Catedral de Notre Dame em Paris recebe nova torre e cobertura em madeira

Em 15 de abril de 2019, um incêndio devastador ocorreu na famosa Catedral de Notre Dame em Paris, França. O fogo causou danos significativos à estrutura histórica, que é um marco na cidade e um símbolo da arquitetura gótica francesa. A catedral está desde então passando por obras de restauração e deve reabrir ao público em 2024. Ao longo do processo de restauro, as metodologias de limpeza interna foram debatidas e a carpintaria foi totalmente substituída por artesãos especializados em madeira e técnicas medievais.

Catedral de Notre Dame em Paris recebe nova torre e cobertura em madeira - Imagem 2 de 7Catedral de Notre Dame em Paris recebe nova torre e cobertura em madeira - Imagem 3 de 7Catedral de Notre Dame em Paris recebe nova torre e cobertura em madeira - Imagem 4 de 7Catedral de Notre Dame em Paris recebe nova torre e cobertura em madeira - Imagem 5 de 7Catedral de Notre Dame em Paris recebe nova torre e cobertura em madeira - Mais Imagens+ 2

Catedral de Notre Dame em Paris recebe nova torre e cobertura em madeira - Imagem 3 de 7
via Shutterstock | AuroraGiampaoli

A fase de limpeza interna de Notre Dame ocorreu durante o segundo semestre de 2022. O processo começou com a aplicação de uma pasta de látex em toda a alvenaria interna. Quando o látex é removido alguns dias depois, a poeira e a sujeira são removidas das paredes, tornando-as "iluminadas". Embora a limpeza tenha sido um grande sucesso, muitos críticos argumentam que o resultado da pasta não está conforme o estado original da catedral. Além disso, os críticos afirmam que se trata de uma distorção da relíquia de 850 anos e da tradição católica.

Catedral de Notre Dame em Paris recebe nova torre e cobertura em madeira - Imagem 4 de 7
© Francoi Mori/AP | Reconstrução das treliças de madeira usando técnicas medievais

O incêndio devastador de 2019 destruiu a estrutura complexa do telhado do local de patrimônio mundial. De fato, devido à grande quantidade de madeira usada no telhado, ele costumava ser chamado de La Forêt, "A Floresta" em francês. Essa estrutura se apresentou como um grande problema, com alguns dizendo que seria impossível reconstruí-la simplesmente devido à quantidade de árvores utilizadas em sua construção. Os restauradores recorreram a artesãos em Guédelon, um castelo em construção a 2 horas ao sul de Paris, onde os carpinteiros são treinados em carpintaria medieval. O projeto de Guédelon é um experimento arqueológico, um castelo construído apenas com as ferramentas e os métodos disponíveis na Idade Média e com material de origem local. Hoje, Guédelon desempenha um papel imprevisto e vital na restauração de La Forêt de Notre Dame.


Artigo Relacionado

Fundação Norman Foster e Arup entregam masterplan para reconstrução de Kharkiv

Em fevereiro de 2023, foi erguida a estrutura de andaimes que iniciará o processo de restauração do famoso pináculo do século XIX. Projetada pelo arquiteto Eugene Viollet-le-Duc, o pináculo de madeira foi um dos momentos mais marcantes do incêndio em 2019. Na verdade, este estava sendo restaurado quando o incêndio começou. Uma versão idêntica da torre foi feita com os mesmos materiais originais. Foram encontradas 1.400 árvores de carvalho francês para a nova estrutura, e ela será reconstruída precisamente conforme os desenhos de Viollet-le-Duc. O relatório oficial pretende produzi-la com "autenticidade, harmonia e coerência desta obra-prima da arquitetura gótica".

Catedral de Notre Dame em Paris recebe nova torre e cobertura em madeira - Imagem 2 de 7
via Shutterstock | UlyssesPixel

Os esforços da restauração estão em andamento e progresso está sendo feito. O processo de reconstrução está previsto para ser concluído em 2024, mas especialistas afirmam que ela não estará pronta a tempo. Em agosto de 2022, a Ministra da Cultura da França, Rima Abul-Malak, estava confiante de que a catedral seria inaugurada a tempo dos Jogos Olímpicos que serão realizados em Paris em 2024. No entanto, como os jogos acontecem de 26 de julho a 11 de agosto de 2024, pode ser complicado. O ambiente construído de Paris tem passado por mudanças rápidas para acompanhar as preocupações e necessidades contemporâneas. Em junho, a cidade restabeleceu oficialmente uma regra que limita a altura dos novos edifícios na capital francesa a 37 metros, ou 12 andares. Em agosto, o Ministério do Turismo da França anunciou uma iniciativa nacional para incentivar os visitantes a descobrir atrações menos populares no país, em um esforço para aliviar a pressão sobre as cidades maiores.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Catedral de Notre Dame em Paris recebe nova torre e cobertura em madeira" [Notre Dame Cathedral Rebuilds Timber Roof and Regains Spire] 24 Set 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006313/catedral-de-notre-dame-em-paris-recebe-nova-torre-e-cobertura-em-madeira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.