O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Onnis Luque

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

CASA NICTÉ-HA / Di Frenna Arquitectos

14:00 - 14 Março, 2019
CASA NICTÉ-HA / Di Frenna Arquitectos, © Onnis Luque
© Onnis Luque

© Onnis Luque © Onnis Luque © Onnis Luque © Onnis Luque + 25

  • Arquitetos

  • Localização

    Cuauhtémoc, México
  • Arquiteto Responsável

    Matia Di Frenna Muller
  • Colaboradores

    Juan Gerardo Guardado Avila, Mariana de la Mora, Victor Romero
  • Área

    518.0 m2
  • Ano do Projeto

    2018
  • Fotografias

Domótica em reformas: é possível tornar inteligente um projeto construído?

11:00 - 8 Março, 2019
Domótica em reformas: é possível tornar inteligente um projeto construído?, © Qingshan Wu
© Qingshan Wu

Embora a capacidade de instalar de forma prática a domótica (automação residencial) de forma prática esteja associada a novos projetos, é possível adaptar um trabalho já construído de maneira relativamente simples. Em pequenas e grandes reformas, esses sistemas podem oferecer uma nova operação automatizada que atenda aos requisitos e necessidades de seus usuários, melhorando a habitabilidade e o conforto de seus espaços, aumentando sua segurança e promovendo economia a longo prazo de dinheiro e energia. Nesse sentido, que considerações devem ser feitas para tornar um projeto de arquitetura "inteligente"?

© Eric Laignel © Zooey Brown © Adrià Goula 'Aquatio Cave Luxury Hotel & SPA' por Simone Micheli, remodelado por AVE. Image © Juergen Eheim + 14

Architectural League de Nova Iorque anuncia vencedores do programa Emerging Voices 2019

15:00 - 8 Fevereiro, 2019

A Architectural League de Nova Iorque anunciou os vencedores do Emerging Voices 2019, um prêmio concedido anualmente a oito indivíduos ou escritórios com sede nos EUA, Canadá ou México. O programa Emerging Voices, que está em sua 37ª edição, procura destacar o trabalho de jovens em ascensão que tem potencial para influenciar o campo da arquitetura.

O programa Emerging Voices é considerado um dos prêmios mais prestigiados da arquitetura norte-americana. Grande parte dos 250 escritórios já premiados passou a ser internacionalmente reconhecida. 

Primeira Escola Rural Produtiva / Bachillerato Rural Digital No.186 + Comunal Taller de Arquitectura

21:00 - 24 Janeiro, 2019
Primeira Escola Rural Produtiva / Bachillerato Rural Digital No.186 + Comunal Taller de Arquitectura, © Onnis Luque
© Onnis Luque

© Onnis Luque © Onnis Luque © Onnis Luque © Onnis Luque + 24

  • Arquitetos

  • Localização

    Tepetzintan, Sierra Nororiental de Puebla, México
  • Equipe

    Micaela Francisco, Presidenta do comitê de construção. Samuel Coyota, Coordenador da construção alvenaria + tarefas comunitárias. Iván Martínez, técnico local especialista em Bambu + oficinas de capacitação. Gaudencio Francisco, técnico local especialista em serralheria. Pablo López, Diretor do Rural Digital No. 186 + coordenação das tarefas estudantis. Isauro Manzano, engenheiro especialista em bambu. União de Cooperativas Tosepan Titataniske
  • Área

    1530.0 m2
  • Ano do Projeto

    2018
  • Fotografias

8 Projetos mexicanos com bambu

07:00 - 16 Novembro, 2018
8 Projetos mexicanos com bambu, Edificio Pórtico Palmeto / TACO taller de arquitectura contextual. Image © Leo Espinosa
Edificio Pórtico Palmeto / TACO taller de arquitectura contextual. Image © Leo Espinosa

Guadalajara, México: un edificio comunitario de muros de bahareque y celosía de carrizo. Image © Pedro Bravo, Sofía Hernández, Francisco Martínez Cafetería Rural Comunitaria Tosepan Kajfen / Proyecto cafeína + Komoni. Image © Patrick López Vivienda en Puebla / Comunal Taller de Arquitectura. Image © Onnis Luque Sport City Oaxaca / Rootstudio + Arquitectos Artesanos. Image © Angel Ivan Valdivia Salazar + 9

O México é um país que vem se destacando no cenário global da arquitetura, com projetos que mesclam elementos tradicionais e contemporâneos de maneiras bastante inventivas. As técnicas construtivas características de cada região e o uso de materiais de acordo com as necessidades térmicas, econômicas ou estéticas, resultam em propostas muito singulares.

Um exemplo disso são os projetos em bambu. Seja como elemento construtivo ou decorativo, usado em revestimentos, fachadas ou coberturas, este material comprovou sua versatilidade frente a materiais mais usuais, como aço ou compostos plásticos.

Embora as pesquisas sobre esse material tenham avançado significativamente nos últimos anos, sabemos que ainda há muito a aprender - e esse conhecimento será reforçado a partir de novos projetos que se baseiam em conhecimentos do passado e os empregam com técnicas atuais. Por isso, apresentamos uma lista de oito projetos no México que exploram o bambu de diferentes modos. 

Residência Coroco 5 / Taller de Arquitectura Miguel Montor

21:00 - 16 Outubro, 2018
Residência Coroco 5 / Taller de Arquitectura Miguel Montor, © Onnis Luque
© Onnis Luque

© Onnis Luque © Onnis Luque © Onnis Luque © Onnis Luque + 38

  • Arquitetos

  • Localização

    Cidade do México, México
  • Arquitetos Autores da Obra

    Miguel Montor, Francisco I. Bustillos
  • Equipe de Projeto

    Carlos Cardona, Diana Amador, Paulina González, Felicia Ureña, Merlina Stephens, Alberto Molina, Jessica Young
  • Construção

    Lorenzo Farfán
  • Área

    145.0 m2
  • Ano do Projeto

    2018
  • Fotografias

Cabeleireiros e barbearias: exemplos em plantas e cortes

07:00 - 15 Outubro, 2018
Cabeleireiros e barbearias: exemplos em plantas e cortes, © Fabián Dejtiar
© Fabián Dejtiar

Embora nos últimos anos os cabeleireiros e barbeiros tenham começado a incorporar diferentes atividades - uma hibridização programática quase necessária hoje - seria apenas a variação dos espelhos e cadeiras que define as diferentes experiências nesses estabelecimentos?

A complexidade da tarefa projetual está em propor alternativas para abordar não apenas uma configuração espacial eficiente como também a estética dos interiores - o que não é fácil quando se dispõe de poucos metros quadrados e deve-se seguir algumas exigências quanto aos equipamentos. 

Entre os projetos publicados em nosso site, compilamos a seguir dez soluções de salões de cabeleireiros e barbearias, acompanhados de seus desenhos. 

16 Projetos mexicanos em madeira

15:00 - 27 Setembro, 2018
16 Projetos mexicanos em madeira, Galería IK LAB / Jorge Eduardo Neira Sterkel. Image Cortesía de IK LAB
Galería IK LAB / Jorge Eduardo Neira Sterkel. Image Cortesía de IK LAB

Vinícola BRUMA / TAC Taller de Arquitectura Contextual. Imagem © Miguel Ángel Mayoral Rodríguez Casa Media Perra / Santos Bolívar. Imagem © Humberto Romero Treehouse Suite / Deture Culsign, Architecture+Interiors. Imagem © The Cubic Studio Apartamentos Artia / AS Arquitectura + CO-LAB Design Office. Imagem © Onnis Luque + 19

A madeira é um material que esteve presente nas construções desde tempos memoráveis e diversas regiões ao redor do mundo a utilizaram de acordo com as necessidades de seus habitantes e as condições climáticas específicas dos lugares. O México é um país extenso, com diversos climas, recursos e modos de vida diferentes, o que fez com que a aplicação da madeira na arquitetura tenha sido feita de diversas formas, desde seu uso estrutural para produzir coberturas nas cabanas maias, até os dias de hoje, onde alguns projetos resgatam estes princípios para aplica-los com outros materiais, produzindo edifícios muito interessantes em termos de espacialidade.

Apesar de se saber que a manutenção deste material não é coisa fácil, já que requer um conhecimento de detalhes muito específico, o resultado das obras é muito atrativo por conta de todas as vantagens e sensações que produzem aos usuários que experimentam espaços onde a matéria cruza com os passos, é gentil ao tato, permite a circulação de ar, é térmico e emana cheiros como nenhum outro material. A seguir, te apresentamos uma lista de alguns projetos selecionados em diversas regiões do México que recorrem à madeira em diversas aplicações.

Projeto de pesquisa analisa a situação atual da habitação tradicional no México

19:00 - 12 Setembro, 2018
Projeto de pesquisa analisa a situação atual da habitação tradicional no México, Retrato de pobladores. Casa Zapoteca. El Zapote, Oaxaca. 2018.. Image © Onnis Luque + Mariana Ordoñez
Retrato de pobladores. Casa Zapoteca. El Zapote, Oaxaca. 2018.. Image © Onnis Luque + Mariana Ordoñez

Casa en la costa. San Felipe, Yucatán. 2017.. Image © Onnis Luque + Mariana Ordoñez Casa en la costa. San Felipe, Yucatán. 2017.. Image © Onnis Luque + Mariana Ordoñez Casa Tzeltal. Tenejapa, Los Altos de Chiapas. 2016.. Image © Onnis Luque + Mariana Ordoñez Casa Mixe. Coatlán, Oaxaca. 2018.. Image © Onnis Luque + Mariana Ordoñez + 41

A tradicional habitação mexicana está sendo rapidamente transformada por uma série de fatores, como a urbanização de áreas rurais, a interrupção da transmissão do conhecimento popular, a perda de bens naturais e as políticas públicas de habitação que negligenciam a importância dos tradicionais sistemas construtivos e promovem materiais industrializados, o que cria imaginários aspiracionais que ressignificam o conceito de moradia digna e resiliente.

Esse panorama conduz à perda do patrimônio arquitetônico tangível e intangível, bem como aos valores arquitetônicos que os povos indígenas desenvolveram ao longo do tempo. Ou seja, não apenas os objetos arquitetônicos correm o risco de desaparecer, mas também o conhecimento por trás da habitação vernacular, bem como sua relação e complexo entendimento do território em que está inserida.

KANSAS 167 / HAUSM2

21:00 - 9 Setembro, 2018
KANSAS 167 / HAUSM2, © Onnis Luque
© Onnis Luque

© Onnis Luque © Onnis Luque © Onnis Luque © Onnis Luque + 24

  • Arquitetos

  • Localização

    Calle Kansas 167, Nápoles, 03840 Cidade do México, CDMX, México
  • Arquiteto

    Carlos Marín
  • Administração e Coordenação

    HAUSM2
  • Área

    1200.0 m2
  • Ano do Projeto

    2018
  • Fotografias

Casa Rio / graciastudio

21:00 - 5 Agosto, 2018
Casa Rio / graciastudio, © Onnis Luque
© Onnis Luque

© Onnis Luque © Onnis Luque © Onnis Luque © Onnis Luque + 21

  • Arquitetos

  • Localização

    Tijuana, México
  • Autor

    Jorge Gracia
  • Equipe de Projeto

    graciastudio
  • Área

    287.0 m2
  • Ano do Projeto

    2015
  • Fotografias

Casa Favela / graciastudio

21:00 - 30 Julho, 2018
© Onnis Luque
© Onnis Luque

© Onnis Luque © Onnis Luque © Onnis Luque © Onnis Luque + 13

  • Arquitetos

  • Localização

    Tijuana, México
  • Construção

    graciastudio
  • Cálculo Estrutural

    Luis García
  • Equipe

    graciastudio
  • Área

    308.0 m2
  • Ano de Projeto

    2014
  • Fotografias

Casa GA2 / graciastudio

17:00 - 28 Julho, 2018
Casa GA2 / graciastudio, © Onnis Luque
© Onnis Luque

© Onnis Luque © Onnis Luque © Onnis Luque © Onnis Luque + 11

  • Arquitetos

  • Localização

    Tijuana, México
  • Autores

    Jorge Gracia
  • Equipe

    graciastudio
  • Área

    378.0 m2
  • Ano

    2015
  • Fotografias

Arquitetura escolar: 70 exemplos em plantas e cortes

07:00 - 10 Julho, 2018
Arquitetura escolar: 70 exemplos em plantas e cortes, © Onnis Luque
© Onnis Luque

Cortesía de Orbe Architecture + Estudio Cavernas + INDA + W.E. Wattanachote + Lasavanich Cortesía de aflalo/gasperini arquitetos Cortesía de Skop Cortesía de Céline Teddé & Jérôme Apack architectes + 211

Escolas e instituições de ensino são estruturas complexas de projetar. Elas devem oferecer uma diversidade de espaços para aprendizado, mas também considerar atividades esportivas e recreacionais. Além de possuírem, geralmente, grandes dimensões, o maior desafio no projeto de edifícios escolares é conceber espaços que fomentem apropriações positivas pelas crianças. A seguir, compilamos 70 projetos escolares acompanhados de seus desenhos que podem servir de inspiração para seus próximos projetos educacionais.

Arquitetura mexicana: 21 exemplos de "celosias" e suas diferentes aplicações

15:00 - 2 Julho, 2018
Arquitetura mexicana: 21 exemplos de "celosias" e suas diferentes aplicações

Estudio Iturbide / Taller de Arquitectura Mauricio Rocha + Gabriela Carrillo. Image Cortesía de Taller de Arquitectura Mauricio Rocha + Gabriela Carrillo Vivienda en Puebla / Comunal Taller de Arquitectura. Imagem © Onnis Luque Juzgados Oral-Penal en Pátzcuaro / Taller de Arquitectura Mauricio Rocha + Gabriela Carrillo. Imagem © Rafael Gamo La Tallera / Frida Escobedo. Imagem © Rafael Gamo + 22

celosia é um elemento da arquitetura mexicana usado para criar uma barreira sutil e permeável entre o interior e o exterior, assemelhando-se, em muitos aspectos, aos cobogós ou muxarabis. 

Empregado por Frida Escobedo em seu recém-inaugurado Serpentine Pavilion, este elemento arquitetônico versátil pode ser constituído de materiais tão diversos quanto blocos cerâmicos e tramas vegetais. A seguir, reunimos 21 exemplos de celosias que podem servir de inspiração para seus próximos projetos.

Casa de praia / [H] arquitectos

21:00 - 12 Junho, 2018
© Onnis Luque
© Onnis Luque

© Onnis Luque © Onnis Luque © Onnis Luque © Onnis Luque + 19

  • Arquitetos

  • Localização

    Mazatlan, México
  • Autores

    Javier Hidalgo, Ezequiel Ruiz, Luis Verdugo, Andrea Perezarce, Juan Manuel Osuna, Guadalupe Jasso
  • Área

    298.0 m2
  • Ano do Projeto

    2017
  • Fotografias

Casa da Árvore / AS Arquitectura

05:00 - 11 Junho, 2018
Casa da Árvore / AS Arquitectura, © Onnis Luque
© Onnis Luque

© Onnis Luque © Onnis Luque © Onnis Luque © Onnis Luque + 27

  • Arquitetos

  • Localização

    Mérida, México
  • Autores

    Alejandra Abreu Sacramento e Xavier Antonio Abreu Sacramento
  • Equipe de Projeto

    Arq. Rafael Torija, Arq. Efraín Góngora, Arq. Carlos Solis, Arq. Pamela Ortega
  • Área

    390.32 m2
  • Ano do Projeto

    2017
  • Fotografias

Faculdade de Artes, UAEM / Rec Arquitectura

17:00 - 10 Junho, 2018
Faculdade de Artes, UAEM / Rec Arquitectura, © Onnis Luque
© Onnis Luque

© Onnis Luque © Onnis Luque © Onnis Luque © Onnis Luque + 25

  • Arquitetos

  • Localização

    Avenida Universidad 1009, Loma Bonita, 62115 Cuernavaca, Mor., México
  • Arquitetos Autores

    Ulises Rodriguez, Ivan Garcia, Gerardo Pérez, Gustavo Lira, Jesus Mondragon, Adrian Suarez, Diana Vazquez, Tania Díaz, Ivan Recoder e Gerardo Recoder
  • Área

    2855.0 m2
  • Ano do Projeto

    2017
  • Fotografias