França começa a pagar pessoas que vão trabalhar de bicicleta

Em março deste ano a França anunciou um plano para incentivar o uso de bicicletas que chamou muita atenção: as pessoas que usam a bicicleta para ir ao trabalho receberão um pagamento mensal relativo à distância percorrida.

Este plano de incentivo ao ciclismo urbano mostra como as autoridades francesas estão validando a bicicleta como meio de transporte diário e a promovendo como uma das melhores opções de transporte em horários de pico, à frente dos automóveis que ocupam mais espaço nas ruas, geram poluição e aumentam a dependência dos combustíveis fósseis.

No mês passado essa ideia começou a ser implementada por 20 empresas que aderiram ao plano criado pelo Ministério da Ecologia, Desenvolvimento Sustentável e Energia, e vai beneficiar 10 mil ciclistas e trabalhadores.

A seguir, veja como a estratégia funciona:

O plano do governo definiu que a cada quilômetro percorrido os ciclistas receberão 25 centavos de euro.

O projeto será avaliado no final de 2014, será analisado o aumento dos deslocamentos em bicicleta, quais meios de transporte foram substituídos e quais fatores agiram positivamente e negativamente no sucesso dessa iniciativa.

Busca-se aumentar o uso da bicicleta de 2,4% para 50%, que equivale a 800 quilômetros diários caso a distância média de cada percurso seja de 3,5 quilômetros. Essa cifra poderá aumentar consideravelmente durante os próximos anos em que o plano permanecerá em vigor.

Esta medida está entre as estratégias da cidade para incentivar os deslocamentos a pé e de bicicleta e, assim, reduzir a poluição ambiental, o congestionamento nas ruas e promover uma vida mais saudável para para os cidadãos.

Com este plano a França se junta a países como a Alemanha, a Bélgica e a Holanda, que oferecem incentivos aos trabalhadores que se deslocam de bicicleta. Na Bélgica esta medida já está em vigor há cinco anos e permitiu que a taxa de percursos de bicicleta chegasse a 8% do total de deslocamentos.

Via Plataforma Urbana. Tradução Maria Julia Martins, ArchDaily Brasil.

Sobre este autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "França começa a pagar pessoas que vão trabalhar de bicicleta" 21 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625817/franca-comeca-a-pagar-pessoas-que-vao-trabalhar-de-bicicleta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.