Pavilhão Efêmero LR3 Experience / NeuronaLab + Ruben Casquero

Pavilhão Efêmero LR3 Experience / NeuronaLab + Ruben Casquero - Fotografia de Interiores, Porta, Madeira, Tijolo, Fachada, ArcoPavilhão Efêmero LR3 Experience / NeuronaLab + Ruben Casquero - Fotografia de InterioresPavilhão Efêmero LR3 Experience / NeuronaLab + Ruben Casquero - Fotografia de Interiores, ArmárioPavilhão Efêmero LR3 Experience / NeuronaLab + Ruben Casquero - Fotografia de ExteriorPavilhão Efêmero LR3 Experience / NeuronaLab + Ruben Casquero - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos Responsáveis: Ana García, Ruben Casquero
  • Direção Criativa: LR3
  • Produção: DU-DA
  • Programa: Pavilhão Efêmero
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão Efêmero LR3 Experience / NeuronaLab + Ruben Casquero - Fotografia de Interiores, Armário
© Pol Viladoms

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto surge da vontade de apresentar a nova coleção da marca de moda LR3, mesclando a realidade virtual e digital com a física. A abordagem consiste em criar um espaço efêmero localizado dentro do pavilhão Nuestra Señora del Carme, no recinto modernista de Sant Pau, obra do arquiteto Domènech i Montaner. A chegada ao pavilhão é feita a partir da ala norte do antigo hospital e alguns avatares nus e pixelados servem de reivindicação à experiência.

Pavilhão Efêmero LR3 Experience / NeuronaLab + Ruben Casquero - Fotografia de Interiores, Armário
© Pol Viladoms

A proposta arquitetônica efêmera destaca o contraste entre o envoltório da construção pesada e ornamental do patrimônio histórico contra a leveza do ambiente tecnológico que se cria em seu interior. Para isso, foi disposta uma estrutura autoportante leve que respeita o envoltório original, sem entrar em contato com ele, gerando um espaço intersticial que mostra a separação dos dois mundos da construção, resolvendo por sua vez a passagem das instalações. Esta estrutura autônoma configura três ambientes diferentes e foi revestida no seu interior com telas de lona branca esticadas com um sistema modular.

Pavilhão Efêmero LR3 Experience / NeuronaLab + Ruben Casquero - Imagem 19 de 21
Plantas

A entrada para o pavilhão faz-se por uma pequena porta emoldurada na carpintaria original do edifício. Uma cortina laranja brilhante foi proposta para realçar o contraste com a delicada ornamentação de motivos florais de Sant Pau e transmitir a ideia de acesso ao mundo dos sonhos proposto pela marca. Uma vez dentro do pavilhão, acessamos a primeira sala, um espaço de linhas limpas banhado por uma iluminação zenital que mancha as telas brancas da cor mais representativa da LR3. Nesse primeiro espaço acontece a experiência virtual na qual o espectador é imerso no universo da marca e conhece, por meio dos avatares, sua nova coleção.

Pavilhão Efêmero LR3 Experience / NeuronaLab + Ruben Casquero - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Pol Viladoms
Pavilhão Efêmero LR3 Experience / NeuronaLab + Ruben Casquero - Imagem 13 de 21
© Pol Viladoms

A segunda sala é composta por um perímetro de telas de led que formam um envoltório no qual são projetados os avatares da experiência anterior, vestidos com a nova coleção e caminhando sobre um fundo totalmente branco e neutro. Nesse espaço o usuário se funde como se fosse outro avatar, caminhando pelo tapete alaranjado. Este tapete substitui a função de passarela ao longo de todo o percurso linear da instalação, atravessando os três ambientes.

Pavilhão Efêmero LR3 Experience / NeuronaLab + Ruben Casquero - Imagem 21 de 21
Corte 02

Na terceira sala encontramos finalmente o acervo tangível e físico, apresentado em manequins de diferentes tamanhos, suspensos no teto por fios invisíveis. Os manequins parecem assim flutuar no espaço, recuperando a experiência virtual vista na primeira sala.

Pavilhão Efêmero LR3 Experience / NeuronaLab + Ruben Casquero - Fotografia de Interiores
© Pol Viladoms

Para conseguir a integração da experiência virtual, digital e física através dos três espaços, foi criada uma atmosfera densa, incorporando diferentes estímulos sensoriais. Uma máquina de partículas foi usada para gerar a espessura da névoa e foram adicionadas essências naturais que evocam um ambiente eclesiástico. Acusticamente, o espaço foi coberto com sons binaurais que, ao contrário dos estéreos, produzem uma sensação sonora mais envolvente. Esses fatores estimularam os diferentes sentidos e criaram uma atmosfera háptica, transmitindo as sensações de viscosidade e textura captadas pela visão.

Pavilhão Efêmero LR3 Experience / NeuronaLab + Ruben Casquero - Fotografia de Interiores, Arcada

Esta proposta de apresentação da nova coleção LR3 substitui o clássico desfile tradicional por uma experiência imersiva em que o espectador é também protagonista, de modo que, pela passarela deste pavilhão, desfilem todos os tipos de corpos, tamanhos, identidades ou estéticas.

Pavilhão Efêmero LR3 Experience / NeuronaLab + Ruben Casquero - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Pol Viladoms

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Efêmero LR3 Experience / NeuronaLab + Ruben Casquero" [Pabellón efímero LR3 Experience / NeuronaLab + Ruben Casquero] 08 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994584/pavilhao-efemero-lr3-experience-neuronalab-plus-ruben-casquero> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.