Casa Esteña / Lucas Mc Lean Arquitecto

Casa Esteña / Lucas Mc Lean Arquitecto - Fotografia de ExteriorCasa Esteña / Lucas Mc Lean Arquitecto - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Esteña / Lucas Mc Lean Arquitecto - Fotografia de Exterior, Jardim, Terraço, AidoCasa Esteña / Lucas Mc Lean Arquitecto - Fotografia de Interiores, Dormitório, MesaCasa Esteña / Lucas Mc Lean Arquitecto - Mais Imagens+ 10

Bosques, Argentina
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografías:Mariano Imperial
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aberturas, De Stefano, FV, JOHNSON, Maderera Newton, Mobiliário, Morelli, Protex, Roca
  • Projeto: Lucas Mc Lean Arquitecto
  • Colaborador Projeto: Julieta Lozada Moreto
  • Gerenciamento De Obra: Alberto Oviedo
  • Engenheiro De Estruturas: Juan Pablo Busti
  • Interiores: Casa Esteña
  • Paisagismo: Lucia Guglielmetti
  • Cidade: Bosques
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa Esteña / Lucas Mc Lean Arquitecto - Fotografia de Exterior
© Mariano Imperial
Casa Esteña / Lucas Mc Lean Arquitecto - Imagem 14 de 15
Plantas
Casa Esteña / Lucas Mc Lean Arquitecto - Fotografia de Exterior
© Mariano Imperial

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto foi executado na Costa Esmeralda, um empreendimento privado com 1000 ha e mais de 3 km da costa atlântica, a 390 km da cidade de Buenos Aires (Barrio Golf II - Lote 438) O projeto nasceu após a análise da topografia. O terreno existente estava 1,5 metros abaixo do nível da rua, sendo o ponto mais baixo do lote, enquanto o lote imediatamente ao lado tinha uma altura de 8 metros acima do nível da rua. 

Casa Esteña / Lucas Mc Lean Arquitecto - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Mariano Imperial

Em outras palavras, a inclinação entre dois lotes vizinhos era uma característica atípica que decidimos respeitar e fazer com que desempenhasse um papel de liderança. Geramos um piso térreo com uma tipologia de pátio que se abre de seu lado em direção a esta ravina como a quarta fachada do espaço. Entendemos que não valia a pena forçar o projeto ou o lote a atingir a altura do vizinho.

Casa Esteña / Lucas Mc Lean Arquitecto - Fotografia de Exterior, Fachada
© Mariano Imperial

Na verdade, quanto mais baixo o projeto, a nível de pedestres, a partir deste pátio ao ar livre, mais intimidade era gerada entre os vizinhos. O plano foi intervencionado com uma forte proposta paisagística, para fixar a duna e dar movimento à arquitetura ortogonal da casa.

Casa Esteña / Lucas Mc Lean Arquitecto - Fotografia de Exterior, Janela, Cadeira
© Mariano Imperial
Casa Esteña / Lucas Mc Lean Arquitecto - Imagem 15 de 15
Seção

Os donos queriam que o espírito do projeto se enfeitasse a cada esquina com a sensação de verão e prazer. A principal premissa então do projeto era quebrar o limite exterior interior, desafiando a organização clássica de uma casa. Decidimos gerar uma fachada cega para dar-lhe intimidade e mistério a partir da rua. No momento em que os portões de madeira se abrem e o usuário entra, seu primeiro contato é com o exterior. 

Casa Esteña / Lucas Mc Lean Arquitecto - Fotografia de Exterior, Jardim, Terraço, Aido
© Mariano Imperial

Não há porta de entrada, abre-se o portão da rua e passa-se por um primeiro espaço semi-coberto com uma pérgula (um carport que esconde atrás de suas paredes de madeira uma área de serviço invisível) e totalmente revestido de madeira, descobre-se o pátio, o coração do projeto.  Uma piscina de 16 metros de comprimento, construída em concreto e pedra vulcânica, acompanha e guia a procissão do usuário ao longo de um deck de madeira até o interior da casa.

Casa Esteña / Lucas Mc Lean Arquitecto - Fotografia de Exterior, Terraço, Aido, Pátio
© Mariano Imperial

A proposta e o plano arquitetônico são gerados principalmente por 3 volumes. Um setor público (sala de estar e sala de jantar, despensa de cozinha) na parte de trás do terreno com grandes janelas voltadas para o jardim dos fundos e o pátio interno. Outro volume semi-público, com os quartos de hóspedes. Este volume foi colocado no lado oeste do terreno e sua extensão é da rua até 7 metros antes do volume público na parte de trás do terreno. Todos os quartos têm acesso direto ao pátio. 

Casa Esteña / Lucas Mc Lean Arquitecto - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela
© Mariano Imperial

Finalmente, um volume ou caixa no último andar para uso privado, onde se encontra a suíte master do projeto. Este volume, em cinza grafite, repousa sem sobreposição no térreo, e faz a ponte entre a área pública e a área semi-pública (a diferença de 7 metros), gerando uma galeria semi-coberta e um corredor de conexão interior entre o programa do térreo (público e semi-público) com muita leveza. 

Casa Esteña / Lucas Mc Lean Arquitecto - Fotografia de Exterior
© Mariano Imperial

O corredor ou ponte permite que o sol do oeste entre na galeria através de suas janelas alinhadas. Este corredor atua funcionalmente como um fole auditivo do programa de habitação. O projeto termina no jardim dos fundos com outro deck e um poço de incêndio subterrâneo de 4 x 4 metros feito de quebracho, um espaço de encontro e cozinha a céu aberto. Este poço de incêndio não interrompe a vista do terreno.

Casa Esteña / Lucas Mc Lean Arquitecto - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Porta, Cadeira
© Mariano Imperial

Os materiais escolhidos foram pedra para a fachada do piso térreo, gesso colorido grafite para o piso superior, janelas DVH pretas, madeira para piso exterior e paredes semi-cobertas, concreto aparente para tetos e concreto alisado para piso interior e paredes do banheiro. Todos os banheiros são iluminados de cima por clarabóias.

Casa Esteña / Lucas Mc Lean Arquitecto - Fotografia de Interiores, Dormitório, Mesa
© Mariano Imperial

O design interior da casa foi projetado pela própria proprietária, Mayra Garabento, proprietária da marca exclusiva de móveis, Casa Esteña. Este é o nome que a casa foi dado em sua totalidade. A Casa Esteña é uma daquelas casas para sempre, uma fortaleza entre pastos verdes para apreciar o ambiente e o espírito da praia.

Casa Esteña / Lucas Mc Lean Arquitecto - Fotografia de Exterior
© Mariano Imperial

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Esteña / Lucas Mc Lean Arquitecto" [Casa ESTEÑA / Lucas Mc Lean Arquitecto] 18 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997970/casa-estena-lucas-mc-lean-arquitecto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.