Centro de visitantes Fundação Luis Muñoz Marín / Toro Arquitectos

Centro de visitantes Fundação Luis Muñoz Marín / Toro Arquitectos - Fotografia de Exterior, Floresta, JardimCentro de visitantes Fundação Luis Muñoz Marín / Toro Arquitectos - Fotografia de Interiores, VigaCentro de visitantes Fundação Luis Muñoz Marín / Toro Arquitectos - Fotografia de Interiores, Fachada, PilarCentro de visitantes Fundação Luis Muñoz Marín / Toro Arquitectos - Fotografia de Exterior, Jardim, FlorestaCentro de visitantes Fundação Luis Muñoz Marín / Toro Arquitectos - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: Toro Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fotógrafo
    Fotografias:Paola Quevedo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alera Lightning , Columbia Lightning, Kim Lightning, Plyboo, Tectum, Valcor
  • Arquiteto Responsável: José Javier Toro
  • Gerente De Produção: Luis Rodríguez Nieves
  • Desenho: José Luis Pagán, Josean Merced, Marcelo López Dinardi
  • Supervisor De Obra: Marcos Rivera
  • Mecânica E Encanamentos: RAP Consulting
  • Elétrica: Requena Asociados
  • Estrutura: Zapata Zapata & Asociados
  • Projeto De Iluminação: George Sexton
  • Programa: Centro de visitantes
  • Cidade: San Juan
  • País: Porto Rico
Mais informaçõesMenos informações
Centro de visitantes Fundação Luis Muñoz Marín / Toro Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim
© Paola Quevedo

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Fundação Luis Muñoz Marín é uma instituição sem fins lucrativos encarregada de preservar e promover o legado intelectual da figura do primeiro governador porto-riquenho eleito e de sua esposa Dona Inés Mendoza. A fundação está localizada na fazenda onde o casal viveu por várias décadas e que foi seu refúgio rural da crescente metrópole de San Juan.

Centro de visitantes Fundação Luis Muñoz Marín / Toro Arquitectos - Fotografia de Exterior, Floresta
© Paola Quevedo

Graças aos esforços da fundação para conservar o terreno da propriedade, o local conserva hoje muito do ambiente natural original de época. Até hoje, o programa abrigado pela fundação foi acomodado principalmente nas estruturas existentes e no edifício do arquivo documental que foi construído nos anos 80. No entanto, faltava ao conjunto um espaço de encontro adequado para os visitantes e para o armazenamento das coleções físicas do casal.

Centro de visitantes Fundação Luis Muñoz Marín / Toro Arquitectos - Fotografia de Exterior, Floresta, Jardim
© Paola Quevedo

Assim, o projeto do Novo Centro de Visitantes da Fundação Luis Muñoz Marín e do Centro Educacional Parque Doña Inés surgiu como uma necessidade de combinar os interesses da fundação e do parque, e de acolher os visitantes. O programa do novo edifício contempla principalmente a área de exposição ou museu, áreas de armazenamento para abrigar as coleções da fundação e do parque, escritórios administrativos, laboratório, biblioteca, além de uma sala multiuso.

Centro de visitantes Fundação Luis Muñoz Marín / Toro Arquitectos - Fotografia de Interiores, Fachada, Pilar
© Paola Quevedo

O principal desafio do projeto era sua implantação e sua escala. A marca do projeto no terreno excede consideravelmente a dos edifícios existentes, e uma das principais considerações foi não alterar a essência da propriedade enquanto uma área verde. Por outro lado, o projeto deveria vincular a Fundação ao Parque Doña Inés localizado no limite norte da propriedade. Finalmente, a arquitetura teve que se adaptar a um terreno irregular e arborizado. O projeto fica localizado no limite norte da propriedade, adjacente à estrada principal de acesso. Na época em que o casal Muñoz Mendoza vivia ali havia centenas de bambus, que mais tarde foram retirados por serem considerados uma praga, deixando a clareira que temos hoje.

Centro de visitantes Fundação Luis Muñoz Marín / Toro Arquitectos - Imagem 13 de 20
Planta
Centro de visitantes Fundação Luis Muñoz Marín / Toro Arquitectos - Imagem 15 de 20
Corte B

O projeto redefine este limite e cria uma transição para a entrada na Fundação. Entre o volume principal e o salão multiuso, foi criado um vestíbulo externo coberto por uma pérgula perfurada de alumínio em tons de verde. O visitante pode entrar no edifício diretamente no andar principal, participar de uma atividade no salão multiuso ou dirigir-se à praça para acessar todas as áreas da fundação. A praça também incorpora o escritório e a biblioteca de Don Luis Muñoz Marín na sequência de ambientes a serem exibidos.

Centro de visitantes Fundação Luis Muñoz Marín / Toro Arquitectos - Fotografia de Interiores, Viga
© Paola Quevedo

Uma vez dentro do edifício, o visitante sobe uma leve rampa até a área de exposição, onde é recebido pelo espaço de projeção e depois pela exposição em si. No final do passeio, o visitante é situado ao redor da pequena praça e do restante da fundação. Em termos volumétricos, o edifício é composto por volumes sólidos de concreto aparente e combina o acabamento liso com uma textura ornamental que evoca a presença dos bambus que existiram ali em outro momento.

Centro de visitantes Fundação Luis Muñoz Marín / Toro Arquitectos - Fotografia de Exterior, Jardim, Floresta
© Paola Quevedo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:San Juan, 00926, Porto Rico

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de visitantes Fundação Luis Muñoz Marín / Toro Arquitectos" [Centro de visitantes Fundación Luis Muñoz Marín / Toro Arquitectos] 12 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994817/centro-de-visitantes-fundacao-luis-munoz-marin-toro-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.