Empurrando os limites com bambu: um estudo de caso de engenharia estrutural

Em um mundo lidando com desafios ambientais, arquitetos e engenheiros visionários estão cada vez mais inclinados a soluções mais sustentáveis. Enquanto o aço e o concreto dominaram por muito tempo a indústria da construção, o bambu está agora entrando em destaque como uma alternativa convincente. Graças à sua combinação potente de resistência, flexibilidade e sustentabilidade, tem se tornando rapidamente o material escolhido por aqueles interessados em empurrar os limites da arquitetura sustentável.

Conectado a este momento transformador no design sustentável está a chegada oportuna da série de eBooks 'Estruturas de Bambu', na qual este artigo se baseia. Atuando como um ponto de referência no campo, o primeiro volume se concentra no processo de design estrutural por trás do Templo Luum - uma aula magistral em engenharia de bambu. O guia serve como mais do que apenas um texto teórico; é um manual abrangente repleto de insights do mundo real, pesquisa de ponta e expertise prática."

O uso do bambu como material estrutural está longe de ser um fenômeno novo; tem uma história rica que remonta a milhares de anos. Apesar de suas raízes antigas, grande parte desse conhecimento tradicional foi subestimado à medida que o setor moderno da construção se concentrava excessivamente em materiais à base de minerais. Hoje, no entanto, o bambu está passando por um ressurgimento global, trazendo à tona uma mistura harmoniosa de sabedoria antiga com engenharia moderna. Essa fusão não apenas oferece novos caminhos para a arquitetura sustentável, mas também parece uma evolução há muito esperada e inevitável da indústria da construção.

O Luum Temple: um ícone de projetos sustentáveis

Aninhado nas exuberantes paisagens de Tulum, no México, o Templo Luum é mais do que uma maravilha arquitetônica impressionante; é um exemplo pioneiro do que acontece quando a sabedoria tradicional encontra a engenharia moderna. Projetada para resistir a ventos de furacão de 250 km/h e forças sísmicas significativas, esta estrutura incorpora as possibilidades cativantes que surgem quando aproveitamos as propriedades únicas do bambu como material estrutural.

Empurrando os limites com bambu: um estudo de caso de engenharia estrutural - Imagem 6 de 12
Luum Temple / CO-LAB Design Office. Image © César Béjar

A visão arquitetônica foi concebida por CO-LAB Design Office, ganhou vida pela Architectura Mixta e foi inspirada pelo trabalho icônico do lendário arquiteto Felix Candela. A engenharia foi liderada por Esteban Morales, que descreve o sistema estrutural como cinco paraboloides hiperbólicos interseccionados feitos de arcos de bambu e vigas de bambu divididas.

A razão resistência-peso do bambu muitas vezes supera a do aço, tornando-o não apenas forte, mas também leve. A flexibilidade é outra vantagem: especialmente quando usado em forma dividida, o bambu permite que os arquitetos criem formas orgânicas e fluidas que desafiam as limitações geométricas tradicionais, facilitando a adoção de abordagens estruturais inovadoras que dependem da rigidez da forma e da biomimética. O rápido crescimento do bambu e sua capacidade de sequestrar carbono também o tornam uma alternativa ambientalmente superior aos materiais de construção tradicionais, incluindo madeira.

Empurrando os limites com bambu: um estudo de caso de engenharia estrutural - Imagem 3 de 12
Luum Temple / CO-LAB Design Office. Image © César Béjar

Por outro lado, trabalhar com bambu também requer cuidados especiais em certos aspectos. Devido à sua natureza leve, uma atenção especial deve ser dada às fundações, contraventamentos e rigidez estrutural, que são essenciais para contrabalançar sua vulnerabilidade às forças do vento. Embora a baixa resistência ao cisalhamento do bambu apresente um desafio, uma compreensão adequada de suas propriedades permite sistemas criativos para compensar isso, e um foco crítico no tratamento também é indispensável. O material também pode ser propenso a ataques de insetos e tem uma vida útil limitada, tornando importante incluir abordagens proativas de "preservação por design" como parte integrante de qualquer construção baseada em bambu.

Empurrando os limites com bambu: um estudo de caso de engenharia estrutural - Imagem 12 de 12
Bamboo splits, secured by straps and pins produce well-suited structural elements. Image © Luum Temple: A Practical Guide to Engineering Split Bamboo Spatial Gridshells

O Templo Luum consegue um equilíbrio entre essas vantagens e desafios. O diafragma do telhado interconectado, por exemplo, é feito de camadas cruzadas de tapetes de bambu - uma referência moderna a técnicas empíricas do passado que conferem à estrutura uma resistência impressionante às cargas laterais. Para levar em conta a flexibilidade e o movimento natural do bambu, a estrutura incorpora fundações articuladas e um anel central de compressão. Essa abordagem não apenas aproveita os pontos fortes intrínsecos do bambu, mas também contorna suas limitações, demonstrando uma forma de construir de maneira sustentável e inovadora.

O processo de engenharia

Uma característica marcante do projeto do Templo Luum foi sua integração bem-sucedida de conceitos de engenharia de bambu atualizados com uma estrutura arquitetônica atemporal. Em vez de seguir procedimentos padrão, a equipe de engenharia adentrou novos territórios desenvolvendo métodos personalizados, ao mesmo tempo em que aderindo a padrões internacionalmente reconhecidos. Essa abordagem inventiva navegou com habilidade pelo intrincado arcabouço regulatório do México em relação à construção de bambu e também estabeleceu um sólido precedente para futuros projetos com bambu.

O fluxo de trabalho técnico do projeto foi facilitado por um conjunto robusto de software. O processo de design estrutural começou com o AutoCAD 3D, onde a geometria da estrutura foi modelada e compatibilizada para as etapas seguintes. Em seguida, a análise estrutural foi realizada usando o software especializado de análise estrutural SAP2000 v.14.

Empurrando os limites com bambu: um estudo de caso de engenharia estrutural - Imagem 9 de 12
AutoCAD geometry for export to SAP2000 V.14. Image by Esteban Morales. Image © Luum Temple: A Practical Guide to Engineering Split Bamboo Spatial Gridshells
Empurrando os limites com bambu: um estudo de caso de engenharia estrutural - Imagem 4 de 12
The structure’s 3D Model as seen in structural software SAP2000.. Image © Luum Temple: A Practical Guide to Engineering Split Bamboo Spatial Gridshells

A estrutura foi dividida em três principais tipos de elementos para orientar o processo de design:

1. Arcos, estendendo-se nas bordas da estrutura e radialmente a partir do centro;
2. Vigas, estendendo-se em camadas e conectando os arcos principais em várias camadas;
3. Diafragma do telhado, formado pela superfície rígida resultante de várias camadas de triangulação de vigas e entrelaçamento dividido abaixo do telhado.

Como o projeto está localizado em uma região propensa a ventos de furacão e atividades sísmicas, a estratégia de engenharia enfatizou a rigidez da forma, a triangulação e um diafragma robusto. Esses elementos foram especificamente selecionados para compensar as forças laterais que poderiam comprometer a estrutura. Consequentemente, cada componente na estrutura foi interconectado e projetado para funcionar de forma coesa, garantindo resiliência contra algumas das forças mais extremas da natureza.

Em termos de magnitude de carga, cargas sísmicas consideráveis e cargas de vento de furacão de 250 km/h governaram o projeto. Essas cargas foram combinadas com cargas mortas (peso da estrutura e do telhado) e cargas vivas para obter as forças internas de projeto para cada elemento da estrutura. Para isso, o método de tensão admissível foi empregado, cumprindo a abordagem mais adequada para o design estrutural de bambu. As cargas foram então multiplicadas pelo coeficiente de carga prescrito para cada uma das combinações de carga necessárias de acordo com os códigos estruturais específicos de bambu. Finalmente, as forças internas máximas encontradas nos elementos mais estressados do arco, vigas e diafragma do telhado foram considerados para o design final dos elementos estruturais.

Empurrando os limites com bambu: um estudo de caso de engenharia estrutural - Imagem 5 de 12
Wind-induced displacements highlighted in blue, indicating areas of maximum movement. Image © Luum Temple: A Practical Guide to Engineering Split Bamboo Spatial Gridshells

Equipados com insights estruturais, como as forças internas atuantes na estrutura para cada combinação de carga, os componentes estruturais foram projetados com base em códigos de construção específicos para bambu, como o NSR-10 (Colômbia) e o ISO 22156 (Internacional). Em seguida, o software especializado, como WoodWorks® Connections, SFS Timber Work e APF Wood Joint, foi utilizado para o projeto dos elementos de ligação entre os componentes estruturais.

Na parte mais superior da estrutura, os arcos principais convergem, interligados por um anel central de compressão em aço. Essa característica de design garante que a ponta de cada arco convirja em direção a um ponto centralizado, lembrando os braços radiantes de uma estrela. Fazendo um paralelo com as asas de um avião, que flexionam e oscilam até certo ponto durante o voo para evitar falhas estruturais, as estruturas de bambu adotam um princípio de engenharia semelhante. Para garantir que os componentes de bambu possam flexionar e se adaptar durante eventos adversos, como tempestades ou terremotos, sem se romperem, o anel central de compressão incorpora conexões articuladas robustas, conforme ilustrado nas imagens subsequentes.

Empurrando os limites com bambu: um estudo de caso de engenharia estrutural - Imagem 7 de 12
Top view of the Luum Temple's structural compression ring during construction. Courtesy of CO-LAB design office. Image © Luum Temple: A Practical Guide to Engineering Split Bamboo Spatial Gridshells
Empurrando os limites com bambu: um estudo de caso de engenharia estrutural - Imagem 11 de 12
Detail schematic of the Luum Temple's structural compression ring. Image © Luum Temple: A Practical Guide to Engineering Split Bamboo Spatial Gridshells

Neste projeto, foi realizada uma análise detalhada para determinar as conexões mecânicas na base. Projetadas de forma articulada, semelhante ao anel central de compressão, as conexões entre os arcos de bambu e a fundação permitem movimento rotativo. Essa estratégia de design garante que os elementos de bambu sejam poupados de forças excessivas de cisalhamento e flexão, que não são suas principais características. Em vez disso, o bambu experimenta principalmente forças de tração e compressão paralelas às suas fibras.

Empurrando os limites com bambu: um estudo de caso de engenharia estrutural - Imagem 10 de 12
The foundation system stabilizes against uplift while accommodating the arches' movements. Image © Luum Temple: A Practical Guide to Engineering Split Bamboo Spatial Gridshells
Empurrando os limites com bambu: um estudo de caso de engenharia estrutural - Imagem 2 de 12
Detail of the hinged connections at the base of the Luum Temple during its construction. Courtesy of CO-LAB design office. Image Courtesy of CO-LAB design office

Como vimos, o bambu não é apenas um recurso renovável de crescimento rápido - é um material estrutural com o potencial de mudar o cenário da arquitetura sustentável nas próximas décadas. Desde suas raízes históricas até suas aplicações modernas, o bambu prova que quando a tradição encontra a inovação, a magia acontece.

Desbloqueando o Potencial das Estruturas de Bambu

Para aqueles que estão seriamente empenhados em liderar a próxima onda da construção sustentável e compreender os aspectos práticos do uso do bambu como material estrutural, a série de eBooks "Estruturas de Bambu" pode ser um guia essencial. Esta publicação recente mergulha fundo em metodologias, detalhes de design e aplicações de exemplo, servindo como um recurso inestimável tanto para iniciantes quanto para especialistas na área. Desenvolvido com base nos métodos de cálculo estrutural usados no projeto do Templo Luum, este primeiro volume aborda uma lacuna de recursos esperada há muito tempo, oferecendo uma visão clara do design estrutural de bambu para um público mais amplo.

Saiba mais sobre o eBook 'Estruturas de Bambu' aqui.

Empurrando os limites com bambu: um estudo de caso de engenharia estrutural - Imagem 8 de 12
© Luum Temple: A Practical Guide to Engineering Split Bamboo Spatial Gridshells

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Istchuk , Rodrigo . "Empurrando os limites com bambu: um estudo de caso de engenharia estrutural" [Pushing Boundaries with Bamboo: A Structural Engineering Case Study] 22 Out 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007665/empurrando-os-limites-com-bambu-um-estudo-de-caso-de-engenharia-estrutural> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.