Casa das Circunferências / LAND Arquitectos

Casa das Circunferências / LAND Arquitectos - Fotografia de Exterior, FachadaCasa das Circunferências / LAND Arquitectos - Fotografia de Exterior, CorrimãoCasa das Circunferências / LAND Arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, VigaCasa das Circunferências / LAND Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa das Circunferências / LAND Arquitectos - Mais Imagens+ 27

Huentelauquén, Chile
  • Arquitetos: Cristobal Valenzuela H, Angela Delorenzo, Javier Lorenzo
  • Construção: Diego Román / A + Arq y Construcción
  • Estruturas: Enzo Valladares / VPA ingeniería estructural
  • Projeto De Iluminação: Gonzalo Saez / SV-LIGHTING
  • Projeto De Paisagismo: Rebeca Urrutia
  • Projeto Mecânico Elétrico E Hidráulico: Dicyp
  • Inspeção Técnica De Obras: Jose Correa / Ito Optimiza
  • Cidade: Huentelauquén
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Casa das Circunferências / LAND Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Sergio Pirrone

Descrição enviada pela equipe de projeto. A demanda do projeto consistia em uma segunda casa para os avós da família, com a ideia de compartilhá-la com todos os seus filhos e netos juntos. O terreno fica em uma ponta rochosa privilegiada de frente para o mar, a cerca de 300 quilômetros ao norte de Santiago. Ali é possível ver o começo do deserto chileno: o terreno tem uma inclinação suave e é coberto por aglomerados de arbustos rastejantes de vegetação nativa e cactos de importante valor ecológico e fundamental preservação.

Casa das Circunferências / LAND Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Sergio Pirrone
Casa das Circunferências / LAND Arquitectos - Imagem 25 de 32
Planta
Casa das Circunferências / LAND Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Sergio Pirrone

A principal estratégia foi reconhecer e localizar densidades de vegetação nativa, e isto é feito com ortofotografia de alta resolução agrupando a vegetação em circunferências de diferentes diâmetros. 25 círculos foram identificados a fim de compreender o valor das densidades da vegetação nativa no local, e eles estabelecem o embasamento que propõe a pré-existência como prioridade. No embasamento, 6 pavilhões são acompanhados por uma trama curva de madeira que os protege do vento sul predominante e contém os habitantes em um espaço intermediário, de conexão e transição. Os pavilhões foram feitos de madeira laminada CNC.

Casa das Circunferências / LAND Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Sergio Pirrone

O embasamento é o resultado dos vazios gerados pelas circunferências distribuídas no terreno, os 6 pavilhões foram posicionados em busca das principais vistas e orientações, além de serem divididos por programa ou agrupamento de programas separados entre si, mas conectados pelo embasamento comum e pela trama de madeira curva, ou seja, do pavilhão dos dormitórios sai-se para acessar o pavilhão principal dos espaços comuns da casa. Sua materialidade é o concreto aparente com fôrmas de tábua.

Casa das Circunferências / LAND Arquitectos - Imagem 3 de 32
© Sergio Pirrone
Casa das Circunferências / LAND Arquitectos - Imagem 27 de 32
Cortes
Casa das Circunferências / LAND Arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Sergio Pirrone

Os espaços internos da construção totalizam cerca de 500 m2, enquanto os terraços e a plataforma do embasamento totalizam mais de 600 m2. Esta desproporção é o aspecto mais interessante do projeto, que abraça as diversas situações geográficas oferecidas pelo terreno.

Casa das Circunferências / LAND Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela
© Sergio Pirrone

O pavilhão central e o dormitório principal se elevam acima do mar como se estivessem em um navio, enquanto os demais quartos estão escondidos entre a vegetação em direção à parte posterior do terreno, tentando abrir vistas para o mar. No pavilhão central, uma grande viga de compensado amarelo com 26 metros de comprimento por 80 centímetros de altura e 18 centímetros de espessura chama a atenção.

Casa das Circunferências / LAND Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Sergio Pirrone

A piscina e o ofurô tentam não se destacar, mas sim se esconder entre a vegetação e o reflexo do mar na piscina como um espelho.

Casa das Circunferências / LAND Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Sergio Pirrone
Casa das Circunferências / LAND Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Sergio Pirrone

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa das Circunferências / LAND Arquitectos" [Casa de las circunferencias / LAND Arquitectos] 12 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996038/casa-das-circunferencias-land-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.