Escola em Llubi / Aixopluc + Aulets Arquitectes

Escola em Llubi /  Aixopluc + Aulets Arquitectes - Fotografia de ExteriorEscola em Llubi /  Aixopluc + Aulets Arquitectes - Fotografia de Interiores, Viga, Fachada, CorrimãoEscola em Llubi /  Aixopluc + Aulets Arquitectes - Fotografia de Interiores, Madeira, Janela, Viga, DormitórioEscola em Llubi /  Aixopluc + Aulets Arquitectes - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Janela, Viga, CadeiraEscola em Llubi /  Aixopluc + Aulets Arquitectes - Mais Imagens+ 12

Llubí, Espanha
  • Arquitetos Responsáveis: David Tapias, Francisco Cifuentes, Sebastià Martorell
  • Arquitetos Colaboradores: Ricard Pau, Carlos Gonzalvo, Anna Castellà
  • Construtora: Ejestru
  • Cidade: Llubí
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Escola em Llubi /  Aixopluc + Aulets Arquitectes - Fotografia de Exterior
© José Hévia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Llubí é uma pequena vila no interior negligenciado de Palma de Mallorca. Uma das reivindicações históricas do seu consistório para que as mães e pais possam permanecer na comunidade é a construção de uma escola onde os mais novos possam começar a descobrir o mundo enquanto brincam.

Escola em Llubi /  Aixopluc + Aulets Arquitectes - Fotografia de Interiores, Viga, Fachada, Corrimão
© José Hévia

Na sua localização periférica convergem dois zoneamentos: o agrícola e o urbano. A estrutura e a organização do uso dentro do jardim de infância reconhece esses dois traçados mutuamente perpendiculares. A estrutura segue a direção dos muros vizinhos, permitindo uma conexão visual entre a rua e o quintal. O uso pertence à ordem agrícola.

Escola em Llubi /  Aixopluc + Aulets Arquitectes - Fotografia de Exterior, Viga, Pilar
© José Hévia
Escola em Llubi /  Aixopluc + Aulets Arquitectes - Fotografia de Exterior, Janela
© José Hévia

O encontro tectônico dessas duas direções molda a complexidade do volume. Além disso, o carácter rural, os seus ritmos e a cultura de aproveitamento dos recursos disponíveis são traduzidos na versatilidade dos espaços para que possam ser utilizados nas atividades cívicas da comunidade fora do horário escolar e também aos finais de semana e feriados.

Escola em Llubi /  Aixopluc + Aulets Arquitectes - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Janela, Viga, Cadeira
© José Hévia
Escola em Llubi /  Aixopluc + Aulets Arquitectes - Fotografia de Interiores, Viga
© José Hévia

A base de pedra da estrutura capta a radiação solar nos dias de inverno, aquecendo o interior. Acima, alguns pórticos com vigas e pilares laminados de pinus e lariço, além dos painéis de CLT (madeira laminada cruzada), permitem que a escola se transforme em um grande alpendre aberto no verão, quando o vento vindo do mar refresca seu interior nos dias mais quentes.

Escola em Llubi /  Aixopluc + Aulets Arquitectes - Fotografia de Interiores, Madeira, Janela, Viga, Dormitório
© José Hévia
Escola em Llubi /  Aixopluc + Aulets Arquitectes - Imagem 11 de 17
Planta

Esta colaboração entre a inércia térmica da base pesada, embora leve na aparência, e o isolamento térmico da cobertura leve, embora com forte presença no interior, e entre lógicas estereotômicas e tectônicas, ordena, estratifica e acompanha a luz solar nos diferentes espaços da edificação.

Escola em Llubi /  Aixopluc + Aulets Arquitectes - Fotografia de Exterior
© José Hévia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:07430 Llubí, Ilhas Baleares, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola em Llubi / Aixopluc + Aulets Arquitectes" [Escuela en Llubi / Aixopluc + Aulets Arquitectes] 31 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995502/escola-em-llubi-aixopluc-plus-aulets-arquitectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.