Terminal Pesqueiro Lonja De Pescado / Estudio Acta

Terminal Pesqueiro Lonja De Pescado / Estudio Acta - Fotografia de Exterior, Urbano, Janela, CostaTerminal Pesqueiro Lonja De Pescado / Estudio Acta - Fotografia de Exterior, CostaTerminal Pesqueiro Lonja De Pescado / Estudio Acta - Fotografia de ExteriorTerminal Pesqueiro Lonja De Pescado / Estudio Acta - Fotografia de Interiores, Cozinha, FachadaTerminal Pesqueiro Lonja De Pescado / Estudio Acta - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Estudio Acta
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1336
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fernando Alda
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, ANCLAMIP, Arquitextil, Domingo Serna, Freyssinet CS, a.s., Lorsán infraestructuras, Montajes Almeria, Trespa
  • Projeto Básico E Execução: Luis Miguel Cortés Sánchez
  • Cálculo De Cimentação E Estruturas: Duarte Asociados
  • Cálculo De Instalações: Juan Aragón
  • Direção Auxiliar De Obras E Coordenação De Saúde E Segurança: Fernando Casquero Lacort
  • Cidade: Almería
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Terminal Pesqueiro Lonja De Pescado / Estudio Acta - Fotografia de Exterior, Urbano, Janela, Costa
© Fernando Alda

Descrição enviada pela equipe de projeto. As estufas do oeste de Almeria estendem-se quase até tocar o mar no Porto de Roquetas, Espanha. A nascente, o Cabo de Gata, serve de pano de fundo a uma rica paisagem de barcos que nos recorda a importância do mar na história desta região. Entre os dois mundos, estufas e barcos, este projeto surge.

Terminal Pesqueiro Lonja De Pescado / Estudio Acta - Fotografia de Exterior, Costa
© Fernando Alda

Um dos objetivos da ação é melhorar a relação porto-cidade e para isso a primeira decisão é liberar a área de antigas edificações para criar novas sinergias com a cidade, agrupando vários usos em um único volume: mercado de peixe, restaurante, salas comerciais e instalações gerais. O caráter e a posição da edificação - dominando o porto desde seu extremo sul - são condicionados por sua relação com o Castelo de Santa Ana, que marca a localização e a altura do volume a partir das relações visuais entre ele e a paisagem.

Terminal Pesqueiro Lonja De Pescado / Estudio Acta - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Fernando Alda
Terminal Pesqueiro Lonja De Pescado / Estudio Acta - Imagem 17 de 22
Planta - Térreo
Terminal Pesqueiro Lonja De Pescado / Estudio Acta - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fernando Alda

Para os profissionais, este espaço é definido como um processo, deve ser uma máquina perfeita, moderna e funcional. Por isso, o térreo é um reflexo direto do ciclo de trabalho e dos fluxos funcionais, desde a chegada do peixe no cais até sua saída nos caminhões. O espaço de vendas, como um pátio, é o coração do edifício, um ambiente de pé-direito duplo, iluminado em seu perímetro superior, ao redor do qual circulam os demais processos.

Terminal Pesqueiro Lonja De Pescado / Estudio Acta - Fotografia de Interiores, Escada
© Fernando Alda

Para o visitante, os processos cotidianos tornam-se um espetáculo. Isto significa que há um especial interesse em destacar produtos e sistemas artesanais como o corte único do peixe-espada. Dessa forma, o edifício pretende ser muito aberto e receptivo às vistas exteriores mas, ao mesmo tempo, controlado nas suas circulações.

Terminal Pesqueiro Lonja De Pescado / Estudio Acta - Fotografia de Interiores, Pilar
© Fernando Alda
Terminal Pesqueiro Lonja De Pescado / Estudio Acta - Imagem 22 de 22
Corte Construtivo Geral
Terminal Pesqueiro Lonja De Pescado / Estudio Acta - Fotografia de Interiores, Viga
© Fernando Alda

Para a cidade, o novo volume pretende ser uma homenagem ao mundo do mar nas curvas suaves, na tensão e na textura da sua envolvente: velas, redes, cordas,… . A sua imagem pretende ser atraente, destacando-o sem impactar o entorno. Trata-se de sair do anonimato para promover um novo papel, o de atração turística, altamente complementar à atividade principal do volume e à sua atuação na cidade.

Terminal Pesqueiro Lonja De Pescado / Estudio Acta - Fotografia de Exterior
© Fernando Alda

A sua condição, de abertura para a cidade, inicia em um amplo alpendre coberto voltado a oeste, no qual um painel de vidro expõe o mercado de peixe e permite que o pátio seja visto desde o exterior. O primeiro andar é um espaço unitário em forma de estufa cujo invólucro têxtil se desenvolve em uma paisagem interna formada por pequenos volumes que abrigam usos restritos: cozinha, escritórios, instalações sanitárias, salas de apoio, armazéns... O visitante circula entre eles para contemplar os trabalhos e manipulações, bem como a cafetaria e o seu terraço privilegiado.

Terminal Pesqueiro Lonja De Pescado / Estudio Acta - Fotografia de Interiores, Cozinha, Fachada
© Fernando Alda
Terminal Pesqueiro Lonja De Pescado / Estudio Acta - Imagem 19 de 22
Axonométrica
Terminal Pesqueiro Lonja De Pescado / Estudio Acta - Fotografia de Interiores
© Fernando Alda

A nível construtivo, o edifício apresenta uma leitura tripla ascendente: o térreo é composto de concreto armado, muito tectônico, industrial e robusto. Sobre a laje protendida que o reveste, assenta-se o gracioso nível superior, com caixas de estrutura metálica e lajes leves. O conjunto é arrematado pela estrutura metálica curva que sustenta o invólucro têxtil - microperfurado, perfurado ou preenchido - que reveste fachadas e coberturas.

Terminal Pesqueiro Lonja De Pescado / Estudio Acta - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fernando Alda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Puerto de Roquetas de Mar, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Terminal Pesqueiro Lonja De Pescado / Estudio Acta" [Terminal pesquero Lonja De Pescado / Estudio Acta] 21 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996524/terminal-pesqueiro-lonja-de-pescado-estudio-acta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.