Residência 222 / Eraclis Papachristou Architects

Residência 222 / Eraclis Papachristou Architects - Fotografia de Exterior, FachadaResidência 222 / Eraclis Papachristou Architects - Fotografia de Exterior, FachadaResidência 222 / Eraclis Papachristou Architects - Fotografia de Exterior, FachadaResidência 222 / Eraclis Papachristou Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Madeira, Cadeira, Viga, JanelaResidência 222 / Eraclis Papachristou Architects - Mais Imagens+ 19

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  470
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dornbracht, BLUM System , Finn Juhl, Focus, Fritz Hansen, Keller, Oikos, Poltrona Frau, Rimadesio, Saint-Gobain
  • Projeto E Detalhes: Eraclis Papachristou, Elia Ioannou, Panagiotis Hadjisergis, Nicoleta Theofanous
  • Engenharia Civil: D&K E.P.S. L.L.C.
  • Projeto Elétrico: DOUBLE N Electrical Consulting Engineers
  • Lighting Design: Archtube
  • Cidade: Nicosia
  • País: Chipre
Mais informaçõesMenos informações
Residência 222 / Eraclis Papachristou Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Hufton+Crow

Descrição enviada pela equipe de projeto. A descrição de uma residência, de um lar, pode ser fácil de colocar em palavras, mas impossível de sintetizar a obra construída. Os ingredientes são padronizados, e as variações sobre o tema são infinitas. É uma caixa, uma série de volumes sob uma cobertura, uma máquina para viver, um lugar para alma. É o ninho e as conchas de Bachelard. Ainda é a habitação primitiva, sendo cada vez mais irrelevante.

Residência 222 / Eraclis Papachristou Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© ©Creative Photo Room
Residência 222 / Eraclis Papachristou Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© ©Creative Photo Room

Vivemos em uma época que está voltando sua atenção para as paisagens vazias de um mundo virtual. Dentro disso, as afirmações que o ambiente construído proporciona são cada vez mais inferiores em impacto. Não se projeta uma residência para fazer uma declaração, mas, inadvertidamente, ela acaba dizendo muito. Um exemplo é a residência da família de Eraclis Papachristou, em uma daquelas situações em que o arquiteto é também o cliente. Durante a abordagem, não se pode ler a função por trás da forma pura. A escala do objeto, a altura e a confiança com que ele é descrito não fazem referência à situação doméstica habitual. Não há aqui nenhuma referência vernacular ao conforto. O design evoluiu.

Residência 222 / Eraclis Papachristou Architects - Imagem 20 de 24
Planta Pavimento Térreo
Residência 222 / Eraclis Papachristou Architects - Imagem 21 de 24
Planta Primeiro Pavimento

Inserida nos campos de trigo, o volume longitudinal de concreto aparente atua como uma dobradiça entre o céu e o solo.  É um projeto que se eleva acima da paisagem. A entrada, um vazio singularmente impressionante que atravessa metade do comprimento, atua como uma ponte cerimonial para o mundo interior. Ela cria distância do ambiente no exato momento em que celebra a viagem para um mundo contido e habilmente descrito.

Residência 222 / Eraclis Papachristou Architects - Fotografia de Interiores, Janela
© Hufton+Crow
Residência 222 / Eraclis Papachristou Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Hufton+Crow

As aberturas na superfície são poucas e protegidas. Na fachada noroeste, elas são recortadas da superfície de concreto, como escudos protetores e direcionais para as aberturas. Mesmo o trecho de vidro ininterrupto que percorre toda a fachada nordeste é cuidadosamente protegido por telas de latão perfurado. Se for uma caixa, está fechada.

Residência 222 / Eraclis Papachristou Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Corrimão
© Hufton+Crow
Residência 222 / Eraclis Papachristou Architects - Fotografia de Interiores
© Hufton+Crow
Residência 222 / Eraclis Papachristou Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Hufton+Crow

O jogo de luzes é aprimorado. As sombras já foram nítidas e depois se desfizeram, como uma dança formal do inesperado. E é aqui que, de tantas maneiras, o projeto se torna intrigante. Os grandes volumes que formam os espaços internos são descritos através da arte e da escultura. Inicia-se a conversa entre a habitação e a galeria de exposições. Uma versão contemporânea do Kettle's Yard, talvez.

Residência 222 / Eraclis Papachristou Architects - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Hufton+Crow
Residência 222 / Eraclis Papachristou Architects - Fotografia de Interiores, Aço
© Hufton+Crow

O pé direito dos ambientes é simplesmente imenso, uma referência aos casarões que uma vez definiram a riqueza da ilha. A linguagem elevada do piano nobile é mais um aceno ao vernáculo. Mas as superfícies de concreto e mármore e as linhas simples e longas garantem que o resultado seja solidamente contemporâneo. É uma versão do minimalismo que permite que a expressão e a arte invadam e informem suas paredes transparentes. É uma afirmação, um arquiteto flexionando músculos cuidadosamente controlados. É uma declaração que permite declarações dentro dela.

Residência 222 / Eraclis Papachristou Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Hufton+Crow

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência 222 / Eraclis Papachristou Architects" [Residence 222 / Eraclis Papachristou Architects] 28 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995439/residencia-222-eraclis-papachristou-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.