Cafeteria Urata Look Out / CAUKIN Studio

Cafeteria Urata Look Out / CAUKIN Studio - Fotografia de Exterior, Floresta, JardimCafeteria Urata Look Out / CAUKIN Studio - Fotografia de ExteriorCafeteria Urata Look Out / CAUKIN Studio - Fotografia de Exterior, FlorestaCafeteria Urata Look Out / CAUKIN Studio - Fotografia de Interiores, Viga, TerraçoCafeteria Urata Look Out / CAUKIN Studio - Mais Imagens+ 17

Savusavu, Fiji
  • Arquitetos: CAUKIN Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  125
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Katie Edwards
  • Arquitetos Responsáveis: Cassie Li, Joshua Peasley
  • Equipe De Projeto: Cassie Li, Joshua Peasley, Emily Charlton, Maria Reyes Barian, Harry Hogan
  • Participantes Internacionais E Locais: Maisie Tudge, Cara Taggart, Grace-Marie Spencer, Lexie Smith, Alex Bramhall, Kushi Lai, Joao Pires, Tracy Kong, Rose Nicholson, Amelia Hamlet, Marta Petteni, Ella Johnson, Bella Colley, Fadeke Tejuoso, Marc Gutierrez, Wura Belgore, Caitlin Steeghs, Siya Kulkarni, Sophie Reid, Clara Calladine, Rachel McDermott, Tyler Webber, Chiara Hergenroder, Gabriela Tancheva, Camille Anderson, Ana Nikolayenia, Eroni Ravore, Leilani Ravore, Siteri Digutu Tubiani, Selai Dralolo, Savaira, Emma Lewaia, Ateca Dromu, Luisa Karikaritu, Seini Kitu, Adi Lotawa Rokobuli, Somi, Selina Naceva, Olivia Vetaukula, Lape Nanewa, Diyaga Mua, Mary Moimoi, Virisila Naceva, Shide Digutuwaqalevu, Remisio Dralolo, Remi Tubinai, Iowane Bukakovo, Jemesa Ramuacala, Isoa Rokobuli, Tomasi Vakere, Salaceili Taganeca, Savenaca, Joseva Cogara, Varauni Mua, Lisio, Vilimone, Samu Kitu, Tomasi Matu, Salio Save, Nemia Vataukula, Samu Karikaritu, Maiwalu Naikatolu, Stefano Waka, Serevi, Josefa Bolatini, Brown Tuinuku
  • Clientes: Urata Village, The Savusavu Rotary Club, Embaixada dos EUA em Fiji
  • Cidade: Savusavu
  • País: Fiji
Mais informaçõesMenos informações
Cafeteria Urata Look Out / CAUKIN Studio - Fotografia de Exterior, Floresta, Jardim
© Katie Edwards

Descrição enviada pela equipe de projeto. A comunidade de Urata e o Rotary Club de Savusavu, Fiji, identificaram uma oportunidade única de desenvolver um café comunitário para atender turistas nacionais e internacionais que viajam entre as duas principais cidades da ilha, Labasa e Savusavu.

Cafeteria Urata Look Out / CAUKIN Studio - Fotografia de Exterior, Floresta
© Katie Edwards

Elas estão conectadas por uma estrada de 90 km que atravessa as montanhas. É um passeio incrivelmente panorâmico com várias vistas deslumbrantes ao longo da rota, sendo que a mais icônica delas é a vista do topo das colinas, após o vale de Sekawa, que oferece um panorama espetacular da Baía de Savusavu. Há uma pequena parada informal neste local que se tornou um espaço popular onde os turistas tiram fotos e contemplam a paisagem - uma introdução maravilhosa à Baía de Savusavu.

Cafeteria Urata Look Out / CAUKIN Studio - Fotografia de Interiores, Viga, Terraço
© Katie Edwards

No entanto, o local tornou-se sujeito ao acúmulo de lixo por parte dos veículos que ali param. Este foi um exemplo de negligência ambiental e uma oportunidade perdida para o turismo e o empreendedorismo local. O novo café garantirá que o lixo não seja mais depositado ali e aproveitará as vistas incríveis, oferecendo aos transeuntes a oportunidade de parar e tomar um café.

Cafeteria Urata Look Out / CAUKIN Studio - Imagem 15 de 22
Planta - Térreo

A edificação, propriedade da comunidade de Urata, será alugada a um operador comercial que deverá contratar membros da região. Todas as taxas de aluguel irão diretamente para a comunidade, financiando futuros projetos de desenvolvimento e proporcionando uma renda sustentável com empregos garantidos para a região. O volume apresenta uma área de estar interna em planta aberta com uma série de portas duplas que se abrem para uma grande varanda destinada às refeições ao ar livre.

Cafeteria Urata Look Out / CAUKIN Studio - Fotografia de Interiores, Viga
© Katie Edwards

Ao lado de dois banheiros públicos, a edificação abriga um pequeno estúdio com banheiro privativo para um zelador residente que também será um membro empregado da comunidade de Urata. Construída inteiramente com materiais de origem local, a estrutura de madeira foi projetada para resistir a ciclones - um desastre natural que vem aumentando em frequência e gravidade no Pacífico Sul nos últimos anos devido às mudanças climáticas.

Cafeteria Urata Look Out / CAUKIN Studio - Fotografia de Exterior, Floresta
© Katie Edwards

A forma do volume estimula o fluxo de ar pelos espaços, retirando o ar quente através do efeito chaminé e mantendo um ambiente interno fresco. As grandes passarelas protegidas e a varanda fornecem uma área sombreada para observar a vista, emoldurada por uma mesa na frente, onde os visitantes podem tomar seu café. A estrutura exposta cria uma fachada em camadas e emoldura o caminho em direção à entrada.

Cafeteria Urata Look Out / CAUKIN Studio - Imagem 16 de 22
Corte - AA

O turismo local será um componente importante da atividade turística a curto e médio prazo, uma vez que as restrições devido à pandemia de covid-19 continuam em vigor. À medida que o mercado de turismo internacional retorna, este café será uma atração por si só, aumentando ainda mais o potencial de sucesso do espaço e a renda direcionada para a comunidade. Gostaríamos de agradecer muito ao escritório ARUP Cardiff por seu apoio na engenharia estrutural e por nos disponibilizar um engenheiro no local para acompanhar o projeto.

Cafeteria Urata Look Out / CAUKIN Studio - Fotografia de Exterior, Floresta
© Katie Edwards

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cross Island Rd, Savusavu, Fiji

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cafeteria Urata Look Out / CAUKIN Studio" [Urata Look Out Cafe / CAUKIN Studio] 11 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996121/cafeteria-urata-look-out-caukin-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.