Mapeando o futuro da arquitetura e dos materiais de construção derivados do cânhamo

Nos últimos anos, o foco em materiais sustentáveis, alinhados à agenda ecológica e de baixo carbono se intensificou na indústria da arquitetura. Em meio a esse interesse, a arquitetura derivada do cânhamo está gradualmente ganhando força e escala global. Materiais à base de cânhamo surgiram como uma alternativa favorável aos industrializados tradicionais, apresentando uma infinidade de benefícios que poderiam revolucionar a indústria da construção. Apesar de sua grande promessa, vários obstáculos impedem a adoção generalizada do cânhamo, inibindo seu potencial transformador na indústria da construção.

Mapeando o futuro da arquitetura e dos materiais de construção derivados do cânhamo - Imagem 2 de 5Mapeando o futuro da arquitetura e dos materiais de construção derivados do cânhamo - Imagem 3 de 5Mapeando o futuro da arquitetura e dos materiais de construção derivados do cânhamo - Imagem 4 de 5Mapeando o futuro da arquitetura e dos materiais de construção derivados do cânhamo - Imagem 5 de 5Mapeando o futuro da arquitetura e dos materiais de construção derivados do cânhamo - Mais Imagens

O cânhamo, estimado como uma das primeiras plantas cultivadas pela humanidade, possui uma história que se estende por milênios. Como uma variação da planta Cannabis Sativa, o cânhamo tem sido utilizado de várias maneiras ao longo dos tempos, incluindo têxteis, alimentos e medicamentos. Vestígios de tecidos de cânhamo datados de 8.000 a.C. foram descobertos na antiga Mesopotâmia, testemunho de sua presença duradoura na civilização humana. No século VI, na França, os merovíngios utilizaram argamassa de cânhamo na construção de pontes, enquanto os romanos reforçavam seus edifícios com argamassa infundida com fibras de cânhamo. Hoje, os caules fibrosos do cânhamo possuem um imenso potencial como recurso renovável para a indústria da construção. Inovações como o "hempcrete", tijolos de cânhamo, "fibroboard" de cânhamo e até mesmo madeira de cânhamo estão sendo desenvolvidas por cientistas em todo o mundo, destacando as várias propriedades e aplicações da planta.

Mapeando o futuro da arquitetura e dos materiais de construção derivados do cânhamo - Imagem 5 de 5
Casa Flat / Practice Architecture + Material Cultures. Imagem © Oskar Proctor

No campo dos materiais de construção sustentáveis, o cânhamo emergiu como um forte concorrente. Renomado por sua natureza ecologicamente correta, ele é um recurso renovável e biodegradável amplamente disponível por meio do cultivo. Suas propriedades isolantes e acústicas, aliadas à sua capacidade de regular os níveis de umidade, tornam-no uma escolha ideal para projetos de construção. O "hempcrete" é resistente a pragas, deterioração e mofo, e absorve e armazena ativamente dióxido de carbono na atmosfera. Os tijolos de cânhamo proporcionam estabilidade e isolamento acústico impressionante, enquanto seu efeito ionizante permite a remoção de poeira fina, fungos e bactérias do ar circundante. Com propriedades não tóxicas, os materiais à base de cânhamo promovem ambientes internos mais saudáveis.


Artigo Relacionado

As diversas qualidades do Hempcrete como um material natural sustentável

Comparado às árvores, o cultivo de cânhamo requer significativamente menos terra e também possui uma taxa de crescimento rápida. Em uma indústria da construção em rápida evolução, essas virtudes beneficiam a crescente demanda por construção ecologicamente correta em ritmo acelerado. Científica e agronomicamente, o cânhamo está posicionado como um material ideal para liderar uma revolução na construção sustentável, oferecendo aos arquitetos um terreno fértil para experimentação. Apesar de suas múltiplas propriedades benéficas, uma pergunta paira: Quais obstáculos dificultam a adoção generalizada do cânhamo pela indústria da construção?

Mapeando o futuro da arquitetura e dos materiais de construção derivados do cânhamo - Imagem 2 de 5
Renovação do Beijing MM Farm Hotel / Domain Architects. Imagem © Haiting Sun

A jornada rumo à ampla adoção de materiais construtivos à base de cânhamo encontra múltiplos desafios que dificultam sua implementação em grande escala. O maior obstáculo são as leis e regras complicadas que envolvem o cânhamo. Com sua associação histórica à maconha, o cânhamo é classificado como uma substância controlada em certas jurisdições. Essa categorização impõe limitações ao cultivo, processamento e transporte de cânhamo e materiais à base dele. Embora os cenários regulatórios estejam gradualmente evoluindo em regiões como Europa e América do Norte, o restante do mundo, especialmente países em desenvolvimento onde a planta cresce naturalmente, está atrasado.

Em muitas regiões, a infraestrutura necessária para o cultivo em larga escala e processamento de cânhamo permanece subdesenvolvida. Equipamentos e conhecimentos especializados são fundamentais para o cultivo de cânhamo, e instalações de processamento são necessárias para extrair fibras dos caules. Além disso, o uso de materiais à base de cânhamo na arquitetura é relativamente novo, levando a uma falta de conscientização e compreensão entre os arquitetos.

Mapeando o futuro da arquitetura e dos materiais de construção derivados do cânhamo - Imagem 3 de 5
Uma amostra de HempCrete. Imagem cortesia de GoHemp

A ausência de códigos e certificações de construção padronizados em relação ao uso de cânhamo também dificulta seu uso regular. Os códigos de construção muitas vezes demoram para se adaptar a inovações e há falta de progresso no campo arquitetônico derivado do cânhamo. A falta de códigos e certificações padronizados restringe a integração de materiais à base de cânhamo em projetos e cria problemas para obter as aprovações necessárias. Para superar esse desafio, é necessária uma colaboração entre as partes interessadas do setor e os órgãos reguladores a fim de criar códigos de construção que considerem as qualidades especiais e usos de materiais à base de cânhamo.

Mapeando o futuro da arquitetura e dos materiais de construção derivados do cânhamo - Imagem 4 de 5
Casa Flat / Practice Architecture + Material Cultures. Imagem © Oskar Proctor

Embora a demanda por materiais de arquitetura à base de cânhamo continue crescendo e evoluindo, ainda existe uma barreira a ser superada. Potenciais clientes e investidores podem ter reservas sobre a aceitabilidade, desempenho e estética dos materiais à base de cânhamo, o que impacta sua demanda no mercado. Reformas nos marcos legais, investimentos em infraestrutura, incentivo à educação e campanhas de conscientização, estabelecimento de normas do setor e pesquisa para aprimorar os processos de produção são passos essenciais para superar os muitos obstáculos que acompanham a construção com cânhamo em todo o mundo.

À medida que os esforços de pesquisa e desenvolvimento continuam, a expansão das ofertas de produtos de construção à base de cânhamo está direcionando o ambiente construído para uma forma mais sustentável. Abraçar biomateriais, como o cânhamo, que são obtidos localmente, atóxicos e têm impacto ecológico mínimo, é essencial para o futuro da indústria da construção. Ao aproveitar a versatilidade e os benefícios do cânhamo, a indústria da arquitetura pode abrir caminho para um futuro mais verde, no qual o ambiente construído coexista harmoniosamente com o mundo natural.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gattupalli, Ankitha. "Mapeando o futuro da arquitetura e dos materiais de construção derivados do cânhamo" [Mapping the Future of Hemp Architecture and Construction Materials: Revolutionizing the Industry ] 06 Ago 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003756/mapeando-o-futuro-da-arquitetura-e-dos-materiais-de-construcao-derivados-do-canhamo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.