Dan Gamboa Bohórquez

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Clássicos da Arquitetura: Museu de Antropologia / Pedro Ramirez Vázquez, Rafael Mijares, Jorge Campuzano

Por Dan Gamboa Bohorquez

No ano de 1964 foi inaugurado, na Cidade do México, o Museu Nacional de Antropologia, que desde o Congresso de Americanistas de 1910 vinha sendo uma promessa. Originalmente o museu estava instalado na antiga Casa da Moeda até que se decidiu criar um refúgio cultural que, nas palavras do presidente de então, Adolfo López Mateos, deveria ser um lugar em que "os mexicanos, ao sair dele, ficassem orgulhosos de sua nacionalidade". Foi então que, utilizando um terreno triangular e desmatado pertencente ao Ministério de Comunicações e localizado nas margens do Bosque de Chapultepec, decidiu-se que era hora de iniciar o projeto.

Clássicos da Arquitetura: Museu de Antropologia / Pedro Ramirez Vázquez, Rafael Mijares, Jorge Campuzano - MuseuClássicos da Arquitetura: Museu de Antropologia / Pedro Ramirez Vázquez, Rafael Mijares, Jorge Campuzano - MuseuClássicos da Arquitetura: Museu de Antropologia / Pedro Ramirez Vázquez, Rafael Mijares, Jorge Campuzano - MuseuClássicos da Arquitetura: Museu de Antropologia / Pedro Ramirez Vázquez, Rafael Mijares, Jorge Campuzano - MuseuClássicos da Arquitetura: Museu de Antropologia / Pedro Ramirez Vázquez, Rafael Mijares, Jorge Campuzano - Mais Imagens+ 16

Guia de arquitetura da Cidade do México: 30 lugares que todo arquiteto deveria conhecer

Entre os núcleos mais populosos da América Latina e do mundo, a Cidade do México oferece uma diversidade cultural particular que é evidenciada tanto por suas tradições como por sua arquitetura. A cidade é o principal centro turístico, educativo, cultural, econômico e político do México, apresentando, assim, um enorme panorama para o encontro social entre habitantes e turistas.

Os lugares de interesse arquitetônico -- com exemplos pré-hispânicos, clássicos, modernos e contemporâneos, que vão de Juan O'Gorman e Luis Barragán a Félix Candela e David Chipperfield -- estão espalhados por toda a extensão da cidade e seus espaços públicos. Veja, a seguir, uma lista com os 30 lugares que todo arquiteto deve conhecer.

Guia de arquitetura de Bogotá: 21 lugares que todo arquiteto deveria conhecer

Uma colcha de retalhos costurada anacronicamente no tempo. Assim é Bogotá, uma metrópole que celebra o encontro de diferentes arquiteturas como resultado de um sentimento guiado pela modernidade e pela organicidade. Diversa e multicultural, a cidade tem feito diversos esforços para manter vivo os vestígios de sua história, porém, sem deixar de caminhar em direção a novos modelos formais de pensamento sobre a cidade e a arquitetura. 

Através de 21 lugares, apresentamos um breve guia para percorrer Bogotá, seus espaços cívicos e arquitetura pública, conhecendo um pouco da identidade da cidade.