Casa Gritted Grid / Gets Architects

Casa Gritted Grid / Gets Architects - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Gritted Grid / Gets Architects - Fotografia de Interiores, Armário, FachadaCasa Gritted Grid / Gets Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, JanelaCasa Gritted Grid / Gets Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, JardimCasa Gritted Grid / Gets Architects - Mais Imagens+ 32

South Jakarta, Indonésia
  • Arquitetos: Gets Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1450
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mario Wibowo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BNB Marble, Blanco, BoConcept, Daikin, Ethnicrafts, Franke, Himalaya Glass, JUNG, Lamitak, MIWA, Miele, Mill, Toto, mulia glass
  • Coordenador Do Projeto: Gerard Tambunan
  • Arquiteto Responsável: Griselda V Chandra
  • Equipe De Projeto: Monika Ardelita, Reza Fadillah
  • Ambientação: Diana Pardede, Monika Ardelita
  • Construtora: Herman Andrianto
  • Projeto De Estruturas: Haryadi Sukianto
  • Lighting: Amran Lee
  • Arquitetura: GeTs Architects
  • Projeto De Interiores: Saka Interior
  • Cidade: South Jakarta
  • País: Indonésia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Gritted Grid / Gets Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Mario Wibowo

Programa de necessidades - O briefing exigia uma forte conexão das áreas sociais e íntimas, mantendo a privacidade deste retiro multi-geracional. O cliente desejava viver em uma casa ampla com sua grande família. A Casa explora como um lar pode ser habitável para todas as idades e se tornar um caldeirão para as necessidades da família. Como o casal tem três filhos jovens adultos e quatro pais idosos, a casa acomoda dois quartos para os pais no térreo, três quartos para os filhos no segundo pavimento e um volume privativo para a sala da família e suíte principal. A estrutura e o volume se conectam de alguma forma com o projeto atual através do processo de renovação. O novo layout interno como um pavilhão estendido é orquestrado em torno de uma conexão entre os espaços. Os espaços de estar, jantar e cozinha são o coração da casa, e estão conectados as áreas privativas; horizontal e verticalmente. Induzindo a privacidade com respeito, mas envolta com aconchego.

Casa Gritted Grid / Gets Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Mario Wibowo
Casa Gritted Grid / Gets Architects - Imagem 32 de 37
Planta Pavimento Térreo
Casa Gritted Grid / Gets Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela
© Mario Wibowo

O layout é meticulosamente coreografado a partir da rampa de entrada - proporcionando um acesso mais fácil para os pais idosos - até a varanda de acesso. Esta rampa oferece um grande gesto de boas-vindas com sua escala em pé-direito duplo formada pelo bloco de fibrocimento personalizado como segunda pele. O revestimento do deck de pau-ferro atravessa a varanda de entrada e conversa com a laje de mármore branca elevada - que delimita a abertura ao mesmo tempo, em que se torna um separador visual e um banco. Com vista para o lago de carpas espreitando através do espaço oco inferior ao banco de mármore, o resultado é uma conexão perfeita para a casa. Essa mesma linguagem é mantida na área de estar de pé-direito duplo, onde todo o espaço se abre por meio de uma sequência de colunas de mármore do piso ao teto, portas e paredes de vidro.

Casa Gritted Grid / Gets Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Mario Wibowo

Casa Gritted Grid / Gets Architects - Fotografia de Interiores, Fachada
© Mario Wibowo

A área de estar funciona como uma quadra contínua no eixo central: prensada entre dois viveiros de peixes e ladeada por dois terraços de pau-ferro que podem ser abertos completamente. Do interior da sala de estar, pode-se olhar através da piscina até uma pitoresca parede verde com vegetação variada. No outro lado, o terraço de madeira é especialmente projetado para o prazer de observar o movimento sereno dos peixes e alimentá-los. A escada flutuante paira acima do lago de carpas, com uma escada intermediária espaçosa para o marido se sentar, relaxar e observar o lago abaixo. O outro eixo, perpendicular ao eixo central, separa e dá à casa um volume mais privativo. Já a massa especial da suíte principal e sala familiar é paralela ao eixo central. Cada quarto nesta casa deve ser um espaço de contenção, separando o espaço interior de uma ameaça reduzida do ambiente externo incontrolável - por ter um banheiro privativo e terraço ou varanda para acesso privado ao exterior fechado.

Casa Gritted Grid / Gets Architects - Fotografia de Interiores, Fachada
© Mario Wibowo
Casa Gritted Grid / Gets Architects - Fotografia de Interiores, Armário, Fachada
© Mario Wibowo

A estreita relação com a natureza faz com que a arquitetura contribua para a saúde e o bem-estar da família que valoriza paisagens verdes, principalmente para os pais idosos. Ela cria uma conexão com a natureza, mas dá uma sensação de controle e segurança nas fronteiras privadas. Assim, quando a pandemia global surgiu no início de 2020, os quartos separados espacialmente com suas próprias comodidades foram projetados para funcionar como espaços de autoisolamento, se necessário. Como uma casa familiar, a oportunidade de trabalhar em casa é reforçada pela continuidade do espaço interno para o interno e externo para o interno. Um ótimo lugar para circular é o corredor que conecta os quartos dos pais idosos e os escritórios, as áreas de estar e de jantar e o pavilhão. Enquanto os outros membros da família - especialmente os pais idosos - participam de várias atividades na área social ou ao redor da piscina, terraços ou no pavilhão, a esposa pode trabalhar sem interrupções enquanto cuida visualmente da família.

Casa Gritted Grid / Gets Architects - Imagem 36 de 37
Diagrama do Contexto
Casa Gritted Grid / Gets Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Aido
© Mario Wibowo

Contexto familiar - Retornando ao antigo bairro para familiaridade e um ambiente de vida harmonioso, esta casa renovada se integra facilmente às casas adjacentes, oferecendo uma experiência arquitetônica singular. Como seu nome denota, a Gritted Grid está localizada no ápice do bairro, fornecendo a dois cantos sua força característica: uma fachada gradeada de cor de mel ousada. A forma acentua a horizontalidade que geralmente está abaixo do limite de altura para criar uma composição equilibrada. Implantada para maximizar a penetração da luz natural durante todo o ano, o projeto insere uma planta em forma de U com amplas áreas externas ou semi-externas.

Casa Gritted Grid / Gets Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Janela, Cadeira
© Mario Wibowo

Reformada em um local sereno de Jacarta do Sul, as primeiras impressões provaram que o verde exuberante do parque adjacente seria obtido a partir da vista leste e oeste do segundo pavimento. As três fachadas da casa foram envoltas por um brise de fibrocimento personalizado, que serve como uma segunda pele: para manter o isolamento do nível da rua e ainda assim envolver todos os espaços com a paisagem exuberante, o brise, o nascer do sol e o pôr-do-sol. A segunda pele também traz continuidade ao redor das fachadas, trabalhando em conjunto com sua estrutura levemente levantada para reduzir a percepção do volume visual da fachada de dois pavimentos. A interação de transparência e solidez em toda a fachada é uma decisão estética, tanto quanto funcional. Criada com seu design singular e significativo, a forma quadrada é formada pela estrutura que também atua como uma sombra e uma cobertura: proporcionando um jogo de sombras em constante mudança.

Casa Gritted Grid / Gets Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela
© Mario Wibowo
Casa Gritted Grid / Gets Architects - Imagem 33 de 37
Planta Primeiro Pavimento

Em uma casa iluminada, arejada e energeticamente eficiente que equilibra as demandas da família e de seus animais de estimação, esses sistemas funcionam em harmonia com o meio ambiente. Com a segunda pele, expor as claraboias aqui e ali significa que muito pouca iluminação artificial é necessária, protegendo o interior da intensa luz solar tropical. É um gesto simples, mas quando combinado com elementos adicionais de arquitetura tropical sustentável, como tetos altos, reduz o calor e dá o exemplo. Enquanto o brise de fibrocimento personalizado e o vidro duplo de alto desempenho mantêm a temperatura interna, a ventilação cruzada acontece em toda a casa. Numerosas camadas de isolamento, painéis solares, ventiladores de teto, coleta de águas pluviais e maximização da luz natural são outras técnicas sustentáveis.

Casa Gritted Grid / Gets Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Aido
© Mario Wibowo

Um relacionamento reaproveitado - Foi intencional confundir a distinção entre a estrutura existente e o novo layout para criar uma entidade arquitetônica harmoniosa. Um layout outrora escuro, fechado e complicado da antiga casa foi renovado para formar uma paisagem nova, cheia de luz, aberta e conectada sem demolir a estrutura original. À medida que o processo de projeto avançava, a estrutura do edifício mostrava vários traços inesperados e depois se transformava em uma série de projetos resplandecentes em materiais luxuosos, composição escultórica e tons naturais quentes. Uma viagem pela residência revela a experiência arquitetônica mais requintada incorporando os acabamentos e detalhes mais opulentos, como piso de pau-ferro polido, lajes de mármore prateado polido, piso de mármore preto diamante e teto e parede com ripas de madeira. Esta opulência é muito bem acompanhada com a inclusão de itens reaproveitados sob medida, como paredes de madeira, um lavatório de mármore e uma impressionante mesa de jantar de mármore polido para oito pessoas do material restante no processo de construção. Para aqueles que valorizam as coisas mais finas da vida, esta casa é imperdível, uma vez que atinge o equilíbrio ideal entre opulência, charme personalizado e natureza.

Casa Gritted Grid / Gets Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Mario Wibowo
Casa Gritted Grid / Gets Architects - Fotografia de Interiores, Fachada
© Mario Wibowo

O pavilhão afundado foi adicionado durante o processo de construção. O projeto visa criar um espaço aberto, aconchegante e tranquilo para reunir a família ou amigos, aproveitando a diferença de nível do local. Com uma área de jantar semi-aberta e generosa cozinha aberta, estas áreas são delineadas para maximizar o panorama da piscina e da área do jardim. O segundo pavimento do volume funciona como uma academia, sala de dança e quarto de hóspedes. Com uma fácil transição espacial de zonas sociais para privadas, dentro e fora, o pavilhão reformado facilitou uma integração perfeita entre interior e exterior. Combinadas com novas árvores, as árvores existentes colocam toda a família em contato com a natureza em vez de experiências ocasionais, excepcionais ou efêmeras. Ao inserir a nova estrutura, elas são empregadas para implementar resultados positivos e benéficos, facilitando um relacionamento próximo com a natureza através da arquitetura, além de compor vistas da paisagem, enquadrando-a com janelas, vigas e colunas. Aumentar a sensação de proximidade com a natureza, escondendo as bordas das janelas para criar a ilusão de que não há barreira entre um lugar de refúgio para a paisagem externa. Um dos maiores luxos é viver perto da natureza e cercado por ela. Estar em um lar para sempre, finalmente.

Casa Gritted Grid / Gets Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Mario Wibowo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Gritted Grid / Gets Architects" [The Gritted Grid House / Gets Architects] 13 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996065/casa-gritted-grid-gets-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.