Escola de Ensino Fundamental FDE Campinas F1 / MMBB Arquitetos

Escola de Ensino Fundamental FDE Campinas F1 / MMBB Arquitetos - Mais Imagens+ 31

  • Arquitetos: MMBB Arquitetos; MMBB Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2003
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Kon
  • Colaboradores: Eduardo Ferroni, M·rcia Terazaki, Jaques Rordorf, Marina Sabino, Paula Cardoso, Renata Vieira e Thiago Rolemberg
  • Arquitetos Responsáveis: Fernando de Mello Franco, Marta Moreira e Milton Braga
  • Cidade: Campinas
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da escola fez parte de um grupo de 4 projetos pilotos desenvolvidos pela FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação – para definir o padrão e experimentar a aplicação de um sistema estrutural pré-fabricado.

Planta Pavimento Térreo

Escola de Ensino Fundamental FDE Campinas F1 / MMBB Arquitetos - Mais Imagens+ 31

Foi construída em um conjunto habitacional que está sendo implantado em Campinas pelo Governo do Estado de São Paulo.

O terreno localiza-se na entrada do conjunto, numa área reservada para a implantação de equipamentos públicos. Em frente a esta área, na direção em que se desenvolve o conjunto, ao sul, há uma praça, que completa o elenco dos espaços públicos previstos na urbanização.

© Nelson Kon

A implantação da escola orientou as entradas de alunos e funcionários para a praça e localizou no outro lado do terreno, no norte, o pátio aberto.

Cortes

Considerando a pequena idade dos estudantes – a escola é para o ensino fundamental de 1a a 4a série – a exigüidade do terreno e a economia de área construída recomendada pela FDE, o projeto definiu a quadra poliesportiva coberta como o centro do conjunto dos espaços que compõem o programa, construindo assim uma escola ampla e festiva. Aberto em todo o térreo e fechado por elementos vazados nas fachadas, este espaço central, arejado, não prende nem os alunos nem o som.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

O térreo se desenvolve em torno da quadra sem divisões, preservando todo o terreno contínuo, do pátio aberto ensolarado do lado norte às entradas da escola no lado sul, organizadas pelo bloco administrativo. Do mesmo modo, nos andares superiores, os espaços de circulação e convívio também foram organizados ao redor do vazio da quadra, que estabelece assim a conexão do conjunto dos espaços da escola.

O sistema estrutural pré-fabricado de elementos de concreto armado e protendido foi concebido conjuntamente com as equipes dos demais projetos pilotos e com os consultores da FDE e foi definido como um sistema de vigas e pilares de seção retangular solidarizados “in loco” – padrão na indústria brasileira da construção civil.

Tirando partido da solidarização “in loco”, que faz com que a estrutura pré-fabricada tenha um comportamento de estrutura monolítica, e utilizando-se de fechamentos em alvenaria de blocos de concreto, técnica de construção usual que exige um mínimo de manutenção, foram previstos grandes panos contínuos de revestimento pintado sobre as alvenarias e estrutura, os quais, contrapostos ao ritmo dos elementos modulares próprios da construção pré-fabricada, conferem ao conjunto construído o desejado sentido de unidade.

© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Campinas - São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola de Ensino Fundamental FDE Campinas F1 / MMBB Arquitetos" [CHB Campinas F1 State School / MMBB Arquitetos] 07 Set 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-25980/escola-de-ensino-fundamental-fde-campinas-f1-mmbb> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.