Sunrise Studio / Bark Design Architects

Sunrise Studio / Bark Design Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, IluminaçãoSunrise Studio / Bark Design Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, CorrimãoSunrise Studio / Bark Design Architects - Fotografia de Exterior, FlorestaSunrise Studio / Bark Design Architects - Fotografia de Exterior, FlorestaSunrise Studio / Bark Design Architects - Mais Imagens+ 23

Brisbane, Austrália
  • Arquitetura: Bark Design Architects
  • Cidade: Brisbane
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Sunrise Studio / Bark Design Architects - Fotografia de Exterior, Floresta
© Christopher Frederick Jones

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bark Architects projetou o Sunrise Studio como uma pequena casa na árvore com grandes vistas. O volume recua e abraça a paisagem de mata ao redor, enquanto explora as amplas vistas costeiras sobre o Oceano Pacífico. O estúdio de dois quartos foi construído para a filha e o neto de nosso cliente, de forma que possam viver conectados à família, mas com privacidade e seu próprio espaço isolado. É um volume separado, localizado ao lado de uma casa Quadroped original projetada por Gabriel Poole, em 1983. Gabriel Poole (1934-2020) foi um célebre arquiteto de Queensland conhecido por projetos residenciais inovadores e projetos pré-fabricados pioneiros de baixo custo.

Sunrise Studio / Bark Design Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Corrimão
© Christopher Frederick Jones

Os projetos de Gabriel perduram décadas, inspirando a recente criação do Sunrise Studio em Tinbeerwah, Queensland, localizado nos arredores de Noosa. O novo edifício está posicionado a apenas 20 metros abaixo da casa original projetada por Gabriel Poole. O espírito da casa original de Poole forneceu pistas para os princípios do novo projeto, como o sistema de proporção modular, a estrutura primária de aço pré-fabricada com preenchimento leve, a clara expressão e legibilidade da estrutura, e uma franqueza semelhante, modesta e sem adornos, diz Stephen Guthrie, co-diretor da Bark Architects.

Sunrise Studio / Bark Design Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Iluminação
© Christopher Frederick Jones
Sunrise Studio / Bark Design Architects - Imagem 19 de 28
Planta

Usando os mesmos princípios de generosidade espacial e transparência, os arquitetos criaram uma pequena casa com dois quartos com abertura para um deck voltado para o norte. Cada espaço se conecta a um poço de luz central, trazendo luz e ventilação para o interior da planta. A orientação permite que uma grande parte do novo estúdio esteja voltada para o norte e leste, aproveitando o sol baixo do inverno, com a vista para o mar filtrada por eucaliptos maduros. A planta acomoda espaços para moradia e lazer, sempre conectados ao seu contexto campestre.

Sunrise Studio / Bark Design Architects - Fotografia de Interiores, Fachada
© Christopher Frederick Jones
Sunrise Studio / Bark Design Architects - Imagem 22 de 28
Corte
Sunrise Studio / Bark Design Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira
© Christopher Frederick Jones

O poço de luz no centro do estúdio permite que a ventilação natural e a luz entre nos quartos e banheiros do sul e os vidros do piso ao teto possibilitam uma conexão visual com a paisagem, permitindo que os quartos pareçam leves, arejados e abertos. O deck da sala de jantar e ioga ao ar livre maximizam a fachada norte e a vista para o mar para a meditação matinal. A transparência é explorada em todo o edifício com uma conexão com o entorno. O quarto principal se envolve com seu cenário natural de mata nativa, oferecendo vista para o mar em direção à Praia de Peregian e ao Parque Nacional de Noosa.

Sunrise Studio / Bark Design Architects - Fotografia de Exterior, Floresta
© Christopher Frederick Jones
Sunrise Studio / Bark Design Architects - Imagem 28 de 28
Diagrama - Implantação
Sunrise Studio / Bark Design Architects - Fotografia de Exterior, Floresta
© Christopher Frederick Jones

As principais estratégias de projeto incluíram a construção modular, a retenção de todas as árvores existentes, a conexão a todos os espaços através do poço de luz central, os módulos da cobertura orientados para permitir a máxima entrada de luz no norte na planta, a criação um projeto que toque a terra levemente e permita o plantio no poço de luz central. "Adoramos a sensação da casa", diz Steve. "É fisicamente uma casa pequena de 74 m² internos e 36 m² de espaço externo, mas espacialmente parece generosa, com o foco sempre presente em trazer o ar livre para o interior e a sensação de que você está em uma casa na árvore, naturalmente imerso na natureza", diz Stephen.

Sunrise Studio / Bark Design Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Christopher Frederick Jones

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Sunrise Studio / Bark Design Architects" [Sunrise Studio / Bark Design Architects] 13 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996200/sunrise-studio-bark-design-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.