDaily Brasil.

Sobre este autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "UrbanGems: Uma plataforma para escolher os melhores percursos a pé em Londres" 04 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626711/urbangems-uma-plataforma-para-escolher-os-melhores-percursos-a-pe-em-londres> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.