Seminário Internacional HABIS 30 ANOS: ensino, pesquisa, extensão e atuação nos territórios rurais e na área tecnológica da arquitetura

Nos dias 07 e 08 de agosto de 2023 acontecerá, no Auditório Paulo de Camargo e Almeida, o Seminário Internacional HABIS 30 ANOS: Trajetória de ensino, pesquisa, extensão e atuação nos territórios rurais e na área tecnológica da arquitetura e construção

Em março de 2023, o Grupo de Pesquisa em Habitação e Sustentabilidade (HABIS) – o primeiro grupo de pesquisa a ser criado no IAU/USP – completou 30 anos. Fundado pela Profa. Akemi Ino (IAU/USP) e pelo Prof. Ioshiaqui Shimbo (UFSCar), seus primeiros trabalhos estiveram relacionados aos estudos sobre a cadeia produtiva da madeira, bem como à introdução da madeira na formação de arquitetos e urbanistas e à concepção de tecnologias construtivas em madeira, aplicadas em edifícios habitacionais e institucionais.

A partir do início dos anos 2000, quando o debate sobre a sustentabilidade passou a integrar suas linhas temáticas, outras questões também foram ganhando espaço no conjunto de projetos e pesquisas que seria coordenado pelo HABIS, como: a produção habitacional em assentamentos rurais; o exercício da assessoria técnica articulado às atividades de ensino, pesquisa e extensão; a formação complementar de estudantes, pesquisadores e trabalhadores da arquitetura e construção, por meio de disciplinas e modalidades de Canteiro Escola; o estudo sobre os materiais construtivos ditos “não convencionais”, associado ao desenvolvimento de tecnologias construtivas em madeira, terra crua e bambu; as formas de organização do trabalho nos canteiros de obras (autogeridos e empresariais); os arranjos produtivos promovidos no âmbito de programas habitacionais; a organização de empreendimentos coletivos autogestionários; e, por fim, a produção teórico-científica sobre os conceitos de habitat camponês e tecnologias construtivas de baixo carbono.

Buscando reunir as pessoas que fizeram e fazem parte da história do Grupo HABIS, além de demais interessados, este Seminário Internacional pretende colocar em debate esses e outros assuntos, destacando seus impactos e suas relevâncias nos aspectos científico, técnico e político da arquitetura, do urbanismo e da construção. O evento também tem o objetivo de ressaltar e discutir as contribuições do Grupo HABIS, ao longo destas três décadas, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão do IAU/USP, considerando as possibilidades e os desafios para sua continuidade, tanto no presente quanto no futuro.

Inscrições gratuitas pelo link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScAXnwZqySuMauLqyEmj6loZSvzV0LTW0L5cgurumYLdEQwug/viewform

Haverá transmissão online pelo canal do IAU/USP, no YouTube!

Esperamos vocês!

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Seminário Internacional HABIS 30 ANOS: ensino, pesquisa, extensão e atuação nos territórios rurais e na área tecnológica da arquitetura" 21 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004392/seminario-internacional-habis-30-anos-ensino-pesquisa-extensao-e-atuacao-nos-territorios-rurais-e-na-area-tecnologica-da-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.