Alejandra Mora

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Clássicos da Arquitetura: Edifício Copelec / Juan Borchers + Jesús Bermejo + Isidro Suárez

Após o terremoto que destruiu Chillán, iniciou-se uma longa etapa de reconstrução, durante a qual a arquitetura moderna invadiu a cidade. O edifício da Cooperativa Elétrica de Chillán (Copelec), localizado na Rua Maipón, é considerado uma das obras mais importantes da época. O edifício foi projetado pelo escritório de Juan Borchers, formado pelos arquitetos Juan Borchers, Jesús Bermejo e Isidro Suárez em 1962. É uma das poucas obras construídas por Borchers (1910-1975) sendo, juntamente com a Casa Meneses, sua obra mais emblemática.

Declarado Patrimônio Histórico em 2007, esta obra é baseada nas abordagens modernistas de Le Corbusier, mas inclui uma contribuição original graças à análise crítica dos arquitetos, resultando em uma obra emblemática da arquitetura moderna chilena. Isso se reflete na forma como o trabalho é construído a partir de elementos arquitetônicos e um delicado cuidado com a espacialidade, contando com o inovador trabalho de luz em seu interior.

Clássicos da Arquitetura: Edifício Copelec / Juan Borchers + Jesús Bermejo + Isidro Suárez - Centro CulturalClássicos da Arquitetura: Edifício Copelec / Juan Borchers + Jesús Bermejo + Isidro Suárez - Centro CulturalClássicos da Arquitetura: Edifício Copelec / Juan Borchers + Jesús Bermejo + Isidro Suárez - Centro CulturalClássicos da Arquitetura: Edifício Copelec / Juan Borchers + Jesús Bermejo + Isidro Suárez - Centro CulturalClássicos da Arquitetura: Edifício Copelec / Juan Borchers + Jesús Bermejo + Isidro Suárez - Mais Imagens+ 31

7 Grandes obras da arquitetura latino-americana em estado de deterioração e abandono

Quantas vidas tem uma grande obra de arquitetura? A primeira começa quando é construída e habitada, e é julgada pelo impacto que tem sobre a qualidade de vida dos seus habitantes. A segunda chega gerações depois quando sua relevância se torna histórica e talvez sua função inicial já não se adapta a sociedade que a cerca. O valor deste tipo de edifício reside no fato de que eles nos comunicam o passado e, por isso, sua conservação é necessária. 

Entretanto, na América Latina, existem incontáveis casos de edifícios com grande valor arquitetônico que se encontram em estados lamentáveis de descuido e deterioração. Apresentamos sete exemplos a seguir: