Foster + Partners lança kit de realidade virtual/aumentada para design inclusivo

A equipe de Pesquisa e Desenvolvimento Aplicado da Foster + Partners criou o VARID (Realidade Virtual e Aumentada para Design Inclusivo). Desenvolvido em colaboração com a City (University of London) e o Laboratório PEARL da UCL (University College London), o VARID é um conjunto de ferramentas de design que utiliza tecnologias de realidade virtual e aumentada. Seu objetivo é apoiar acadêmicos, designers e arquitetos na compreensão de como pessoas com deficiência visual percebem o ambiente ao seu redor.

De acordo com a equipe de pesquisa e desenvolvimento aplicado, diversas deficiências visuais, como a degeneração macular relacionada à idade e o glaucoma, afetam uma parte significativa da população mundial. Projeções indicam que, à medida que as sociedades envelhecem, o número desses casos pode dobrar nas próximas três décadas. O foco está na importância de os arquitetos projetarem espaços inclusivos que tornem a vida, o trabalho e a visita a locais confortáveis para todos.

Foster + Partners lança kit de realidade virtual/aumentada para design inclusivo - Imagem 2 de 3
Cortesia de Foster + Partners

Utilizando técnicas de processamento de imagem em tempo real, o VARID simula diversos sintomas de perda de visão, como distorção, embaçamento ou perda de visão periférica. Essa utilidade, desenvolvida inicialmente para um jogo, opera em conjunto com vários dispositivos de realidade virtual e aumentada disponíveis comercialmente. Além disso, o VARID utiliza conceitos orientados por dados para possibilitar simulações personalizadas com base nos resultados de testes clínicos.

Além de auxiliar em diversas fases do projeto, como a definição de massa, escolha de materiais e cores, os pesquisadores da UCL e da City testaram, expandiram e validaram as capacidades do VARID. Por meio do aprimoramento do conhecimento sobre o comportamento humano e experiências espaciais, essa técnica auxilia na criação de ambientes mais inclusivos. Atualmente, o VARID está disponível para download e uso através do Github.

Foster + Partners lança kit de realidade virtual/aumentada para design inclusivo - Imagem 3 de 3
Cortesia de Foster + Partners

A Foster + Partners recentemente anunciou planos para a Mayo Clinic em Rochester, Minnesota. Uma iniciativa de longo prazo intitulada "Bold. Forward. Unbound.", alinhada aos valores da Mayo Clinic de "curar, conectar e transformar a saúde globalmente". Além disso, o estúdio divulgou os planos para um novo projeto de uso misto no coração de Miami Beach. "The Aalton" é um edifício de seis andares que tem comércio no térreo, além de escritórios e espaços residenciais. Por fim, a F+P foi escolhida pelo Türkiye Design Council para contribuir na revitalização da histórica província de Hatay, uma área gravemente danificada pelo terremoto de magnitude 7.8 em fevereiro deste ano.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Foster + Partners lança kit de realidade virtual/aumentada para design inclusivo" [Foster + Partners Designs VARID: A VR/AR Toolkit for Inclusive Design] 09 Jan 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011628/foster-plus-partners-lanca-kit-de-realidade-virtual-aumentada-para-design-inclusivo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.