Escadas Belvedere / Bertrand Taquet Architectes

Escadas Belvedere / Bertrand Taquet Architectes - Fotografia de Exterior, JanelaEscadas Belvedere / Bertrand Taquet Architectes - Fotografia de Exterior, Janela, JardimEscadas Belvedere / Bertrand Taquet Architectes - Fotografia de Exterior, Viga, CorrimãoEscadas Belvedere / Bertrand Taquet Architectes - Fotografia de Exterior, Fachada, CorrimãoEscadas Belvedere / Bertrand Taquet Architectes - Mais Imagens+ 17

Mais informaçõesMenos informações
Escadas Belvedere / Bertrand Taquet Architectes - Fotografia de Exterior, Janela, Cerca, Jardim
© Antoine Seguin

Descrição enviada pela equipe de projeto. O grupo escolar Dunois foi construído na segunda metade da década de 1970. Está localizado no distrito de Chevaleret, um exemplar do "urbanismo em camadas" muito presente nessa época. A escola é delimitada pelas torres "Pyramides", edifícios emblemáticos do 13º arrondissement de Paris. 

Escadas Belvedere / Bertrand Taquet Architectes - Fotografia de Exterior, Janela
© Antoine Seguin

O complexo escolar é concebido como uma escadaria, em que cada nível fica recuado em relação ao que se encontra abaixo. As escadas são um dos principais elementos da arquitetura. Um elemento funcional, mas que oferece múltiplas possibilidades na sua concepção. Este elemento principal pode mesmo ser interpretado como uma alegoria da arquitetura. Concentra técnica, função, design, poesia e todos os outros componentes do pensamento arquitetônico. 

Escadas Belvedere / Bertrand Taquet Architectes - Imagem 21 de 22
Planta

A escadaria Dunois proporciona um acesso independente à cobertura da fazenda urbana desenvolvida e mantida pela associação Les fourmis qui jardinent. Para além de criar um fácil acesso, a ampla e alta plataforma oferece uma visão geral de todos os telhados verdes. Esta escada liga dois telhados localizados no R+2 e no R+4. Esta estrutura atravessa dois níveis graças a dois lances de degraus posicionados perpendicularmente. Este ângulo traz dinamismo ao conjunto. 

Escadas Belvedere / Bertrand Taquet Architectes - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão
© Antoine Seguin
Escadas Belvedere / Bertrand Taquet Architectes - Fotografia de Exterior, Viga, Corrimão
© Antoine Seguin

A estrutura da escadaria reproduz um tripé, assegurando assim a sua própria estabilidade. Isto evita a criação de grandes ganchos que afetariam a estrutura do edifício e, em vez disso, permite que a escadaria seja colocada no telhado e que os custos de instalação sejam reduzidos. Para além de cumprir as limitações estruturais, o tripé ecoa a forma piramidal e a fachada inclinada do edifício existente.

Escadas Belvedere / Bertrand Taquet Architectes - Imagem 22 de 22
Corte

Entre a paisagem vertical das torres do 13º arrondissement de Paris, uma associação local de agricultura urbana está desenvolvendo a sua atividade nas coberturas do grupo escolar Dunois. Ligando dois espaços anteriormente separados, uma escada de dois andares emerge de uma escola cujas fachadas foram cobertas por vegetação. A forma simples da escadaria tingida com tinte branca em pó se encaixa num ambiente heterogêneo.

Escadas Belvedere / Bertrand Taquet Architectes - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Cerca
© Antoine Seguin
Escadas Belvedere / Bertrand Taquet Architectes - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Antoine Seguin

Como um objeto útil e auto-sustentável, responde à necessidade de leveza induzida pela baixa capacidade de suporte das lajes sobre as quais repousa. A ambição é também a de criar um elemento forte que destaque a fazenda urbana no ambiente urbano denso. A iluminação necessária para cumprir os regulamentos de acessibilidade está localizada nas longarinas das escadas, dando-lhe uma visibilidade quase surreal em períodos sem luz natural.

Escadas Belvedere / Bertrand Taquet Architectes - Fotografia de Exterior, Janela
© Antoine Seguin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:XIII Distrito de París, 75013 Paris, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escadas Belvedere / Bertrand Taquet Architectes" [Belvedere Stairs / Bertrand Taquet Architectes] 09 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997598/escadas-belvedere-bertrand-taquet-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.