-
Arquitetos: CAUKIN Studio
- Área: 30 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Kung Photographs, Katie Edwards
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto visa proporcionar um espaço inspirador que abre novas oportunidades para o Centro de Desenvolvimento Comunitário e Empreendedorismo Social em Bogor, Indonésia. A edificação será usada para uma série de atividades, incluindo eventos comunitários e de treinamento, bem como um Mushola (sala de oração). O espaço visa incentivar as pessoas a visitá-lo, fornecendo à instituição de caridade um local para ser alugado - gerando posteriormente uma renda. Uma unidade sanitária serve o local e substitui os antigos banheiros disfuncionais no volume existente.
A edificação consiste em um espaço principal adjacente a uma pequena varanda coberta e banheiro e foi projetada para maximizar a luz natural e a ventilação garantindo que os ocupantes se sintam confortáveis. Inspirando-se no vernáculo local, o volume utiliza materiais de origem regional aplicados de maneiras interessantes e contemporâneas para ajudar a moldar o espaço e adicionar textura e profundidade.
Durabilidade e baixa manutenção foram fundamentais para fornecer uma solução de longo prazo. Elementos interativos e feitos sob medida, como a porta deslizante e as janelas centralmente articuladas, são integrados ao volume, principalmente no envoltório.
Três estruturas de madeira, revestidas com diferentes materiais naturais e locais, assentam-se sobre pilares de concreto fundido, elevando a madeira do solo e garantindo sua longevidade. A estrutura marcante adiciona uma forte presença ao local, enquanto os materiais naturais ajudam a integrá-lo ao seu entorno. Uma grande treliça se estende entre a estrutura, sustentando o telhado. Ela fornece o equilíbrio certo entre rigidez e flexibilidade para permitir que o volume resista à atividade sísmica e às fortes cargas de vento que ocorrem nesta região da Indonésia. A estrutura de madeira é carbonizada usando a técnica Shou Sugi Ban, que adiciona uma camada de proteção contra umidade, cupins e apodrecimento.
Uma pequena varanda externa coberta cria um espaço de convivência no lado de fora. Os banheiros e o chuveiro estão escondidos com uma entrada separada para proporcionar privacidade e separação. Uma série de portas pivotantes repetidas permite que a parede final se abra para o espaço gramado à sua frente. Durante grandes eventos, as pessoas poderão entrar e sair da edificação livremente. Quando estão abertas, elas criam elementos verticais que ajudam a reduzir a luz solar direta e o calor subsequente. No entanto, elas trarão luz natural difusa, bem como ventilação.