O documentário "Espaços Inacabados" de Alysa Nahmias e Benjamin Murray, começa na Cuba revolucionária da década de 60, quando Fidel Castro, com a intenção de potencializar o caráter do novo estado, coloca em cena a construção de três novas escolas de arte.
Um trio de jovens arquitetos visionários - Ricardo Porro, Roberto Gottardi e Vittorio Garatti - são chamados por Castro e em pouco tempo começa a construção de seus desenhos radicais. No entanto, o difícil clima político imperante detém abruptamente o projeto; os planos são abandonados e os edifícios ficam incompletos. Os arquitetos, depois de serem exilados, são convidados quarenta anos depois para finalizar o trabalho que começaram em outrora.
"Cuba contará que possui a academia de artes mais charmosa do mundo". - Fidel Castro (1961)
O ambicioso projeto para as Escolas Nacionais de Arte de Cuba ficaram esquecidos até serem novamente descobertos.
A construção começou imediatamente e suas primeiras aulas pouco tempo depois. Dançarinos, músicos e artistas de todo o país se deleitavam com a beleza das escolas. Mas a construção foi interrompida... os arquitetos e seus desenhos foram considerados irrelevantes frente ao clima político. Ao final, foram concluídas as escolas de Ricardo Porro (dança moderna e artes plásticas) e a de Roberto Gottardi (teatro), já os projetos de Vittorio Gratti (música e ballet) nunca foram finalizados.
Quarenta anos depois as escolas estão ainda em uso, mas permanecem inacabadas e em contínuo deterioramento, e Castro convidou aos arquitetos exilados para voltarem e terminarem seu sonho. "Espaços Inacabados" documenta a luta e a paixão destes três arquitetos e oferece, além disso, imagens íntimas de Fidel Castro e sua relação com a arte.
FICHA TÉCNICA
Título Original: Unfinished Spaces
Direção: Alysa Nahmias, Benjamin Murray
Ano: 2011
Duração: 86 min.
Edição: Kristen Nutile, Alex Minnick
Compositor: Giancarlo Vulcano
Consultora da Historia: Meg Reticker
* Mais detalhes sobre o documentário no seguinte link.