O estúdio de projeto de Daniel Becker desenvolveu um engenhosos sistema de iluminação modular que consiste em três módulos diferentes que podem ser dispostos em várias configurações, criando estruturas tridimensionais. SPARKS, que utiliza a tecnologia LED, é inspirado em formas geométricas e estruturas moleculares, adaptando-se facilmente a qualquer situação arquitetônica e gerando possibilidades de arranjo quase infinitas.
Mais detalhes a seguir.
A inspiração para a origem do projeto é a observação de formas geométricas regulares combinadas a modelos biológicos, como galhos de árvores e estruturas de cobertura.
Durante o processo, analisaram-se as conexões lógicas dos ângulos em figuras geométricas complexas nas quais os módulos de Sparks se inspiram. O objetivo é, sempre, moldar um arranjo dinâmico, independente de como se conectam os módulos.
Tecnicamente, os módulos são feitos a partir de conectores e tubos de alumínio soldados. Cada módulo pode rotacionar livremente 360°, o que torna todo o sistema adaptável a cada situação arquitetônica.
A instalação pode ser afixada ao teto, paredes, cantos e ao redor de pilares. Todas as conexões elétricas permanecem ocultas no interior dos tubos e, por se utilizar LEDs para a iluminação, o sistema se mostra bastante eficiente.
Projeto: Daniel Becker
Material: Alumínio pintado
Fabricante: Quasar Holland (desde 2013)
Ano do projeto: 2009 – 2013
Fotografias: Cortesia de Daniel Becker