Remodelação Ateneo de Madri / Gutiérrez-delaFuente Arquitectos

Remodelação Ateneo de Madri / Gutiérrez-delaFuente Arquitectos - Fotografia de Interiores, Porta, Janela, Fachada, Arco, Arcada, PilarRemodelação Ateneo de Madri / Gutiérrez-delaFuente Arquitectos - Fotografia de Interiores, Porta, Escada, CorrimãoRemodelação Ateneo de Madri / Gutiérrez-delaFuente Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela, Corrimão, ArcoRemodelação Ateneo de Madri / Gutiérrez-delaFuente Arquitectos - Fotografia de Interiores, Porta, PilarRemodelação Ateneo de Madri / Gutiérrez-delaFuente Arquitectos - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos Responsáveis: Natalia Gutiérrez, Julio de la Fuente
  • Cidade: Madri
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Remodelação Ateneo de Madri / Gutiérrez-delaFuente Arquitectos - Fotografia de Interiores, Porta, Janela, Fachada, Arco, Arcada, Pilar
© Fernando Alda

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ateneo de Madri: “La Docta Casa”. O Ateneo de Madri é uma instituição privada declarada de utilidade pública fundada em 1820 com o objetivo de divulgar a ciência, as artes e a literatura. O complexo está localizado no centro de Madri e é composto por três edifícios, Prado 19, Prado 21 e Santa Catalina 10, que formam um Bem de Interesse Cultural (BIC) com a categoria de Monumento. O edifício original do Prado 21 é obra de Enrique Fort e Luis de Landecho, com interiores de Arturo Mélida e Alinari. Este edifício de 1884 abriga espaços emblemáticos da história recente como a Biblioteca, a Sala de Assembleias, a Pinacoteca ou o Escritório de Manuel Azaña.

Remodelação Ateneo de Madri / Gutiérrez-delaFuente Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Corrimão
© Fernando Alda
Remodelação Ateneo de Madri / Gutiérrez-delaFuente Arquitectos - Imagem 13 de 16
Planta
Remodelação Ateneo de Madri / Gutiérrez-delaFuente Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela
© Fernando Alda

As obras de reabilitação e restauro fazem parte de um ambicioso programa de Conservação e Reabilitação do Patrimônio Arquitetônico Espanhol da Direção Geral de Habitação e Arquitetura do Território do Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana.

Remodelação Ateneo de Madri / Gutiérrez-delaFuente Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela, Corrimão, Arco
© Fernando Alda

Reabilitação e restauro: uma atitude. A reabilitação do Ateneo está ancorada numa abordagem científica relacionada a um Bem de Interesse Cultural, sem qualquer nostalgia. Unicamente relendo o passado do edifício é que o seu futuro pode ser relançado. As diferentes intervenções de reabilitação, restauro e reestruturação pontual têm como finalidade a eliminação dos impactos negativos sofridos pelo edifício ao longo das inúmeras reformas feitas nas últimas décadas, bem como a adequação às normas de proteção contra incêndios, acessibilidade e supressão de barreiras arquitetônicas.

Remodelação Ateneo de Madri / Gutiérrez-delaFuente Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Fernando Alda
Remodelação Ateneo de Madri / Gutiérrez-delaFuente Arquitectos - Imagem 16 de 16
Corte
Remodelação Ateneo de Madri / Gutiérrez-delaFuente Arquitectos - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Fernando Alda

O mesmo objetivo está presente em todas as intervenções: enfatizar a construção original em seu contexto espacial e em sua autêntica materialidade, sem cair na mera imitação. Para isso, as novas ações compartilham de uma nova materialidade, a madeira de carvalho, que funciona como um fio condutor, oferecendo uma leitura clara entre “passado e futuro”.

Remodelação Ateneo de Madri / Gutiérrez-delaFuente Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Fernando Alda

"Que a Luz volte ao Ateneo!" Além de resolver o projeto como uma coleção dispersa de patologias, a seção principal do edifício Prado 21 aparece como a espinha dorsal do projeto onde os esforços são concentrados e uma verdadeira transformação espacial é materializada.

Remodelação Ateneo de Madri / Gutiérrez-delaFuente Arquitectos - Fotografia de Interiores, Porta, Pilar
© Fernando Alda

A seção original de 1884 era iluminada e maravilhosamente rica em espaço. Ela organizava os espaços principais desde a rua do Prado até ao logradouro da fachada neomudéjar, articulando as duas escadas com claraboias. Era preciso recuperar aquele trecho que o tempo e ações irresponsáveis ​​insistiram em destruir. Era o momento preciso de apostar nele, usando a luz como substância principal do projeto, e como uma poderosa estratégia de comunicação para resistir aos momentos difíceis do processo. A estratégia de recuperação espacial e lumínica do Ateneo logo se tornou um veículo para aumentar a animação em torno da intervenção. "A Luz voltou ao Ateneo!"

Remodelação Ateneo de Madri / Gutiérrez-delaFuente Arquitectos - Fotografia de Interiores, Arco, Pilar
© Fernando Alda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:C. del Prado, 21, 28014 Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Remodelação Ateneo de Madri / Gutiérrez-delaFuente Arquitectos" [Rehabilitación Ateneo de Madrid / Gutiérrez-delaFuente Arquitectos] 01 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997203/remodelacao-ateneo-de-madri-gutierrez-delafuente-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.