-
Arquitetos: Parramon + Tahull Arquitectes
- Área: 78 m²
- Ano: 2023
-
Fotografías:Judith Casas Sayós
-
Fabricantes: Aleluia Cerâmicas, Baxi, Equipe, Franke, JUNG, Klein, QUICK-STEP, Roca, Vidrio Raywall, WISA
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está situada num grande bloco de apartamentos construído no início do século XX na Gran Vía de Barcelona, na borda da montanha de Montjuïc. É um edifício altamente visível devido à sua grande dimensão, conhecido no bairro como "Cal Drapaire", e está incluído no Catálogo de Património da cidade. O promotor foi um rico colhedor de trapos, Pau Fornt, que construiu este mega-edifício com seis escadarias, dez andares de altura e 240 apartamentos para aluguer. Diz-se que ele próprio viveu no sótão. Embora fossem habitações de baixa renda, a construção é muito sólida e os espaços são espaçosos em comparação com propriedades semelhantes construídas na vizinha Eixample, ao mesmo tempo. O arquitecto, Modest Feu, é o autor de muitos edifícios modernistas e noucentistas interessantes, quase todos eles localizados no distrito de Sants.
Cada escadaria tem dois apartamentos virados para a rua (com muito barulho e pouco sol) e dois virados para o interior do bloco (protegidos do barulho da Gran Vía e ensolarados). O apartamento a ser remodelado corresponde aos últimos, está no último andar e tem muita luz.
A intervenção na casa baseia-se em tirar o melhor partido possível do melhor espaço, uma galeria fechada, virada a sudeste, muito espaçosa. A carpintaria exterior de madeira já tinha sido substituída numa renovação anterior por alumínio com vidro térmico, tendo sido considerado razoável mantê-la inalterada.
As posições da casa de banho principal e da cozinha são trocadas, que é deixada aberta. A divisão entre a sala de estar e o quarto principal consiste numa unidade de madeira de bétula com portas de correr e um painel de vidro superior, o que permite que os dois espaços comuniquem fluidamente.
São feitas várias peças de mobiliário para arrumação, camarim e cozinha, combinando contraplacado de bétula e cor branca. Todos eles são peças de mobiliário simples, mas feitas à medida para cada espaço. A uniformidade dos materiais unifica e dá um sentido de ordem ao todo.
O pavimento original era um parquet colado, danificado pelo verme da madeira, que foi completamente removido. Um pavimento hidráulico muito simples foi descoberto por baixo, que era irrecuperável devido à cola. Um pavimento de grés porcelânico foi instalado nas zonas húmidas e o parquet no resto.