Centro Comunitário Wansantrak / YOAP architects

Centro Comunitário Wansantrak  / YOAP architects - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCentro Comunitário Wansantrak  / YOAP architects - Fotografia de Interiores, JanelaCentro Comunitário Wansantrak  / YOAP architects - Fotografia de Interiores, JanelaCentro Comunitário Wansantrak  / YOAP architects - Fotografia de Exterior, Janela, ConcretoCentro Comunitário Wansantrak  / YOAP architects - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: designband YOAP architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  197
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ryoo, In Keun
  • Arquitetos: Jeong Sang Kyong, Ryoo In Keun, Kim Doran
  • Arquitetura: YOAP architects
  • Projeto Estrutural: HANGIL Structural Engineering
  • Telecomunicações: GM Engineering
  • Construtora: Seyoon Industrial Development Co., Ltd.
  • Cidade: Yeongcheon
Mais informaçõesMenos informações
Centro Comunitário Wansantrak  / YOAP architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Ryoo, In Keun

A memória da cidade: um Jardim Público acessível. O Centro Comunitário de Wansanttrak foi projetado para iluminar a esquina de uma viela em Wansandong e criar um espaço de encontro para compartilhar a vida da comunidade. Várias ideias arquitetônicas foram desenvolvidas para criar um espaço confortável para os moradores. Como um pequeno edifício público, o conceito principal era tornar o edifício mais acessível e aberto ao público. Propusemos projetar a viela na frente do edifício. A partir do projeto desta, a arquitetura foi intimamente entrelaçada com o espaço ao redor, criando um fluxo animado para o vilarejo.

Centro Comunitário Wansantrak  / YOAP architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Ryoo, In Keun

Uma nova cor foi adicionada a antiga viela, se estendendo até a entrada do edifício. Os padrões lineares recriam a imagem da viela antiga e remetem a imagem de uma faixa de pedestres que faz com que os pedestres parem por um momento ao passar por ela.

Centro Comunitário Wansantrak  / YOAP architects - Fotografia de Interiores
© Ryoo, In Keun
Centro Comunitário Wansantrak  / YOAP architects - Imagem 25 de 28
Diagrama
Centro Comunitário Wansantrak  / YOAP architects - Fotografia de Interiores, Janela
© Ryoo, In Keun

Expansão: Um encontro involuntário / construção amigável. Esperávamos que a arquitetura pública acessível fosse um espaço onde qualquer pessoa pudesse parar. Poderia ser um lugar para se abrigar da chuva ou parar e sentar para ter uma pequena conversa no 'toetmaru; banco'. Aberto a qualquer hora, recebendo pessoas sem ocasião especial, dando-lhes uma pequena pausa na vida cotidiana.

Centro Comunitário Wansantrak  / YOAP architects - Imagem 27 de 28
Plantas

Recordação da memória: Arco de Memória. Wansandong consiste em antigas casas de tijolos e o centro para idosos que existia no local, também era um prédio de tijolos vermelhos. As memórias do lugar são fragmentadas e se erguem como uma pequena parede em cada trecho com tijolos vermelhos.

Centro Comunitário Wansantrak  / YOAP architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Ryoo, In Keun
Centro Comunitário Wansantrak  / YOAP architects - Imagem 28 de 28
Diagrama
Centro Comunitário Wansantrak  / YOAP architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Ryoo, In Keun

Arquitetura pública com a comunidade. O projeto foi iniciado com uma reunião de lançamento que incluiu os moradores da comunidade. Os desejos de muitos aldeões se reuniram em um pequeno terreno de apenas 137 m². Muito tempo e esforço foi gasto para refinar, discutir e integrar as ideias. O local foi fisicamente limitado para acomodar o vasto número de demandas dos moradores. Portanto, a proposta para o espaço público não se limita ao local, mas se estende ao entorno, de forma que tenha mais impacto sobre o local. As pessoas antes apenas passavam pela viela, mas agora é um lugar com mais potencial.

Centro Comunitário Wansantrak  / YOAP architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Ryoo, In Keun

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:1089-16 Wansan-dong, Yeongcheon, Gyeongsangbuk-do, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Comunitário Wansantrak / YOAP architects" [Wansantrak Community Center / YOAP architects] 07 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995908/centro-comunitario-wansantrak-yoap-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.