StavKirker: conheça as igrejas medievais de madeira da Noruega

Na Noruega, as Igrejas Medievais, conhecidas como "StavKirker" (em norueguês, Stav é o termo para um tipo de coluna em madeira e Kirker significa igreja), destacam-se como construções emblemáticas. Elas surgiram no século XI após a conversão ao Cristianismo e refletem a maestria norueguesa na carpintaria naval, herdada dos vikings, transformando a construção em madeira ao inovar nas técnicas construtivas de madeira e transformando estes edifícios em composições esteticamente relevantes.

StavKirker: conheça as igrejas medievais de madeira da Noruega - Imagem 2 de 6StavKirker: conheça as igrejas medievais de madeira da Noruega - Imagem 3 de 6StavKirker: conheça as igrejas medievais de madeira da Noruega - Imagem 4 de 6StavKirker: conheça as igrejas medievais de madeira da Noruega - Imagem 5 de 6StavKirker: conheça as igrejas medievais de madeira da Noruega - Mais Imagens+ 1

StavKirker: conheça as igrejas medievais de madeira da Noruega - Imagem 3 de 6
The Urnesstavkirke. Photo: Nina Aldin Thune. CC BY-SA 3.0 , via Wikimedia Commons

O sistema construtivo dessas igrejas se baseava nas colunas de madeira apoiadas na fundação de pedras, uma técnica inovadora para a época, uma vez que as construções europeias de madeira ainda eram realizadas diretamente no solo durante o século X. Para estabilizar a estrutura, estas colunas eram travadas por vigas, também de madeira, em suas base e topo, conformando uma estrutura rígida em pórticos. Também destacam-se os interiores em tabique simples e o revestimento externo com tábuas de madeira maciça. Por fim, para resistir às neves, as coberturas são bastante inclinadas e realizadas com madeiras resistentes à umidade. 

StavKirker: conheça as igrejas medievais de madeira da Noruega - Imagem 2 de 6
Borgundstavechurch Stave Church. Photo: Glaurung assumed (based on copyright claims)., CC BY-SA 2.5 , via Wikimedia Commons

No auge da Idade Média, cerca de duas mil igrejas de madeira foram construídas, mas o número declinou drasticamente após a reforma luterana no século XIX, resultando na demolição de muitas delas. Atualmente, cerca de trinta StavKirker sobrevivem na Noruega, algumas com peças de madeira preservadas por mais de um milênio.

StavKirker: conheça as igrejas medievais de madeira da Noruega - Imagem 5 de 6
Heddal Stave Church. Photo: © 2005 J. P. Fagerback {{BSD}}, via Wikimedia Commons

Embora outros países do norte da Europa tenham construído igrejas semelhantes em madeira, a Noruega se destaca na preservação e estudo dessas construções medievais, que são consideradas exemplos representativos da tecnologia construtiva da época, além de conter símbolos da herança arquitetônica e cultural nacional, representando a principal contribuição da Noruega para o patrimônio arquitetônico europeu.

StavKirker: conheça as igrejas medievais de madeira da Noruega - Imagem 6 de 6
Fantoft Stave Church. Photo: Chtoude, CC BY-SA 3.0 , via Wikimedia Commons

Fonte: Construções Icónicas em Madeira - As “StavKirker” (Igrejas de colunas) norueguesas

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "StavKirker: conheça as igrejas medievais de madeira da Noruega" 11 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012073/stavkirker-conheca-as-igrejas-medievais-de-madeira-da-noruega> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.