Casa M1 / FRPO Rodriguez & Oriol

Casa M1 / FRPO Rodriguez & Oriol - Fotografia de Exterior, FachadaCasa M1 / FRPO Rodriguez & Oriol - Fotografia de Exterior, Iluminação, Fachada, AidoCasa M1 / FRPO Rodriguez & Oriol - Fotografia de Exterior, FachadaCasa M1 / FRPO Rodriguez & Oriol - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga, Pátio, TerraçoCasa M1 / FRPO Rodriguez & Oriol - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos Responsáveis: Pablo Oriol, Fernando Rodríguez
  • Colaboradores: Ricardo González
  • Consultores: Bighorn Construction, Mike Szabo Landscape, Mecanismo Ingeniería
  • Renders: Supernova Visual
  • Cidade: Bend
Mais informaçõesMenos informações
Casa M1 / FRPO Rodriguez & Oriol - Fotografia de Exterior, Fachada
© LGM studio
Casa M1 / FRPO Rodriguez & Oriol - Imagem 12 de 17
Axonométrica
Casa M1 / FRPO Rodriguez & Oriol - Fotografia de Exterior, Fachada
© LGM studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Malaspina Design
A Casa M1 é o primeiro de uma série de projetos para a Malaspina Design, uma empresa líder em projeto de habitação sustentável no Estado do Oregon, na costa oeste dos EUA, que nos contatou para explorar as fronteiras entre a casa dos sonhos do Noroeste do Pacífico e a arquitetura contemporânea.

Casa M1 / FRPO Rodriguez & Oriol - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© LGM studio
Casa M1 / FRPO Rodriguez & Oriol - Imagem 13 de 17
Planta 0
Casa M1 / FRPO Rodriguez & Oriol - Fotografia de Exterior, Fachada
© LGM studio

Geografia
O projeto tem uma profunda conexão com as condições ambientais do entorno. As primeiras casas ficam na cidade de Bend, a leste da Cordilheira das Cascatas, uma faixa de terra entre as florestas de coníferas e montanhas do Noroeste Pacífico e as primeiras encostas da Grande Bacia, uma bacia interior árida que vai do sul de Idaho até o deserto de Mojave.

Casa M1 / FRPO Rodriguez & Oriol - Fotografia de Exterior, Cerca, Fachada
© LGM studio
Casa M1 / FRPO Rodriguez & Oriol - Imagem 14 de 17
Corte

Esta dupla condição entre a vista das montanhas e o apoio em um solo semi-árido marca todo o projeto, que tem que resolver a relação com uma paisagem majestosa e protegida, por um lado, e a construção de exteriores mais controlados e domésticos, por outro.

Casa M1 / FRPO Rodriguez & Oriol - Fotografia de Exterior, Iluminação, Fachada, Aido
© LGM studio
Casa M1 / FRPO Rodriguez & Oriol - Imagem 15 de 17
Elevações

Uma casa ao redor de uma árvore
A Casa M1 é basicamente uma cobertura flutuante sobre uma série de plataformas escalonadas que seguem a topografia natural do terreno. Este esquema simples proporciona uma grande variedade de situações espaciais através de pequenas variações no nível de transparência das fachadas, a relação do piso com o nível do solo e a posição na sequência de espaços na casa.

Casa M1 / FRPO Rodriguez & Oriol - Fotografia de Exterior, Fachada
© LGM studio
Casa M1 / FRPO Rodriguez & Oriol - Imagem 16 de 17
Elevação Explodida

A casa está organizada em um único pavimento. A presença de um magnífico pinheiro pondererosa bem no meio do lote organiza os diferentes ambientes ao seu redor, construindo um anel no qual todos os espaços da casa são organizados em uma sequência contínua. A vegetação completa este diagrama interior e exterior que realça estes dois mundos: o espaço natural externo e o jardim doméstico e projetado do pátio.

Casa M1 / FRPO Rodriguez & Oriol - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga, Pátio, Terraço
© LGM studio
Casa M1 / FRPO Rodriguez & Oriol - Imagem 17 de 17
Detalhe

Sistemas
A casa é construída utilizando uma estrutura de madeira laminada baseada em vigas de grandes arestas que são suportadas por superfícies de madeira armadas radialmente ao redor do perímetro, sem tocá-las. Isto garante a aparente "flutuação" do telhado, que é separado das fachadas por um acabamento de painel composto de alumínio na cor champanhe.

Casa M1 / FRPO Rodriguez & Oriol - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, Viga
© LGM studio

O envelope é construído com sistemas tradicionais de estrutura de madeira - balloon frame - com acabamento de madeira de abeto modificada. Os pisos consistem de uma laje de concreto armado sob a qual operam as instalações principais.

Casa M1 / FRPO Rodriguez & Oriol - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© LGM studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa M1 / FRPO Rodriguez & Oriol" [Casa M1 / FRPO Rodriguez & Oriol] 12 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999213/casa-m1-frpo-rodriguez-and-oriol> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.