Casa Latypi / A31 Architecture

Casa Latypi / A31 Architecture - Fotografia de ExteriorCasa Latypi / A31 Architecture - Fotografia de ExteriorCasa Latypi / A31 Architecture - Fotografia de Interiores, JanelaCasa Latypi / A31 Architecture - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, DormitórioCasa Latypi / A31 Architecture - Mais Imagens+ 31

Mikonos, Grécia
  • Arquitetos: A31 Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  340
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cement Plus, Deve Lime, Lapitec®, OLIVARI, RCN aluminium
  • Arquiteto Responsável: Praxitelis Kondylis
  • Diretor De Projeto: Panagiotis Karras
  • Gerenciamento De Projetos Equipe Ioanna Siouti: Ioanna Siouti
  • Equipe De Projeto: Davide Fois, Anna Baltzi
  • Supervisão De Construção: Panagiotis Karras, Praxitelis Kondylis, Nikos Pappas
  • Programa: Residência
  • Cidade: Mikonos
  • País: Grécia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Latypi / A31 Architecture - Fotografia de Exterior
© Yiannis Hadjiaslanis

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um terreno com uma inclinação significativa e orientação sul, localizado em Choulakia, Mikonos, e com vista para as ilhas de Delos e Rineia, decidimos criar uma nova residência parcialmente subterrânea de dois andares.

Casa Latypi / A31 Architecture - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Fachada
© Yiannis Hadjiaslanis

A parte superior da residência possui 120m2, enquanto a parte inferior (subterrânea) é de aproximadamente 130m2. Desde o início, o volume foi compreendido como elemento maior que incluía todos os 4.000 m2 do terreno. O objetivo era tecer tanto a paisagem selvagem quanto a domesticada. Como resultado, a edificação não é visível desde a rua.

Casa Latypi / A31 Architecture - Fotografia de Exterior
© Yiannis Hadjiaslanis
Casa Latypi / A31 Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Yiannis Hadjiaslanis
Casa Latypi / A31 Architecture - Fotografia de Interiores
© Yiannis Hadjiaslanis

O projeto dialoga com o legado arquitetônico arquetípico e com o terreno das Cíclades, situando-se como uma intervenção contemporânea na paisagem. O conceito foi inspirado na tradição escultórica local, que produziu obras de arte atemporais ao longo dos séculos.

Casa Latypi / A31 Architecture - Imagem 28 de 36
Planta - Nível +0
Casa Latypi / A31 Architecture - Imagem 30 de 36
Planta - Cobertura

A intenção de criar um espaço ao ar livre surge como o ponto focal do complexo volumétrico (uma antiga prática grega) e é instantaneamente legível. Na cota +0,00 (64m acima do nível do mar) todos os espaços se desenvolvem em torno de um átrio. Ao centro, uma oliveira com raízes profundas serve como elemento de memória e símbolo da paisagem mediterrânea.

Casa Latypi / A31 Architecture - Fotografia de Exterior
© Yiannis Hadjiaslanis

Esta parte do volume compreende as principais zonas de estar: sala de estar, cozinha e sala de jantar, bem como dois quartos, um com acesso direto ao pátio e piscina, e um segundo, cuja iluminação natural é feita através de um poço de luz.

Casa Latypi / A31 Architecture - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Dormitório
© Yiannis Hadjiaslanis
Casa Latypi / A31 Architecture - Fotografia de Interiores, Janela
© Yiannis Hadjiaslanis

No mesmo nível, um anfiteatro ao ar livre de aproximadamente 60 lugares está voltado para a ilha sagrada de Delos. No nível +4,00 (68m acima do nível do mar) desenvolve-se a segunda parte da residência, quase exclusivamente subterrânea, e consiste em dois quartos e banheiros privativos. Esta seção é conectada ao volume principal através de um passeio ao ar livre de 2,00m de largura.

Casa Latypi / A31 Architecture - Fotografia de Interiores
© Yiannis Hadjiaslanis
Casa Latypi / A31 Architecture - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga
© Yiannis Hadjiaslanis

Ela é protegida por um telhado jardim e tem orientação sul com vista para o Mar Egeu. Os estacionamentos ao ar livre também são igualmente cobertos com um telhado jardim para que a presença de carros não seja detectada desde cima.

Casa Latypi / A31 Architecture - Fotografia de Interiores
© Yiannis Hadjiaslanis

O projeto paisagístico é baseado no terreno existente, tomando emprestado seus elementos naturais e reinterpretando as texturas e cores das plantas nativas para criar uma nova paleta. O objetivo é a menor alteração possível da paisagem natural em combinação com a assimilação da vegetação local nas áreas de intervenção. As plantas xeromórficas propostas são resistentes às condições climáticas da região e demandam pouca irrigação e manutenção.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Latypi / A31 Architecture" [Latypi Residence / A31 Architecture] 23 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998395/casa-latypi-a31-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.