O Escritório / James & Mau

O Escritório / James & Mau - Fotografia de ExteriorO Escritório / James & Mau - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaO Escritório / James & Mau - Fotografia de Interiores, JanelaO Escritório / James & Mau - Fotografia de Interiores, CadeiraO Escritório / James & Mau - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: James & Mau
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  660
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jakub Certowicz
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alucobond, Aluprof, Wienerberger
  • Arquitetos Responsáveis: Jaime Gaztelu, Diego Llorente
  • Design De Interiores: Patrycja Pokrzywa, Jolanta Szczurek
  • Cidade: Niepołomice
  • País: Polônia
Mais informaçõesMenos informações
O Escritório / James & Mau - Fotografia de Exterior
© Jakub Certowicz

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno disponível é uma área verde em um grande lote plano cercado por um prédio industrial, um estacionamento para funcionários, um pátio de caminhões e um pequeno prédio de escritórios que dá acesso ao recinto.

O Escritório / James & Mau - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Jakub Certowicz
O Escritório / James & Mau - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Jakub Certowicz

Precisamente ao lado deste último, existe um pequeno bosque de árvores que decidimos manter e utilizar como antecâmara física do novo volume mas, sobretudo, como gerador conceitual do projeto. Em um ambiente tão hostil, queríamos que o trabalho no escritório fosse um refúgio revigorante.

O Escritório / James & Mau - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Jakub Certowicz
O Escritório / James & Mau - Imagem 22 de 30
Planta - Situação

O novo volume divide a área verde existente em três partes, para as quais as fachadas norte, sul e leste estão voltadas, mas especialmente para as quais os limites da edificação são estendidos por paredes grossas. Estes criam fechamentos exteriores que funcionam como um amortecedor entre o escritório e o trabalho industrial, gerando a sensação de que além do volume tudo é verde, esquecendo o ambiente ao nosso redor. Este último é aprimorado pelo uso de um material de fachada industrial atípico, como o tijolo.

O Escritório / James & Mau - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Jakub Certowicz
O Escritório / James & Mau - Fotografia de Interiores, Janela
© Jakub Certowicz
O Escritório / James & Mau - Imagem 23 de 30
Planta - Térreo

A fachada oeste é contígua à zona industrial e, por isso, abriga os serviços menos utilizados, mantendo-a quase sem aberturas. A outra edificação de três fachadas possui salas, escritórios e apartamentos de funcionários com grandes janelas para captar a luz e persianas metálicas que controlam a incidência solar evitando-a no verão e captando-a no inverno.

O Escritório / James & Mau - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Jakub Certowicz

Uma parte menor do programa é distribuída no segundo andar para ocupar menos a área verde existente. Desta forma, surge um volume de escritórios abstraído do ambiente hostil graças ao recuo de todo o seu perímetro.

O Escritório / James & Mau - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Jakub Certowicz
O Escritório / James & Mau - Imagem 24 de 30
Planta - Primeiro Pavimento

No térreo existem dois espaços de “amortecimento térmico” com fachadas de vidro duplo que, graças ao controle solar das persianas, são aquecidos no inverno e resfriados no verão. É através deles que o ar exterior limpo é pré-climatizado antes de entrar no interior para um menor consumo de energia. Esses espaços são uma alternativa passiva às máquinas de recuperação de calor para ventilação e podem ser usufruídos pelos usuários como estufas ou terraços para descansar, comer, conversar, etc.

O Escritório / James & Mau - Fotografia de Exterior, Janela
© Jakub Certowicz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Niepołomice, Polônia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "O Escritório / James & Mau" [The Office / James & Mau] 08 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995977/o-escritorio-james-and-mau> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.